Motor de partida. Os defeitos mais comuns!

.

 

 

Basicamente o que mudou em décadas foi o tamanho das peças.
Basicamente o que mudou em décadas foi o tamanho das peças.

Motor de partida ou “arranque” são os nomes comuns da mesma peça: aquela que faz o motor do seu carro girar para entrar em funcionamento. É considerada uma das maiores invenções automobilísticas de todos os tempos. Isso porque revolucionou o mercado e é basicamente o mesmo conjunto de peças até hoje.

Com a imagem acima podemos entender todos os defeitos que podem acontecer com um motor de partida. Vamos enumerar todos eles e explicar os “sintomas” para o leitor.

1 – Escovas. É o defeito mais comum. Feitas de material macio e condutor, elas se gastam com o tempo e o motor parece girar “pesado” ou sequer gira. Sem nenhum outro sintoma aparente, escovas baixas é a primeira possibilidade de defeito para um eletricista, além de ser o conserto mais barato de todos.

2 – Automático de partida, ou “chave magnética” conforme está escrito na imagem. Entre os eletricistas é conhecida pelo primeiro nome. O sintoma de defeito do automático é um “TEC” alto vindo do motor e nada mais acontece. A solução é a troca da peça.

3 – Bendix, ou pinhão conforme a figura. (o impulsor faz parte do conjunto) Este é responsável por rodar o motor engrenando-se na cremalheira, ou volante do motor. É a peça do arranque que mais sofre esforço durante a partida. O sintoma clássico é um barulho que lembra uma enceradeira, pois a peça desliza nas engrenagens do volante. Também deve ser trocada. (VEJA AQUI)

4 – Induzido. Ele estraga quando se usa muito o arranque; quando o Bendix agarra no volante (nesse caso deve-se também verificar o comutador da ignição) ou simplesmente pelo tempo de uso. Os sintomas são parecidos com os de escova baixa. Nesse caso é recomendável trocar o arranque inteiro, pois outros defeitos surgirão em pouco tempo.

5 – Barulho ao ligar. Alguns arranques fazem um barulho ao ligar ou quando soltamos a chave do carro (ignição). A`causa disso é quase sempre bucha desgastada, visto que um motor de partida não tem rolamentos. São duas e ficam nas pontas do induzido.

Outras possibilidades de defeitos: fiação sem aperto nos terminais ou aterramento mal feito. Uma situação drástica, mas que acontece, é quando o arranque agarra na cremalheira se destruindo todo por dentro. Neste caso um barulho muito grande acontece antes. Infelizmente a solução é a troca do motor de partida inteiro. Mas é importante descobrir porque ele agarrou no motor e também consertar este defeito sob pena de haver repetição e estragar a peça nova. Algumas vezes o parafuso do automático pode se soltar do seu lugar, ou mesmo apenas rodar no seu eixo . O plastico por ali também pode se quebrar quando apertamos demais a porca do cabo que vem do positivo da bateria. Neste caso, a melhor  solução seria a troca do automático inteiro. Reparos no plástico, e no tal parafuso, podem comprometer o funcionamento e o arranque pode até travar na cremalheira do motor, e, como dissemos acima, se destruindo todo.

Custo

Varia muito de lugar para lugar e depende também de quantas peças estão estragadas. Se for apenas as escovas e as buchas, então vai ser um serviço barato. O bendix é a terceira peça de menor custo. Em Belo Horizonte seria um serviço com custo entre 150 e 200 reais. Mas se o arranque apresentar mais defeitos do que as três citadas, melhor avaliar o preço de um novo. Muitas vezes compensa investir em uma peça zero de fábrica.

