Fusíveis do Escort

Os fusíveis do Escort, modelos mais antigos, sempre foram um problema para identificação. Embora sejam fusíveis comuns, sua caixa fica em posição sofrível e a tampa estraga facilmente. E os símbolos dos fusíveis ficam exatamente nessa tampa.

Feita de material plástico e quebradiço, quase sempre essa tampa se deteriora rapidamente. Também pode cair, ser retirada ou furtada. De 10 modelos desses (outros da Ford também usam uma caixa assim) 4 estavam sem a tampa da caixa de fusíveis (dados de anotações pessoais).

Continua após a publicidade..

Os fusíveis e suas funções

Os fusíveis do Escort protegem os circuitos elétricos do carro. Qualquer circuito elétrico está sujeito a um curto  e a ausência de fusíveis podem provocar incêndio no automóvel.  Por existir acessórios com potências diferentes, temos fusíveis também diferentes. Cada um no seu quadrado.

Quando queimam isso fica visualmente evidente. Mas em alguns casos é necessário testar o fusível. O correto, no caso de algum acessório parar de funcionar, é testar todos os fusíveis da caixa. Se ele queimar novamente não devemos insistir com outro. Nesse caso temos um curto que precisa ser reparado.

Continua após a publicidade..

A tampa da caixa (imagem acima) também acomoda fusíveis reservas. Esses são essenciais em caso de emergência. Mas os padrões de segurança citados acima também devem ser obedecidos.  Tenha em mente que acessórios são sempre caros. Mesmo em carros antigos. Quanto mais antigo mais difícil de se encontrar peças.

Lista de fusíveis do Escort

Veja na imagem abaixo quais são os fusíveis do Escort. A lista ou imagem se refere ao Escort 88. Mas pode valer para o ano 87 e 89. As mudanças são poucas. Nos modelos antigos era raro trocar um fusível de lugar. Muitos acessórios e peças elétricas foram repetidas por questões de economia. Faziam apenas uma “maquiagem” de ano para ano.

Continua após a publicidade..

fusíveis do escort

Basta comparar o desenho no círculo com o fusível dentro da caixa. Também podemos contar a posição na tampa e achar a mesma dentro da caixa de fusíveis do Escort.