O que é uma chave Philips?

Muito usada por reparadores em geral, a chave Philips, também é conhecida como fenda cruzada, exatamente por ter duas fendas na cabeça do parafuso trabalhado que formam uma cruz. Sua característica principal é a ponta fina, bem diferente da bem conhecida chave de fenda. É uma ferramenta que deve estar no seu kit de emergência, pois muitos parafusos tipo Philips e similares ainda saem de fábrica em nossos automóveis, principalmente nas fixação das lanternas e faróis. A lanterna de alguns modelos do Palio, por exemplo, é fixada externamente por um parafuso tipo Philips e o compartimento das lâmpadas possui oito parafusos também Philips, porém bem menores.

Repare a diferença entre o parafuso de fenda (esquerda) e o tipo Philips (direita)

Repare a diferença entre o parafuso de fenda (esquerda) e o tipo Philips (direita)

Aliás, este é outro fator importante a se lembrar: o tamanho da chave. O aconselhado é possuir de três tamanhos: pequena de cabo curto, média com cabo normal, e a grande. Todas são necessárias em caso de emergência, não ocupam espaço no carro e são bem baratas. Quando foi lançada no mercado, ou quando se fez necessário comprar uma para consertar algo, os reparadores de carros não aprovaram a novidade.

chaves-phlips

O motivo alegado era a facilidade maior de soltar um parafuso de fenda, que realmente permite um tração melhor. Mas de fato isso acontecia apenas com parafusos que fixavam peças no motor, como o alternador, e a caloria realmente dificultava mais uma revisão de bancada. A solução encontrada era esperar esfriar, lubrificar os parafusos Philips e então soltá-los. Mesmo assim, era necessário uma força extra.

Com o tempo, outros parafusos surgiram no mercado. E com eles outras “fendas”e “cruzes”, o que fez a repulsa pelo parafuso e sua chave Philips diminuir. Hoje a chave Philips é popular e amplamente usada, não apenas na indústria automotiva, mas em quase todos os produtos que usam parafusos.

 

 

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.

Please follow and like us: