O que é uma chave Philips?

Muito usada por reparadores em geral, a chave Philips, também é conhecida como fenda cruzada, exatamente por ter duas fendas na cabeça do parafuso trabalhado que formam uma cruz. Sua característica principal é a ponta fina, bem diferente da bem conhecida chave de fenda. É uma ferramenta que deve estar no seu kit de emergência, pois muitos parafusos tipo Philips e similares ainda saem de fábrica em nossos automóveis, principalmente nas fixação das lanternas e faróis. A lanterna de alguns modelos do Palio, por exemplo, é fixada externamente por um parafuso tipo Philips e o compartimento das lâmpadas possui oito parafusos também Philips, porém bem menores.

Continua após a publicidade..
Repare a diferença entre o parafuso de fenda (esquerda) e o tipo Philips (direita)

Repare a diferença entre o parafuso de fenda (esquerda) e o tipo Philips (direita)

Aliás, este é outro fator importante a se lembrar: o tamanho da chave. O aconselhado é possuir de três tamanhos: pequena de cabo curto, média com cabo normal, e a grande. Todas são necessárias em caso de emergência, não ocupam espaço no carro e são bem baratas. Quando foi lançada no mercado, ou quando se fez necessário comprar uma para consertar algo, os reparadores de carros não aprovaram a novidade.

Continua após a publicidade..

chaves-phlips

O motivo alegado era a facilidade maior de soltar um parafuso de fenda, que realmente permite um tração melhor. Mas de fato isso acontecia apenas com parafusos que fixavam peças no motor, como o alternador, e a caloria realmente dificultava mais uma revisão de bancada. A solução encontrada era esperar esfriar, lubrificar os parafusos Philips e então soltá-los. Mesmo assim, era necessário uma força extra.

Com o tempo, outros parafusos surgiram no mercado. E com eles outras “fendas”e “cruzes”, o que fez a repulsa pelo parafuso e sua chave Philips diminuir. Hoje a chave Philips é popular e amplamente usada, não apenas na indústria automotiva, mas em quase todos os produtos que usam parafusos.

Continua após a publicidade..