Carregador de bateria caseiro

Podemos construir um carregador de bateria caseiro? Sim, com alguns materiais e equipamentos sem uso, conseguimos montar um carregador eficiente. A montagem elétrica é simples, ao alcance de qualquer pessoa com um pouco de boa vontade. Mesmo que não tenha alguns dos materiais, eles podem ser adquiridos a baixo custo ou até por doação de um parente ou amigo. 

(Para sua segurança leia o post até o fim antes de usar o carregador)

O que observamos é que esse carregador caseiro de bateria pode “ressuscitar” a dita mesmo que completamente zerada. Portanto, é um carregador de carga rápida, e deve ser usado em emergências. Caso seja um caso de carro parado por muito tempo e repetidamente, podemos usar esse carregador para dar uma levantada na bateria e em seguida ela deve ser levada para uma carga lenta. Veja abaixo a lista de materiais, como montar, e informações importantes de como usar esse carregado caseiro.

Lista de materiais

  • Uma fonte de notebook de 19 Volts
  • Uma lâmpada de farol de carro tipo H4
  • Uma tomada de lâmpada H4
  • Fio de som ou outro (1 metro de cor vermelha e 1 metro de cor preta)
  • Garrinhas tipo jacaré

Ferramentas necessárias

  • Alicate de corte ou outro pra desencapar e cortar fios
  • Cola rápida ou quente
  • Fita isolante
  • Solda – opcional

Como montar o carregador de bateria

A montagem é bem simples, bastando um pouco de observação. Para montar esse carregador de bateria caseiro vamos basicamente trabalhar nos fios finos do carregador de Notebook . O lado que vai na tomada que em 110 ou 220 volts, fica como está.

Corte o plug que encaixa no notebook. Em seguida desencape esse fio e voçe encontrará um fio vermelho – que é o positivo – e um malha em volta dele. Esse será o negativo. Ligue o positivo no negativo da lâmpada h4 (faça isso na tomada que encaixa nela ou com um terminal fêmea).

Em seguida ligue no terminal do farol alto dessa lâmpada um fio de preferência vermelho de um metro de comprimento. Na outra ponta desse conecte a garra jacaré também de cor vermelha. Esse será o cabo positivo do carregador caseiro de bateria. O terminal que vai sobrar na lâmpada não será usado.

Repare na imagem acima a lâmpada H4 em todos seus lados. Olhando a imagem a direita e em cima, vemos os terminais. Para fazer o positivo do carregador vamos usar somente os terminais em paralelo. O de baixo é o negativo da lâmpada e o de cima é o farol alto (na posição da foto).

Para fazer o negativo do CARREGADOR de bateria, usaremos a malha. Basta emendar com outro fio de cor preta, soldar e isolar (o mesmo deve ser feito com o positivo descrito mais acima). Na outra ponta desse fio preto instale a garra negativa que vai ser usado no negativo da bateria.

Acima o carregador pronto.

No nosso modelo colamos o soquete da lâmpada em cima do carregador de notebook. Dessa forma fica mais seguro o manejo e mais fácil de usar. Repare isso na primeira foto do post.

Como ligar o carregador na bateria

Ligue a tomada. Quase sempre o carregador de notebook que usamos é bivolt. Em seguida ligue o cabo vermelho e de garra vermelha no positivo da bateria. Também ligue o cabo preto, mas no negativo da bateria. Repare que a lâmpada acenderá. A medida que a bateria for carregando essa lâmpada vai apagando. Quando apagar totalmente ou ficar bem fraca, significa que a bateria está carregada.

Esse carregador é rápido. Em 110 volts pode carregar uma bateria de 45 ah em cerca de duas horas. Em 220 volts esse tempo pode ser reduzido a metade. Para carregar a bateria no carro, desligue o negativo dela. Não carregue a bateria com ela conectada ao cabos do carro.

Por que escrevemos que é um carregador com peças recicláveis? Porque 90 por cento pode ser montado com peças usadas, até a lâmpada. Uma oficina pode doar, pois usamos o pólo do farol alto. Quase sempre uma lâmpada h4 queima somente o farol baixo por uma simples questão de uso. O farol alto é pouco usado e essas lâmpadas são descartadas assim. Já o carregador de notebook pode estar encostado na sua casa, sem uso. Também pode ser comprado usado em boas condições e muitas vezes é bem barato. O mesmo acontece com fios e garras

 

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.