Peugeot 306 e seus fusíveis

Os fusíveis do Peugeot 306 estão distribuídos em duas caixas, um dentro carro, no painel / lado esquerdo do motorista (primeira imagem abaixo) ou dentro do compartimento do motor, ao lado da bateria (segunda imagem abaixo).

Em ambos os casos temos tampas que devem ser retiradas para conseguir acesso direto aos fusíveis. O Peugeot 306 vem equipado com fusíveis tipo lâmina, que são considerados os mais  robustos do mercado brasileiro. Possuem um código de cores que é interligado a potência deles para facilitar a troca.

Isso significa que quando um fusível de cor azul queimar, ele deve ser substituído por outro da mesma cor. Mudar isso pode causar danos elétricos no seu carro. Normalmente tudo que está ao alcance do motorista resolver em seu carro está especificado em detalhes no manual.

Continua após a publicidade..

Assim é no caso de fusíveis. As orientações do manual devem ser respeitadas. Afinal, foram eles que projetaram e testaram o carro, inclusive a parte elétrica dele.

Qual é a função do fusível do carro?

No Peugeot 306, assim como qualquer outro veículo, a função do fusível é proteger um acessório elétrico ou eletrônico do carro. Costumo dizer que é uma ponte sensível que cai quando acontece um curto. Se não existisse fusíveis em carros o risco de incêndio seria grande. Veja mais abaixo.

Nunca insista em trocar um fusível que não para de queimar. Nesse caso temos um curto-circuito que deve ser encontrado e resolvido. Insistir, além de queimar sucessivamente algum fusível, pode queimar também o acessório que é protegido por esse fusível. Nesse caso um profissional capacitado deve ser consultado.

Na tampa da caixa de fusíveis do Peugeot 306 encontramos uma pinça de plástico que serve para retirar e instalar um fusível. Ela é bem útil, mas fácil de perder.

Fique atento a ela e guarde no lugar correto. Também temos fusíveis reservas. Eles podem ficar presos na tampa da caixa, ou em lugares já determinados para eles ao lado de fusíveis que são usados.

Testar um fusível pode ser no visual. Mas seria um caso bem evidente de queima, como mostra a figura abaixo. Na dúvida tem que ser feito um teste com ele em seu local e usando uma lâmpada de teste de fusíveis (veja aqui). Veja abaixo o esquema dos fusíveis do Peugeot 306.

Continua após a publicidade..


fusíveis

 Peugeot 306

 


 Peugeot 306

Peugeot 306

Imagens do blog:

Você quer realmente entender seu carro? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Continua após a publicidade..

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.