O motor de  partida transformou a força humana em elétrica ao substituir as antigas manivelas. Também tem grande durabilidade, pois é pouco usado e robusto. Mas trocar ou consertar essa peça não basta ter  curiosidade. É necessária presença de um bom profissional.

arranque1

Quer trocar de carro? Dica imperdível para você economizar muito dinheiro e saber se não está sendo enganado: com milhares de cópias vendidas, o livro digital Como Trocar de Carro Sem Perder Dinheiro vai te ajudar a não cometer erros e fechar o melhor negócio possível. Detalhes aqui

Please follow and like us:

This article has 611 Comments

      1. Boa noite

        Fui dar a partida no meu celta,mas a chave travou na ignição e o motor ficou em funcionamento com o motor de arranque…subiu uma fumaça do motor e um forte cheiro de queimado…o que pode ter acontecido?

        1. Olá Arnaldo. Quase sempre quando isso acontece o motor de partida da perda total.Isso acontece com certa frequência com o Celta. O recomendável é revisar a parte da chave (extremamente necessário) e optar por um arranque da marca Bosch, que são mais resistentes.

          1. Olá Fernando, tenho um Palio fire 2009 e ontem pela primeira vez tentei ligar e ele quer dar partida mas n da e as luzes do painel piscam e o alarme dispara, lembrando que ele passou dois dias parado. O que pode ser?

          2. Olá Pricscila. Pode ser bateria descarregada. Os sintomas batem com isso. Tem que ajudar sua bateria com uma auxiliar (a famosa chupeta) e depois testar a bateria e o alternador. São testes simples feitos em uma auto elétrica.

      2. Boa noite Fernando!
        Eu tenho um Corsa Sedan 2006 e, quando ligo o motor (frio) faz um barulho na partida, parece uma hélice batendo em alguma coisa, mas é bem rápido e depois para.
        Gostaria de saber o que pode ser, será que você poderia me dar uma dica?

        1. Olá Ivan. provavelmente é embuchamento ruim do arranque e o bendiz arranhando na cremalheira. Mantenha o flex sempre cheio também. Mas leve até uma oficina para que o barulho não estrague mais a cremalheira.

      3. Boa tarde amigo, estou com um problema no meu novo palio 2013, quando eu ia liga o mesmo, algumas vezes era preciso da na chave e ele dava aquele roncado como se force liga mais não ligava, procurei um mecanico e ele falou que era as buchas do motor de partida, fiz a troca e ele ta ligando, mais achoe que ainda não tá legal, pq ele não ta ligando como antes, tipo assim eu dava na chave e ele ligava sem demora. obs o palio tem 40 mil rodados, o que pode ser?

      4. Bom dia amigao,eu tenho um xsara Picasso 2005 o carro eu já fiz de tudo mais sempre me deu problema. Troquei bobina,caixa de fusível,bateria, modulo, radiador, já foi passado a máquina que vê o defeito. Já chamei três chaveiro(modulo) 3 eletricistas(fusíveis e chicote etc: 5 mecânicos e nada de resolverem o problema. Agora ele não desce os vidros! Chama mais não pega o motor. Diz o mecânico q não sai faísca para velas. Ha! Troquei a bomba de gasolina. As luzes do painel queimadas. Quando da na chave o carro não a pita mais. Ta difícil viu… Kkkkkkkk abc

        1. Olá Anselmo. São muitos problemas! Peça a um eletricista que confira o aterramento geral do seu carro, inclusive da central de injeção. Primeiro passo. Depois tem que medir o alternador e fazer um teste de sobrecarga intermitente dele.É um serviço de procura e que deve ser feito por eletricista habituado com esta linha francesa. Confesso que nunca peguei uma situação assim, mas também sei que não existe problema elétrico ou mecânico sem solução. Evite a simples troca de peça para “ver o que vai dar”, algo muito praticado por oficinas. Exija que a troca vá resolver, e que, se não resolver, ela deve ser destrocada sem custos.

      5. Boa noite Fernando. Meu arranque está fazendo um téc tec, depois ele faz que vai ligar e da um tranco, insisto e aí depois faz o barulho de enceradeira e não pega mais. Pode haver algum problema no motor que esteja fazendo travar o motor? Já troquei a planetaria duas vezes.

