Como trocar a bateria do Corsa

Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual.

Trocar a bateria do Corsa, e outros como Celta, a princípio pode parecer difícil, principalmente pelo lugar onde ela está instalada. Existem alguns obstáculos evidentes escondendo a bateria e que devem ser retirados ou no mínimo afastados. Mas com um pouco de paciência e atenção qualquer pessoa consegue realizar esse serviço. Siga a instruções abaixo para trocar a bateria do seu Corsa.

Ferramentas necessárias

  • Um chave de boca 10 milímetros.
  • Um canhão ou chave L de 13 milímetros (essencial para a troca). Também pode ser um cachimbo 13 com sua extensão.
  • Uma chave tipo estrela ou Philips.

como trocar a bateria do Corsa

Usaremos a chave Philips para soltar os parafusos que prendem a capa preta acima da bateria. Um está bem a esquerda da foto e o outro a direita. Existe um terceiro depois do segundo, que fixa exatamente o meio da capa protetora. Todos devem ser retirados. A capa sairá com um pouco de esforço. Mas lembre-se que ela é feita de material plástico que fica quase sempre exposto ao sol, o que pode deixá-la ressecada. Em seguida solte o terminal negativo (sempre comece por ele em qualquer carro) com a chave de boca 10 milímetros. Separe-o em um lugar seguro e faça o mesmo com o terminal do positivo.

bateria-celta

Uma dessas é de 13mm

Para soltar a bateria do carro usaremos a chave L ou canhão 13 milímetros. O parafuso a ser solto fica na frente, no meio, e na parte de baixo da bateria. Se ele estiver muito pesado para soltar, basta desenroscar a porca em intervalos de 15 segundos. Isso vai evitar que o metal da rosca esquente e quebre. Uma borrifada de spray lubrificante vai ajudar.

Feito isso, observe se bateria está muito agarrada ao carro. Não existe nada mais que segure ela no local. Para retirá-la basta dar umas balançadas até ela “descolar” do fundo (algo muito comum no Corsa).

Retirada a bateria, aproveite para limpar o local. Por ali acumula-se muitas folhas, sabe-se lá como. Mas uma limpeza irá evitar que toda a chapa onde a bateria fica se enferruje. Para instalar a bateria nova siga os passos inversamente, sempre ligando e apertando o terminal negativo por último. Isso é uma questão de segurança, pois bateria não dá choque, mas pode provocar queimaduras se os polos se encontrarem. E existe mais de um caminho para isso.

males-1002779_640

Ponha a capa preta no seu devido lugar (vai exigir um pouco de paciência, mas ficará obvio para você), aperte todos o parafusos e porcas com a força que merecem, e pronto! Lembre-se: trabalhe em segurança. Qualquer dúvida nos pergunte. Estamos “quase” sempre de plantão….

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.

Please follow and like us: