Fusíveis do Uno Fire e outros

O Uno continua sendo o modelo da Fiat mais confiável que existe. Como todo carro da montadora italiana, ele tem um sistema elétrico em constante evolução. Os defeitos do passado quase sempre foram corrigidos prontamente pela fábrica, o que é raro entre as montadoras, princialmente no Brasil, onde o preço final com deduções de impostos sempre comandou a preferência nacional.

Mas a simplicidade foi o segredo dos engenheiros do Uno. Até a posição da caixa de fusível foi mantida, ganhando apenas uma “porta” em relação ao mais antigo modelo. Obviamente que a fiação evoluiu, além dos materiais usados na fabricação dos fusíveis. Mas, basicamente, os acessórios de consumo pouco mudaram.

Continua após a publicidade..
Fusíveis do Uno Fire e outros

Lâmpada do farol do Uno antigo

A lâmpada do farol, por exemplo, é a antiga e boa H4, incandescente e de alto consumo (foto acima). Mas os fios são mais finos, indicando o aumento da segurança da parte elétrica do Uno.  Desde seu lançamento no Brasil que o Uno já protege com fusíveis as quatro fases do farol. Ou seja: existe um fusível para o alto esquerdo, para o alto direito e mesmo para as fases do farol baixo.

Fusíveis do Uno Fire e outros

Caixa de fusíveis do uno antigo

Continua após a publicidade..

Fusíveis 

Deu tão certo que pouco mudou durante décadas. A aparência pode não ser a mesma, mas a caixa de fusíveis e suas referências também pouco mudaram. A exceção  é para novos acessórios que surgiram e precisam de um fusível de proteção, como a injeção eletrônica, por exemplo. Alguns fusíveis podem proteger mais de um acessório, como o fusível do acendedor de cigarros que também costuma proteger a luz de teto do Uno, e onde acontecem os defeitos do seu GPS. É bom ter em mente que todo circuito elétrico de um carro deve ser protegido por um fusível, mesmo que seja um acessório instalado em loja, como um rádio, multi-mídia, câmera de ré, etc.

Continua após a publicidade..
Fusíveis do Uno Fire e outros

Caixa de fusíveis do Uno Ep 95/96
www.clubedounobrasil.com.br

No “surgimento” do Uno Fire, algumas pequenas diferenças foram acrescentadas, como a já citada aparência e a disposição dos fusíveis dentro da seu compartimento. Mas os símbolos dos acessórios gravados ao lado de seu fusível, é uma marca típica do Uno e outros modelos da Fiat. Veja no link abaixo os fusíveis do Uno Fire e suas devidas posições na caixa de fusíveis.

Fusíveis do Uno Fire