Um fusível de carro queimando
Então você trocou um determinado fusível do seu carro e ele queima logo em seguida, ou algum tempo depois? O que pode ser isso? É perigoso? O que devemos fazer? Nesse post vamos analisar as causas e como proceder caso você tenha um fusível de carro queimando sem parar.
Caso não queira levar até um eletricista, uma das opções é procurar por um possível curto circuito, pois eles são a maior causa de queima de fusíveis. Se o curto não for reparado, o fusível volta a queimar. O correto é não insistir e jamais colocar um fusível diferente – ou de cor diferente. Isso pode queimar partes importantes da elétrica/eletrônica do seu carro
Fusível deve ser original?
Sim. Com certeza é a melhor opção. Existem marcas paralelas que também são boas. Mas, os originais são dimensionados pela própria fábrica do carro, e não existem iguais no mercado. Já o paralelo, como saber se é de boa qualidade? Talvez comprando de marcas conhecidas, como a Marília e outras. O problema é a facilidade de falsificar um fusível de carro, algo já bem antigo.
Existem situações em que um fusível “similiar” simplesmente não queima, mas o curto continua seu caminho causando grande danos com queima de acessórios e fios. Muita fumaça acontece assustando o motorista.
É a primeira palavra que surge na mente de um motorista quando um problema elétrico acontece: Fusível! De fato. Mas são Fusíveis, pois existem dezenas deles em um automóvel com poucos acessórios. Um fusível é um acessório elétrico de proteção. Ele está instalado no seu carro para interromper um possível curto, como explicado mais acima. Assim ele protege todos os componentes elétricos do seu carro. Isso evita a queima de rádio e outros acessórios delicados e com um custo elevado. Se não existisse fusíveis no seu carro, um curto poderia até iniciar um incêndio nele.
Como dito, os fusíveis são muitos e de diversas potências e formas. Sua invenção é antiga e revolucionou o sistema elétrico automotivo. Uma grande quantidade de acessórios elétricos pôde ser instalada, sem comprometer a integridade elétrica, por causa da proteção de fusíveis. Os carros passaram a ser uma extensão da casa do motorista. E esse avanço tecnológico continua até hoje.
Mas apesar do seu tamanho, sua importância merece alguns cuidados especiais para que eles cumpram integralmente sua função protetora. Saber detalhes do uso de fusíveis pode evitar danos e prejuízos. Nesse post veremos 10 dicas sobre os fusíveis de carro, também valendo para outros tipos de veículos.
10 dicas sobre fusíveis de carro
- Os fusíveis têm um código de cores – no caso de veículos – que é uma norma no Brasil, mas também vista pelo mundo. Isso facilita a identificação se houver precisão de troca, evitando a necessidade de um conhecimento técnico de amperagens, por exemplo. Cada cor significa uma determinada amperagem.
- Nunca mude o fusível queimado por outro de cor diferente. Isso significa alterar todo o circuito protegido por ele.
- Se o fusível novo queimar novamente, não insista com outro. Nesse caso existe um curto no acessório que ele protege (pode ser mais de um) e deve ser descoberto e corrigido.
- Jamais mude a amperagem (cor) do fusível. Isso significa que ele tanto pode não suportar a carga do circuito, como ser muito forte, e nesse caso o curto pode espalhar pela fiação, pois o fusível não queima.
- Não troque fusíveis de lugar. Pode ser um tiro no pé, aumentando os possíveis defeitos do carro.
- Um fusível não pode ser adaptado. Ou seja: ligar suas pontas com um pedaço de fio – algo bem comum entre leigos – é uma gambiarra inaceitável, mesmo no caso de uma emergência.
- Alguns acessórios são imprescindíveis para dirigir um carro, como o limpador de para-brisas, por exemplo, em caso de chuva. O conselho é não dirigir o carro com um fusível queimado ou determinado acessório obrigatório que não funcione. Nem todos os defeitos elétricos implicam na simples troca de um fusível. Nesse caso – insistimos – procure um profissional.
- Em caso de emergência, muitos veículos possuem informações de forma simples na tampa da caixa desses fusíveis. Vale conferir antes. Dirigir informado é uma grande vantagem.
- Fusíveis reservas. Isso é essencial. Os carros mais modernos possuem um lugar na caixa de fusíveis para os reservas. O local é bem identificado com a abreviação “RESERV” ou pelo manual do carro. Caso contrário, guarde alguns de várias cores em local visível.
- Por fim, tenha o costume de ler o manual do seu carro. Nele encontramos todas as explicações sobre qual fusível é o queimado, o que ele protege e sua amperagem, além da cor. Se você não tem o manual em mãos, consulte na internet. Por ali encontramos quase todos os manuais de veículos nacionais. Até de carros antigos, como os que estão postados no nosso site.
Mas e a caixa de fusíveis?
Não existe um carro sem caixa de fusíveis, alguns tem até mais de uma. Mesmo os carros antigos, as relíquias, possuem uma caixa de fusíveis. O motivo disso é simples: proteção elétrica contra possíveis curtos. Cada circuito elétrico, ou acessórios, tem que ter um fusível de proteção em linha com o positivo desse mesmo circuito. Por que o positivo e não o negativo? Uma explicação seria que um fio negativo pode ser terra de vários circuitos diferentes. Um exemplo disso são as lanternas traseiras, entre outros.
