Fusíveis do Kadet

O Kadet foi fabricado no Brasil pela GM de 1989 a 1998 e depois de 450 mil modelos vendidos foi substituído pelo Astra. Com uma parte elétrica considerada antiga, possui fusíveis que são usados até nos modelos de hoje: tipo lâmina/micro. Os fusíveis do Kadet são robustos e resistem bem ao sistema elétrico, em termos de estabilidade. Basicamente eles protegem bem todos os acessórios com uma margem boa de erro. Desse modo, muitos acessórios mais sensíveis estão bem protegidos de curtos. O Kadet tem como “irmão” o Monza. Seus fusíveis são bem parecidos na disposição, ano, acessórios, tipos, e localização da caixa de fusíveis.

fusíveis do kadet

Caixa de fusíveis do Kadet Gsi com seus relés.

Veja Também

SEGURO PARA CARROS ANTIGOS

Continua após a publicidade..

LISTA DE FUSÍVEIS DO KADET

Um detalhe elétrico/eletrônico do Kadet é que teve o primeiro sistema de injeção a álcool do Brasil. Também introduziu o computador de bordo com check control elétrico, o que requer fusíveis mais dinâmicos, nem tão frágeis, nem tão resistentes. A caixa de fusíveis do Kadet fica no painel, embaixo, a esquerda do motorista. Sua tampa é bem visível e sai com facilidade. Também temos um fusível no compartimento do motor. Os fusíveis do Kadet tem uma letra e um número como referência para localizar sua posição. Alguns acessórios podem repetir nos fusíveis. Isso significa modelos diferentes, com mais ou menos acessórios de fábrica. Veja na lista abaixo os fusíveis do Kadet 92/93.

J1 – 5A – Iluminação do bagageiro e do mostrador do check.

K1 – 5 A – Luz do teto – Luz do compartimento do motor – Relógio e computador de bordo.

L1 – 15A – Pisca alerta – Rádio.

M1 – 20A – Desembaçador de vidro TRASEIRO.

N1 – 30A – Ventilador do radiador (motor).

J2 – 10A – EFI (módulo de injeção eletrônica).

K2 – 15A – Temporizador dos faróis baixos – BUZINA.

L2 – 15A – Lanterna de leitura – Luz das portas – Trava elétrica.

M2 – 30A – Advertência de alta temperatura do motor – Aquecimento de coletor (modelo a álcool).

N2 – 30A – Compressor do AR-CONDICIONADO – Ventilação interna.

J3 – 5A – Temporizador dos vidros elétricos (relés) – Alarme do farol aceso – Mostrador do computador – Relógio – Luz do CODE do rádio.

K3 – 7,5A – Farol de neblina (interruptor) – Relés de partida a frio – Retrovisores elétricos Luzes de interruptores.

L3 – 10A – LUZ DE RÉ – painel de instrumentos (algumas podem ficar acesas) – Luz de freio de mão- Luz de estado do motor – Luz de mudança de marcha (modelos com caixa automática).

Continua após a publicidade..

M3 – 15A – Interruptor de luz de seta – LUZ DE FREIO – Relé de computador de bordo – Sistema elétrico da caixa de marchas automática.

N3 – 25A – Limpador do vidro traseiro (lavador também).

J4 – 10A – Injetor de EFI.

K4 -10A – Sensor de velocidade (velocímetro parado). Este carro tem um sensor de velocidade e não um cabo de velocímetro.

L4 -15A – Acendedor de cigarro ou tomada de 12 Volts.

M4 – 20A – Ventilador interno para modelos SEM ar-condicionado. 

N4 – 5A – Relés da ventoinha do radiador (1 e 2 velocidades) – Relé do desembaçador do vidro traseiro.

K5 -10A – Cebolinha de luz de óleo – Bomba de combustível da injeção (tanque).

L5 e M5 – Sem uso.

N5 – 7,5A – Antena elétrica.

K6 – 10A – Farol baixo lado esquerdo e lanterna de neblina traseira.

L6 – 10A – Farol baixo lado direito.

M6 – 10A – Farol alto lado esquerdo.

Continua após a publicidade..

N6 – 10A – Farol alto lado direito – Luz de farola alto aceso (luz azul no painel).

K7 – 5A – Luz indicação de direção lado esquerdo (luz de seta) – Iluminação de : cinzeiro, porta-luvas, acendedor de cigarros e verificação de dados. 

L7 – 5A – Luz indicadora de direção lado direito (luz de seta) – Iluminação do consolo da alavanca de caixa automática e do sistema de verifica ção de dados.

M7 – 5A – Alarme de farol ligado – Relógio digital – Reostato de iluminação de mostrador de rádio (modelo GS) – Iluminação do reostato do desembaçador de vidro traseiro. 

N7 – 15A – Farol de neblina – Iluminação do interruptor do farol de neblina e da lanterna de neblina.

8 e 9 – 20A – Disjuntor térmico do vidro elétrico (Levantador).

FUSÍVEL NO COMPARTIMENTO DO MOTOR

15A – Bomba elétrica de combustível (perto da bateria).

O que quer dizer a palavra Kadett?

Foi uma moda antiga quando a Opel resolveu colocar nomes militares em seus modelos. Kadet é bem óbvio. É é algo que vem da década de 30 do século passao. “Cadete” é a tradução, assim como teve o modelo “Admiral” que significa Almirante. E ainda teve o ” Kapitän ” que é Capitão em portugues. Parece que somente o Kadet sobreviveu mais.

O que significa a sigla GSI no Kadet?

Mesmo sendo um carro antigo, oKadet já posuia injeção eletrônica. Este GSI significa que é o modelo equipado com esta injeção, ou Grand Sport injection em inglês. Isso significa que novos fusíveis foram instalados no Kadet GSI para proteger os componentes eletrônicos.

Qual foi o último ano de fabricação do Kadett?

Ele foi fabricado entre 1989 e 1998. Obviamente que os fusíveis mudaram durante este tempo de fabricação. Novos acessórios foram instalados o que exige o aumento do número de fusíveis. Não existe acessório elétrico que não esteja protegido por um fusível.

Qual foi o carro que ficou no lugar do Kadet?

Muitos clientes meus, principalmente os mais velhos, me fizeram esta pergunta. Quando um carro sai de linha significa que é necessário que outro modelo o substitua, Tem que ser outro por causa do avanço da tecnologia, qua já não é possível instalar no antigo, e também acessórios obrigatórios que exigem grandes mudanças e onde investir em um modelo antigo é muito custoso. Também tem o desing e aparência que influenciam no fim da fabricação de um modelo. O carro que substituiu o Kadet foi o Astra.