Carregador de bateria caseiro

Podemos construir um carregador de bateria caseiro? Sim, com alguns materiais e equipamentos sem uso, conseguimos montar um carregador eficiente.

A montagem elétrica é simples, ao alcance de qualquer pessoa com um pouco de boa vontade. Mesmo que não tenha alguns dos materiais, eles podem ser adquiridos a baixo custo ou até por doação de um parente ou amigo. 

(Para sua segurança leia o post até o fim antes de usar o carregador)

Continua após a publicidade..

O que observamos é que esse carregador de bateria caseiro pode “ressuscitar” a dita mesmo que completamente zerada. Portanto, é um carregador de carga rápida, e deve ser usado em emergências. Caso seja um caso de carro parado por muito tempo e repetidamente, podemos usar esse carregador para dar uma levantada na bateria e em seguida ela deve ser levada para uma carga lenta. Veja abaixo a lista de materiais, como montar, e informações importantes de como usar esse carregado caseiro.

Lista de materiais

  • Uma fonte de notebook de 19 Volts
  • Uma lâmpada de farol de carro tipo H4
  • Uma tomada de lâmpada H4
  • Fio de som ou outro (1 metro de cor vermelha e 1 metro de cor preta)
  • Garrinhas tipo jacaré

Ferramentas necessárias

  • Alicate de corte ou outro pra desencapar e cortar fios
  • Cola rápida ou quente
  • Fita isolante
  • Solda – opcional

Como fazer um carregador de bateria

A montagem é bem simples, bastando um pouco de observação. Para montar esse carregador de bateria caseiro vamos basicamente trabalhar nos fios finos do carregador de Notebook . O lado que vai na tomada que em 110 ou 220 volts, fica como está.

1 – Corte o plug que encaixa no notebook.

2 – Em seguida desencape esse fio e encontrará um fio vermelho – que é o positivo – e um malha em volta dele. Esse será o negativo.

3 – Ligue o positivo no negativo da lâmpada h4 (faça isso na tomada que encaixa nela ou com um terminal fêmea).

Continua após a publicidade..

4 – Em seguida ligue no terminal do farol alto dessa lâmpada um fio de preferência vermelho de um metro de comprimento.

5 – Na outra ponta desse conecte a garra jacaré também de cor vermelha. Esse será o cabo positivo do carregador caseiro de bateria. O terminal que vai sobrar na lâmpada não será usado.

Repare na imagem acima a lâmpada H4 em todos seus lados. Olhando a imagem a direita e em cima, vemos os terminais. Para fazer o positivo do carregador vamos usar somente os terminais em paralelo. O de baixo é o negativo da lâmpada e o de cima é o farol alto (na posição da foto).

Para fazer o negativo do CARREGADOR de bateria, usaremos a malha. Basta emendar com outro fio de cor preta, soldar e isolar (o mesmo deve ser feito com o positivo descrito mais acima). Na outra ponta desse fio preto instale a garra negativa que vai ser usado no negativo da bateria.

Acima o carregador pronto.

No nosso modelo colamos o soquete da lâmpada em cima do carregador de notebook. Dessa forma fica mais seguro o manejo e mais fácil de usar. Repare isso na primeira foto do post.

Como ligar o carregador na bateria caseiro

Ligue a tomada. Quase sempre o carregador de notebook que usamos é bivolt. Em seguida ligue o cabo vermelho e de garra vermelha no positivo da bateria. Também ligue o cabo preto, mas no negativo da bateria.

Continua após a publicidade..

Repare que a lâmpada acenderá. A medida que a bateria for carregando essa lâmpada vai apagando. Quando apagar totalmente ou ficar bem fraca, significa que a bateria está carregada.

Esse carregador é rápido. Em 110 volts pode carregar uma bateria de 45 ah em cerca de duas horas. Em 220 volts esse tempo pode ser reduzido a metade. Para carregar a bateria no carro, desligue o negativo dela. Não carregue a bateria com ela conectada ao cabos do carro.

Por que escrevemos que é um carregador com peças recicláveis? Porque 90 por cento pode ser montado com peças usadas, até a lâmpada. Uma oficina pode doar, pois usamos o pólo do farol alto.

Quase sempre uma lâmpada h4 queima somente o farol baixo por uma simples questão de uso. O farol alto é pouco usado e essas lâmpadas são descartadas assim.

Já o carregador de notebook pode estar encostado na sua casa, sem uso. Também pode ser comprado usado em boas condições e muitas vezes é bem barato. O mesmo acontece com fios e garras.