Combustível do seu carro

O carro Flex é uma das grandes surpresas do mercado brasileiro de automóveis. Deu certo, no que se refere a combustíveis fósseis e outros.É chamado de flex por funcionar com gasolina e álcool, ou com os dois tipos de combustível misturados no tanque.

Os postos de combustíveis, que são uma franquia, sempre apostam no melhor combustível.

Combustíveis fósseis?

Mas nesta matéria iremos abordar o desempenho dos dois combustíveis nos automóveis e, portanto, no bolso do motorista.

Continua após a publicidade..

Em outro post explicaremos como funciona um carro flex e como podemos “auto-ajudar” nosso veículo.

São dois combustíveis, talvez três (gasolina, álcool ou diesel) com características funcionais bem diferentes. Certo conhecedor renomado disse: “Se você quer desempenho use álcool… mas se você quer economia use gasolina.”

Nós concordamos com este argumento, mas a maioria dos motoristas mistura os dois combustíveis, o que também mistura o desempenho e economia.

Primeiro vamos analisar a economia, o dinheiro envolvido. Pegue uma calculadora e faça a experiência abaixo.

Gasolina ou Álcool? Qual o melhor combustível para seu carro?

Combustível – Gasolina ou álcool?

Tente o seguinte cálculo:

Continua após a publicidade..
  • Multiplique o preço da gasolina de um posto por 0.7
  • Se o resultado for maior que o valor do álcool, melhor abastecer com álcool. Mas  o resultado sendo menor que valor do álcool, abasteça com gasolina.

Por exemplo: Se a gasolina custa 3,30 (preço de início de 2015) num posto e o álcool custa 2,20 (idem), multiplique 3,30 por 0,7 e você encontrará um resultado que é maior que 2,20.

Neste caso é melhor abastecer com álcool. Se o valor do álcool estivesse acima de 2,31 valeria mais a pena abastecer com gasolina.

VEJA TAMBÉM SOBRE COMBUSTÍVEIS

Injeção eletrônica – O que é AF?

Considerações finais

Vimos que com um simples uso de uma calculadora podemos entender as vantagens ou desvantagens dos nossos combustíveis. Mas o mais importante é lembrarmos que o carro é flex de fábrica e podemos misturar os combustíveis melhorando o desempenho ou a economia.

Combustível preço

1 – É fato que o carro consume mais álcool do que gasolina, mas ele ganhará em potência. No caso tem que calcular qual o melhor custo/benefício.

2 – E quanto de gasolina ou quanto de álcool deve-se misturar? Nesse caso você, como o motorista, aquele que dirige rotineiramente, que paga o posto de gasolina, deverá saber qual foi a mistura que mais lhe agradou e repeti-la até que a situação dos preços mude novamente. 

Continua após a publicidade..

3 – Seja sempre óbvio e atento com o mercado, principalmente com a quantidade de álcool que já vem misturada à gasolina. Tenha sempre em mente esta proporção ao abastecer (hoje a gasolina nos postos  possuem 27% de álcool).

Quanto ao motor e possíveis danos, as fábricas garantem que não haverá nenhum, pois os motores de hoje estão totalmente adaptados aos dois combustíveis. O que pode ocorrer é o carro demorar a “reconhecer” a nova mistura. Mas isso não passará de dez minutinhos.

Nota: recentemente temos recebido muitos carros com defeitos causados pelo álcool. Veja mais aqui.

E lembre-se de sempre encher o reservatório de gasolina que fica junto ao motor.

Gasolina ou Álcool? Qual o melhor combustível para seu carro?

Um dos muitos modelos de reservatórios de partida a frio