O Ecosport é um modelo da Ford de grande aceitação do mercado brasileiro. Basicamente segue o padrão Ford de conforto e itens de luxo. A Ford sempre foi famosa por isso. Sua parte elétrica, porém, evoluiu muito com o tempo e equipa a maioria dos modelos da montadora. É o que acontece com a Ecosport.

Os modelos antigos, como a Pampa e Del Rey mais novo, foram um pesadelo para os eletricistas da época. Trocar uma lâmpada de farol, por exemplo, dava um trabalho e tanto. Até o para-choque tinha que ser removido. Atualmente o Fusion ainda oferece essa dificuldade. Mas no caso da Eco temos uma simplicidade maior. Os serviços elétricos ficaram mais óbvios, bem mais fáceis.

Ecosport e seus fusíveis

Nesse post vamos falar um pouco sobre os fusíveis da Ecosport.

Onde ficam?

A localização da caixa de fusíveis é no painel, embaixo, lado do motorista, a esquerda dele. Mas o acesso é óbvio e fácil. Quase sempre não é necessário uso de ferramentas. Basta puxar a capa suavemente com as mãos, conforme a imagem abaixo.

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Imagem: www.maosaoauto.com.br

Observem a esquerda da capa a figura de um fusível indicando que atrás dela está a caixa de fusíveis da Ecosport. Mas  isso é uma referência rara nos modelos brasileiros. Os importados podem complicar mais, como no caso do Classe A da Mercedes. É complicado porque não segue uma lógica comum em outros carros. Assim, acaba por confundir e toma mais tempo para acostumar. O modelo comum de posição da caixa de fusíveis da frota brasileira é o da foto acima.

Ao Retirar a tampa, encontramos a caixa de fusíveis, como mostra a imagem. Temos ali fusíveis tipo lâmina, bem comuns e fáceis de encontrar no mercado. Cada cor tem uma amperagem que é o número gravado no fusível. Também encontramos nessa caixa quase todos os relés, mas o relé de seta costuma ficar na coluna do volante.

Para testar o fusível primeiro temos que identificá-lo. Também temos uma lógica com números ou símbolos bem evidentes. Assim qualquer um consegue identificar o fusível do acessório que parou de funcionar.

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Para testar se um fusível está queimado podemos fazer um teste visual observando se o filamento está partido. Mas o teste preciso é o elétrico, feito com uma lâmpada de teste. Pode ser feito com o fusível no seu lugar. (VEJA AQUI) Para saber o fusível exato podemos consultar o manual do carro. Mas na falta deste temos muito tutoriais na internet informando quais são e de vários modelos e ano de fabricação.

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