O programa brasileiro de álcool combustível sempre foi merecedor de elogios, inclusive por nós do Mãos ao Auto. Mas ultimamente estamos recebendo muitas reclamações, além de chamadas para resgatar carros com panes inéditas. Em alguns casos o veículo saiu do local somente em reboque.

alcool eo carro

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A foto acima representa bem a tecnologia que pode estar debaixo do capô do motor do seu carro. Mas é isto que o álcool combustível tem feito  com os nossos carros flex: uma parada total.

O que tem causado isso? O que piorou tanto o desempenho do álcool como combustível? Quando lançaram os primeiros carros movidos a álcool, o principal problema era a partida inicial e o pré-aquecimento do motor. O primeiro foi resolvido com a partida a frio, a mesma que equipa nossos carros flex de hoje. Já o segundo problema era uma questão de paciência, puxar o afogador e esperar o motor chegar a temperatura ideal de trabalho. É óbvio que isso variava de modelo para modelo, alguns melhores, outros mais lentos. Mas o carro sempre funcionava, não gerava uma pane como as que temos visto ultimamente.

Álcool combustível e seus problemas

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Adulteração. Uma palavra que combina com outras que estão em moda no nosso país. Com o advento do aumento dos combustíveis e também do custo de vida, eis que a adulteração do álcool combustível, o anidro, ficou evidente através de crescentes reclamações dos consumidores. A tática é acrescentar  um álcool diferente que contém água em sua composição. Ou seja: seu carro vai ter que “explodir” água, além do álcool.

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Quais são as consequências?

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Evidentemente que o motor vai falhar entre outras  consequências (existem relatos de mecânicos que retiraram um copo de 200 ml de água onde deveria haver apenas combustível). Mas uma consequência bem atual é a dificuldade da central em reconhecer um combustível para o qual não foi treinada, por assim dizer. O resultado final é um “travamento” do sistema de mistura e injeção, mesmo que você obedeça as instruções do manual quando mudar de combustível (sim elas existem!).

Se o problema for este, existem alguns passos que podem tirar você da pane sem a ajuda de um reboque. Veja isso neste link. O grande conselho é tomar cuidado para não comprar gato por lebre. Não existe combustível MUITO mais barato do que outro. Sempre desconfie de descontos exagerados e eleja um posto de confiança através de resultados, sendo fiel com ele até que algo mude na qualidade. Em outras situações, a central precisa de um tempo, ou rodagem para poder comandar a mistura correta e não ocorrer uma pane. Elas são feitas para se adaptarem a isso. Para melhor esclarecimentos leia o post aqui.

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