Assim como qualquer outro modelo de carro nacional, os fusíveis do Sandero tem suas particularidades como: localização, amperagem, e identificação. Nesse último caso, os fusíveis do Sandero possuem símbolos, desenhos, bem óbvios, o que facilita o trabalho. A ideia é que o próprio motorista consiga trocar um fusível queimado com segurança.

Para isso é necessário ter um conhecimento básico, principalmente ao identificar o fusível queimado. É obrigatório repetir a amperagem do fusível ou a cor, que segue um padrão no Brasil. Cada cor representa uma amperagem. Nunca devemos mudar essa cor ou repetir a troca se o fusível queimar novamente. Existem riscos nesse caso, e um profissional tem que descobrir. Um curto no circuíto pode estar acontecendo.

A caixa de fusíveis do Sandero fica do lado esquerdo do motorista, junto a porta. Tem que abrir a porta para ter acesso a tampa. Veja a imagem abaixo.

Fusíveis Sandero 2017

 

1 – Levantadores de vidro  motorista
2 – Local reservado aos acessórios complementares
3 – Vidros  elétricos dianteiros
4 – Farol alto esquerdo
5 – Farol alto direito
6 – Farol baixo esquerdo
7 – Farol baixo direito
8 – Faroletes lado esquerdo
9 – Faroletes lado direito
10 – Vidros elétricos traseiros
11 – Sem uso
12 – Buzina
13 – Trava automática das portas
14 – ABS
15 – Luz do teto, levantadores de vidro acionados pelo motorista – ar-condicionado
16 – Sensor de estacionamento-Desembaçador traseiro
17 – Luz de ré – limpador de vidros
18 – Limitador de velocidade – retrovisor com
descongelamento – Vidro traseiro – Alerta de não uso do cinto de segurança – Multimídia
19 – Sem uso
20 – Luz de freio
21 – Injeção
22 – Airbag
23 – Falha do circuito de combustível gasolina
24 – Direção assistida
25 – Reservado aos equipamentos complementares
26 – Indicador de direção (setas)
27 – Unidade central da cabine
28 – Unidade central da cabine
29 e 31 – Comando sob o volante
30 – Alarme
32 – Sem uso
33 – Painel de instrumentos
34 – Rádio
35 – Motor de partida
36 – Limpador do vidro  dianteiro
37 – Ventilador da cabine
38 – Acendedor de cigarros
39 – Tomada de diagnóstico –
Rádio

40 -Retrovisor com descongelamento
41 – Retrovisores elétricos

Fusíveis do Sandero

VEJA AQUI O QUE FAZER QUANDO UM FUSÍVEL QUEIMA COM FREQUÊNCIA

Muitas vezes não basta apenas um teste visual. Isso pode enganar, pois o fusível pode queimar nas extremidades e não fica evidente. Nesse caso tem ser feito um teste elétrico no fusível conhecido como “teste de continuidade”. Esse teste é o apropriado e quase infalível.

Também mantenha fusíveis reservas no carro. Quase sempre existem lugares para eles, ou na tampa da caixa de fusíveis do Sandero, ou na própria caixa. Normalmente o lugar é marcado como a frase “fusíveis reservas”.

VEJA AQUI COMO TESTAR UM FUSÍVEL

Fusíveis do Sandero – Seus símbolos

Veja na foto abaixo os símbolos dos fusíveis do Sandero. O modelo em questão é o Sandero 2009. As diferenças são poucas e o esquema pode ser usado como referência. Também podemos ter fusíveis no compartimento do motor. A lógica para troca e referências é a mesma. Procure sempre comparar com as indicações atrás das tampas. Dúvidas? Faça uma pergunta nos comentários que ajudaremos no problema.

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.