Há muito que o grande vilão, um inimigo que vem junto quando compramos um carro, é o consumo de combustível.  Para o motorista ele sempre vai estar alto, mesmo que o manual do carro diga que é uma situação normal. Se bem que o anormal é sobrar dinheiro na conta no final do mês. Mas isso é outro assunto. Já escrevemos aqui algumas dicas para economizar combustível. Mas vale a pena relembrar algumas e aplicar outras.

Continua após a publicidade..
Foto: autoentusiastas.com.br

Foto: autoentusiastas.com.br

Continua após a publicidade..

 Alguma coisa podemos fazer no dia a dia para ajudar a sobrar mais dinheiro em nossas vidas. Uma delas é ajudar seu carro a gastar menos gasolina. Escrevemos gasolina porque uma forma de economizar álcool é exatamente não usá-lo em nossos carros.

Continua após a publicidade..

Consumo de combustível. Mais dicas para reduzí-lo.

  • Velas de ignição antigas. Sim elas acabam um dia. E são elas responsáveis pela queima do combustível. Ou seja: vela velha, maior consumo. Aproveite e também troque os cabos de velas.
  • Filtros. Sim. Filtros em geral, todos que existem no carro devem ser trocados periodicamente. Até o filtro do ar-condicionado pode aumentar um pouco o consumo. O mesmo pode se dizer do filtro de ar e de gasolina.
  • Excesso de peso. Bom, isso é óbvio. Quanto mais peso seu carro levar , mais o motor vai ser exigido e assim o consumo de gasolina dispara.
  • Pneus. Tanto o estado deles, como o calibre, devem ser adequados. Os pneus devem estar dentro do prazo de validade, com rodagem média. Já o calibre ajuda no peso que o carro vai arrastar, ou estrada que vai trafegar.
  • Gasolina boa. Esta dica é difícil de encontrar. Mas você saberá reconhecer um bom posto pelo preço do combustível e também por indicações de bons amigos. (não de amigos do dono do posto!)
  • Dirija como um motorista defensivo, e não como um piloto de Fórmulas. Acelerar muito aumenta o consumo. Lembre-se que a velocidade máxima permitida no local, além de segura, é também a mais econômica para o seu carro.
  • Piloto automático. Nas estradas o uso do piloto automático pode melhorar  o consumo de gasolina. Mas este tipo de direção merece mais atenção do motorista.