Como trocar a bateria do Corsa
Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual.
Trocar a bateria do Corsa, e outros como Celta, a princípio pode parecer difícil, principalmente pelo lugar onde ela está instalada. Existem alguns obstáculos evidentes escondendo a bateria e que devem ser retirados ou no mínimo afastados. Mas com um pouco de paciência e atenção qualquer pessoa consegue realizar esse serviço. Siga a instruções abaixo para trocar a bateria do seu Corsa.
- Um chave de boca 10 milímetros.
- Um canhão ou chave L de 13 milímetros (essencial para a troca). Também pode ser um cachimbo 13 com sua extensão.
- Uma chave tipo estrela ou Philips.
Usaremos a chave Philips para soltar os parafusos que prendem a capa preta acima da bateria. Um está bem a esquerda da foto e o outro a direita. Existe um terceiro depois do segundo, que fixa exatamente o meio da capa protetora. Todos devem ser retirados. A capa sairá com um pouco de esforço. Mas lembre-se que ela é feita de material plástico que fica quase sempre exposto ao sol, o que pode deixá-la ressecada. Em seguida solte o terminal negativo (sempre comece por ele em qualquer carro) com a chave de boca 10 milímetros. Separe-o em um lugar seguro e faça o mesmo com o terminal do positivo.
Para soltar a bateria do carro usaremos a chave L ou canhão 13 milímetros. O parafuso a ser solto fica na frente, no meio, e na parte de baixo da bateria. Se ele estiver muito pesado para soltar, basta desenroscar a porca em intervalos de 15 segundos. Isso vai evitar que o metal da rosca esquente e quebre. Uma borrifada de spray lubrificante vai ajudar.
Feito isso, observe se bateria está muito agarrada ao carro. Não existe nada mais que segure ela no local. Para retirá-la basta dar umas balançadas até ela “descolar” do fundo (algo muito comum no Corsa).
Retirada a bateria, aproveite para limpar o local. Por ali acumula-se muitas folhas, sabe-se lá como. Mas uma limpeza irá evitar que toda a chapa onde a bateria fica se enferruje. Para instalar a bateria nova siga os passos inversamente, sempre ligando e apertando o terminal negativo por último. Isso é uma questão de segurança, pois bateria não dá choque, mas pode provocar queimaduras se os polos se encontrarem. E existe mais de um caminho para isso.
Ponha a capa preta no seu devido lugar (vai exigir um pouco de paciência, mas ficará obvio para você), aperte todos o parafusos e porcas com a força que merecem, e pronto! Lembre-se: trabalhe em segurança. Qualquer dúvida nos pergunte. Estamos “quase” sempre de plantão….
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Ola, perdi a porca que trava a chapinha e nao to conseguindo achar uma q de certo queria saber se alguem sabe me informar a dimensao correta dessa porca pra q possa comprar meu carro corsa classic 2000
Olá Fernando Se for a chapa que segura a bateria no lugar ela uma porca de chave 13 milímetros. (não uma porca de 13 e sim para ser apertada por uma chave de 13)
Não encontrei solução, é bateria do Corsa 4P. 2005..= a da Montana.!!!a bateria do Celta é fácil
.
Olá José. se for igual a da montana e você estiver com dificuldade para trocar ela tem um supor na lateral e abateria também deve ter um. Este suporte é meio chato, quebra a toa. Jogue um WD 40 antes no suporte.