Qual é a bateria do Toyota?

O Toyota Corolla tem um nome significativo. ” Coroa de flores” é o sentido do nome em latim. Temos um carro robusto na mecânica e também no seu sistema elétrico. É um modelo conhecido  por “dar pouca oficina”. Apesar de ter um sistema elétrico com muitos acessórios, ele é bem distribuído e muito bem montado eletricamente. Nesse caso, a bateria tende a durar mais. E é exatamente sobre qual é a bateria do Toyota Corolla o assunto desse post.

Possíveis adaptações na bateria

É bem comum na reposição da bateria do Toyota oferecerem uma bateria “genérica”, mesmo que seja da mesma marca de fábrica. Como assim? No caso dessa bateria, temos um tamanho diferenciado do restante da frota nacional. O Palio e alguns Volks também podem usar baterias semelhantes. Mas fazer uma adaptação é sempre fugir do que foi exaustivamente testado pela fábrica, inclusive em simulações de acidentes.  Uma adaptação nesse momento pode ser trágico ou piorar muito o acidente.

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Fixação da bateria do Toyota

A adaptação está exatamente na fixação da bateria. Saber qual é a bateria do Toyota Corola vai evitar essa adaptação, que mais parece uma gambiarra. No Toyota usamos a bateria 50 ah caixa alta ou 60 ah caixa alta. Simplificando: são modelos de bateria alguns centímetros mais altas do que a maioria usada no mercado, embora a amperagem seja a mesma. Alguns sugerem que por ser mais alta tem mais solução. Mas ainda tem muito controvérsia sobre o assunto.

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qual é a bateria do Toyota corolla?

 

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Essa bateria é fixada por uma barra bem evidente que atravessa a bateria no meio. De um lado temos um estojo (haste com rosca) e porca de chave 10 milímetros. Do outro lado apenas um parafuso, também de chave 10 milímetros, que se prende na lata. A questão é: por ser mais alta, a bateria original está quase no limite da rosca do estojo, que evidentemente, já vem com esse número de roscas calculado pela fábrica. Nesse caso, a adaptação para uma bateria caixa baixa seria calços, porcas e outros, para “levantar” o aperto da porca na haste.

Repare a barra de fixação da bateria

Mas do outro lado da fixação temos um parafuso sempre na mesma altura. Isso quer dizer que a bateria vai ficar firme somente pelo lado do estojo. Temos ai a gambiarra. Para piorar, alguns entortam a barra de fixação para que ela se aproxime do corpo da bateria caixa baixa, dando uma falsa sensação de boa fixação. Tudo isso por falta de bateria caixa alta no estoque ou porque o proprietário deseja economizar na bateria. Mas a diferença de preço não vale uma adaptação assim. Opte sempre por peças originais.