Então você trocou um determinado fusível do seu carro e ele queima logo em seguida, ou algum tempo depois? O que pode ser isso? É perigoso? O que devemos fazer? Nesse post vamos analisar as causas e como proceder caso você tenha um fusível de carro queimando sem parar.
Caso não queira levar até um eletricista, uma das opções é procurar por um possível curto circuito, pois eles são a maior causa de queima de fusíveis. Se o curto não for reparado, o fusível volta a queimar. O correto é não insistir e jamais colocar um fusível diferente – ou de cor diferente. Isso pode queimar partes importantes da elétrica/eletrônica do seu carro.
Possíveis defeitos
- Curto direto. Nesse caso o fusível queima na hora ou quando o acessório em questão é ligado. Algum fio positivo encontrou-se com o negativo do carro a partir de um fio ou de partes metálicas. Quase sempre ocorre por esmagamento de chicote ou aquecimento, derretendo a capa do fio. Esse é um caso de procura. Mas leia no manual do seu carro o que esse fusível está protegendo. Isso facilita o trabalho de procura.
- Aquecimento. Nos fusíveis mais antigos – como os de vidro – qualquer caloria podia queimá-los. Nos fusíveis mais modernos ele pode queimar ou derreter até queimar. O perigo nesse caso é queimar acessórios que também estão no circuito, mas não são o motivo para o aquecimento. Normalmente são acessórios que consomem muita energia, como a ventoinha do radiador ou do ventilador interno. Antes de trocar o fusível tem que revisar. Pode ser motor de acessório pesado por desgaste. Acessórios não dimensionados eletricamente para o carro, como som muito potente, ou lâmpadas de farol 100/90 watts, também causam danos em fusíveis.
- Curto no próprio acessório. Esse é muito comum e simples: o acessório protegido pelo fusível está com defeito, em curto. Um rádio com defeito, uma lâmpada que entrou em curto na base, etc.
- Curto indireto. O que seria isso? Pode ser curto por acidente, como no caso de ligar o GPS ou carregador de celular no acendedor de cigarros (tomada 12 volts), que é muito comum. Também um fio que está começando a encostar em partes metálicas, ainda roçando nelas. Isso acontece com chicotes que ficam debaixo de bancos ou em porta traseiras, como o porta-malas.
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NA CAIXA FUSIVEL DE N 38 PASSA UM TEMPO DEPOIS QUEIMA QUE PODE SER ISTO
Pode ser um curto escondido. Tem que descobrir o que esse fusível protege e daí verificar todos e suas fiações.
tenho um focus 2003, e começou a queimar um fusível da ignição, (fusível grande de 30A), troquei ele liga o painel, na hora de dar partida queima o fusível, levei no auto elétrico ninguém descobre
Verifique se sem o fusível o carro vira arranque ou pega.
Bom dia a todos o problema é o seguinte, tenho um smart cdi de 2003 e sempre que meto a 1 velocidade queima o fusivel da caiixa de velocidades em marcha ré não acontece o que poderá ser desde já agradeço a todos
Tenho um Palio 99 e o fusível que arma a ventoinha está queimando ou estourando poderia saber o que seria ,já foram trocados dois fusíveis de 40amp
Olá Carlos. Pode ser o motor da ventoinha pesado, aí entra em curto quando funciona por um tempo. A fiação dela, perto da tomada, também tem que ser vistoriada.
Fusivel de lanterna do uno meu esta queimando direto eu troco acende dai questao de 30 minito derrete
Olá Wagner. Tem que olhar todas as lâmpadas e soquetes delas, de inclusive da luz de placa se ela também apaga quando esse Fusível queima ou é retirado. Pode ser fio mascado ou encostando na lata. Também verifique a potência das lâmpadas, principalmente as traseiras.
meu clio 2010 ta queimando fusivel e o ar condicionado para de gelar
Olá Josemberg. Pode ser um curto na parte elétrica do ar ou em outro acessório que usa esse mesmo fusível. Observe se algo mais para de funcionar junto com o ar. Caso contrário tem que revisar o ar começando pelo compressor e seus fios.