Fusíveis do Caravan

A caixa de Fusíveis do Caravan, modelo mais antigo, fica, ou debaixo do painel ou do lado esquerdo, mais próximo do puxador de abrir o compartimento do motor. Pode ser na lateral ou no fundo, lado esquerdo perto dos pedais. Alguns modelos tem duas caixas de fusíveis desse tipo.

São fusíveis simples e a grande maioria dos modelos usa os famosos fusíveis de vidro, como o da imagem abaixo. Já a última geração da família do Opala, incluindo o Caravan, já usa fusíveis de lâmina. Nesse post temos a lista dos fusíveis do modelo mais antigo.

Fusíveis do Caravan

Caixa de Fusíveis

É simples, pequena devido a pouca quantidade de fusíveis. Possui uma tampa de plástico encaixada e de fácil retirada. No caso de troca de fusíveis, é muito importante trabalhar com o negativo da bateria desligado. Por ser uma caixa de fusível muito perto da partes metálicas, isso vai impedir possíveis curtos.

Esse tipo de Fusíveis da GM e outros antigos são bem frágeis e podem enganar em um exame visual. Em vez de interromper o filamento, o que seria bem evidente, a lâmina interna pode se soltar dos contatos das extremidades. Isso normalmente acontece quando há um superaquecimento do fusível, tempo de uso  ou por qualidade ruim do material.

Por isso o fusível deve ser testado com uma lâmpada própria para teste de fusíveis. Aqui no site explicamos como fazer uma . (Veja aqui).

No caso do fusível voltar a queimar, não insista com outro e jamais aumente a potência dele. Pode ter um curto no circuito desse fusível que deve ser consertado ou pode causar sérios danos eletricos. Mas são consertos na sua maioria fáceis de resolver devido a simplicidade da parte elétrica desses modelos antigos da GM, assim como o Opala também. A lista abaixo é da esquerda para direita na caixa.

Lista de Fusíveis do Caravan

Fusíveis do Caravan

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.