Você passou um bom tempo usando apenas um tipo de combustível no seu carro flex. Por alguma necessidade, como preço por exemplo, você muda totalmente o tipo de combustível do seu carro. Usava só álcool e passou a usar somente gasolina. E vice-versa . O que pode acontecer?

Todo carro flex tem uma central, um computador de motor, que também regula a mistura do combustível através de sinais enviados pelos sensores acoplados no motor, como a sonda lambda , por exemplo.

Continua após a publicidade..
Imagem: mecanicosmaniacos.blogspot.com

Imagem: mecanicosmaniacos.blogspot.com

Continua após a publicidade..

Esses sensores não emitem informações imediatas para a central e esta também tem que calcular como lidar com o novo combustível que você está usando. Quanto tempo leva? Meia hora com o motor ligado, ou rodar cerca de 10 Km com o carro. Evidentemente que esse tempo não é uma regra, mas serve para quase todos os carros flex nacionais.

Mas o que pode acontecer se esse tempo não for respeitado? Seu carro pode parecer desregulado, variando a rotação do motor, ou até mesmo seu carro flex pode não funcionar. A solução seria procurar um especialista com equipamento apropriado para regular sua central. São os conhecidos chupa cabras que vão “consertar ” o seu carro.

Continua após a publicidade..

Existem outras maneiras que você mesmo poderia fazer, como desligar a tomada do corpo de borboleta, pedir para alguém dar a partida pisando fundo no acelerador e assim que o carro pegar, você religa a tal tomada. Parece simples, mas isso implica em procurar peças de seu carro que podem estar bem ocultas.

O certo é: lembre-se de andar os 10 km quando mudar totalmente o combustível, ou deixar o motor ligado por meia hora. Parece esquisito. Bem, nem tudo é perfeito nas novas tecnologias.