Uma pane seca seria quando nosso carro para por simples falta de combustível. Pelo menos para o assunto que trataremos neste post: multa por pane seca. Sim, podemos ser multados por acabar a gasolina do nosso carro. Parece algo abusivo, sem sentido, ainda mais em dias como os nossos, onde o preço dos combustíveis são exorbitantes. Mas, segundo o artigo 180 do código brasileiro de trânsito, é proibido “ter o veículo imobilizado em via por falta de combustível”. O carro está sujeito a reboque e o motorista a multa e perder pontos na carteira.

Continua após a publicidade..

pane seca

Andar com tanque sempre na reserva pode ser compreensível pelos preços do combustível, como dito acima. Mas a conta pode não compensar se uma multa e remoção do seu carro acontecer.

Continua após a publicidade..

Segundo a lei, trata-se de uma falta média com sua respectiva multa de 83 reais, além do preço do reboque e da “estadia” do seu carro em algum pátio. É obrigação do motorista verificar se o veículo está em boas condições de uso para transitar. Isto inclui verificar todas as luzes de sinalização do carro e também se ele tem combustível suficiente para rodar sem parar por pane seca. As alegações são as mesma que a falta de uma luz de freio, por exemplo. Uma pane seca pode parar o carro em situações que podem por em risco a vida de outros e dos próprios ocupantes do carro em questão. Ou seja: tudo é uma questão de segurança, o que faz sentido, visto que o transito é, principalmente, de pessoas. Somos nós, nossas vidas, que uma lei como essa procura preservar. Se elas incomodam, por outro lado imagine se não houvesse leis de trânsito? Se com elas já somos um dos países com mais acidentes de carros do mundo, imaginem sem. Além disso, outros prejuízos podem acontecer a mecânica do seu carro, por andar com pouco combustível no tanque. Mas isso é assunto para outro post, em breve. Abraços a todos.

Continua após a publicidade..

doctor-1010903_640