Caixa de fusíveis e acessórios
Na lanterna traseira temos o positivo dos faroletes (luz de posição), outro para a luz de freios, luz de ré, e um positivo para as setas. Todos separados, cada um em um fio específico que chega na tomada. Mas temos apenas um negativo para todas as lâmpadas. Então, cada um desses fios com corrente positiva passa antes pela caixa de fusíveis (energizada com positivo) e pelo fusível, é óbvio. Sua função é proteger como uma ponte elétrica. Um curto acontece e o fusível queima, a ponte cai, interrompendo a corrente e protegendo o circuito. (Um fusível pode proteger um ou mais circuitos)
VEJA AQUI POSSÍVEIS DEFEITOS DA LUZ DE FREIOS
Defeitos de uma caixa de fusíveis
Dessa maneira um acessório valioso é preservado. Um curto pode danificar seriamente qualquer componente elétrico do seu carro. Hoje em dia até o alternador tem um fusível de proteção contra curtos e sobrecarga, o que diminui em muito a possibilidade de danos elétricos internos dessa peça.
Os principais defeitos de uma caixa de fusíveis são de manutenção. Não devemos substituir um fusível queimado (ou não) por um mais forte. Isso pode gerar caloria e danificar a base do fusível. As instruções do fabricante devem ser respeitadas, pois os fusíveis foram dimensionados para cada acessório sob proteção. Muitas vezes encontramos locais vazios, sem fusíveis. Isso não significa defeito e sim que um determinado acessório não existe no seu carro.
VEJA AQUI COMO TESTAR UM FUSÍVEL DO SEU CARRO!
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NA CAIXA FUSIVEL DE N 38 PASSA UM TEMPO DEPOIS QUEIMA QUE PODE SER ISTO
Pode ser um curto escondido. Tem que descobrir o que esse fusível protege e daí verificar todos e suas fiações.
tenho um focus 2003, e começou a queimar um fusível da ignição, (fusível grande de 30A), troquei ele liga o painel, na hora de dar partida queima o fusível, levei no auto elétrico ninguém descobre
Verifique se sem o fusível o carro vira arranque ou pega.
Bom dia a todos o problema é o seguinte, tenho um smart cdi de 2003 e sempre que meto a 1 velocidade queima o fusivel da caiixa de velocidades em marcha ré não acontece o que poderá ser desde já agradeço a todos
Tenho um Palio 99 e o fusível que arma a ventoinha está queimando ou estourando poderia saber o que seria ,já foram trocados dois fusíveis de 40amp
Olá Carlos. Pode ser o motor da ventoinha pesado, aí entra em curto quando funciona por um tempo. A fiação dela, perto da tomada, também tem que ser vistoriada.
Fusivel de lanterna do uno meu esta queimando direto eu troco acende dai questao de 30 minito derrete
Olá Wagner. Tem que olhar todas as lâmpadas e soquetes delas, de inclusive da luz de placa se ela também apaga quando esse Fusível queima ou é retirado. Pode ser fio mascado ou encostando na lata. Também verifique a potência das lâmpadas, principalmente as traseiras.
meu clio 2010 ta queimando fusivel e o ar condicionado para de gelar
Olá Josemberg. Pode ser um curto na parte elétrica do ar ou em outro acessório que usa esse mesmo fusível. Observe se algo mais para de funcionar junto com o ar. Caso contrário tem que revisar o ar começando pelo compressor e seus fios.
As luzes do painel que mostrar farol baixo, não estão aparecendo no painel. O que devo fazer? E um gol trend 2007
Pode ser lâmpada indicadora no painel que queimou. Nesse caso tem que retirar ele e verificar. Mas antes dê uma conferida nos Fusíveis dos faroletes.
O fusível da luz de freio derreteu um pouco na caixa de fusível, troquei ele mas agora a luz de freio fica acesa direto. O que pode ser?
Olá Alex. Verifique o interruptor de luz de freio que fica no pedal de freios. Ele pode estar até solto, daí a luz não apaga e derrete o fusível. Também pode ser má instalação dele ou defeito.
Boa noite tenho uma Ecosport 2006 que fica queimando apenas o fusível da luz alta e ninguém acha o problema. Se poder me ajudar
Olá Samuel. Eu aconselho procurar um eletricista mais experiente. Um curto é trabalho de procura onde vamos desligando componentes do circuito até localizar o curto. Tomadas do farol, relés conexões etc.
Tenho clio dci esta queimar 10 Amp quando se liga mínimos do lado esq mínimos e atrás lado esq é luz matricula e painel fixo sem nada meto fusível novo e queima logo, lavou se o motor sera humidade na caixa fusveis
É curto, Ricardo. Tem que verificar as pontas dos fios atrás e na frente.
boa noite o meu Ford fiesta está em curto da vez passada era o farol de milha tirei fora melhorou agora o mesmo problema o que pode ser
O fusível de bomba de combustível está esquentando muito pode ter alguma relação com relé ??
Tem que testar a bomba. Pode estar começando a entrar em curto.