        1. Olá Thiago. Primeiro tem que confirmar um possível defeito no bendix e no automático que são peças do arranque. Isto é feito com ele na bancada. Mas na maioria das veses é defeito nelas e não no motor do carro. Abraços.

  1. boa noite amigo? gostei muito pelas respostas, todas bem corretas o meu carro estava na segunda opção, mas agora nao tem jeito chegou na terceira.. já mandei arrumar… abraços

  2. tenho um escort cht 1.6, no momento está apresentando um problema raro, quando quente após horas no transito,
    ao parar não dá mais partida, não apresenta nenhum sinal do automático ou nas luzes de painel. Ao passar algum tempo esfriando volta a dar partida normal. Aconteceu várias vezes e o eletricista ao testar o motor de arranque nada encontrou.

    1. Olá Antonio. Pode ser o miolo de ignição. Ele esquenta muito porque também alimenta a bobina.E quando ele esquenta pode cortar o arranque o que explicaria as luzes do painel não alterarem. O teste seria tentar dar partida pelos fios do miolo ou comutador, como alguns chamam. Outra opção seria procurar por um relé de partida,mas nesse caso ele apresentaria o defeito frio ou quente.

  3. Olá
    Minha filha comprou uma cg 150 esd que mais parece um caminhão velho vive deixando ela na mão rs.. Tem como ter que trocar as escovinhas por duas vezes dentro de 4 meses? ????
    Obrigada.

  4. Bom dia,
    tenho um grand siena 2013 e o mesmo esta apresentando o tal “tec” quando tento ligar, porém uma vezou outra a ignição vira sem problemas…
    Será o automático ou o Bendix?

    1. Ola Eduardo. Obrigado pela participação. Tudo indica que seja o automático. O bendix não faz tec, e sim um barulho de enceradeira.Também vale a pena verificar o aterramento da bateria seguindo o cabo até a caixa. Mas trabalhe com o motor frio Abraços

      1. Infelizmente houve um curto interno que ocasionou a queima de todo o conjunto e contudo fui obrigado a comprar um arranque novo (R$ 700,00 + mão de obra) de qualquer forma fico agradecido.

  5. Olá. Esse portal é de grande ajuda.
    Mas estou com uma pulga atas da orelha ainda e queria saber se vocês poderião me ajudar.
    Eu viro a chave e só ouso o barulho do motor de arranque girando livre e não gira o motor , mas as vezes com muita insistência ele vem a girar o motor e liga o mesmo. Será que é o pião bendix?
    Obg pela atenção.

    1. Olá Lucas. Obrigado por participar do blog. Os sintomas que vc descreve são típicos de bendix deslizando. Ele pode deslizar apenas em parte de sua engrenagem e por isso ele pega de vez em quando.Isso é o mais comum. Em minha oficina eu peguei apenas um caso em 26 anos que deslizava e não foi o bendix. Foi em um corsa que apresentou defeito no automático. Ele girava o induzido, mas não avançava, criando o mesmo efeito que vc citou.Mas é algo muito raro.Troque o bendix e pronto. Lembrando que o único teste 100 por cento para defeito em bendix é feito na bancada com a peça no torno.

  6. Meu arranque está maluco
    Está disparado sozinho
    Quando eu coloco o cabo na bateria ele aciona sem chave na ignição nem nada e quando tiro o positivo ele para
    Mais se eu não tirar o positivo ele fica ligado direto
    O que será pois n encontro em lugar nenhum

      1. oi amigo boa noite eu tenho uma marea que esta apresentado o mesmo defeito do amigo ai coloco o cabo na bateria o motor a já liga retirei o conequito do comutador e tem um fio que esta queimado pode se o comutador em curto , abraço amigo

    1. Ok.Seu carro vai precisar de uma revisão no sistema de partida. Pode ser: comutador, fio da partida colado, e arranque com automático colado. Não é algo difícil de dar um diagnóstico.Mas vai precisar da atenção de um eletricista.

  7. o meu carro ( citroen c4 pallas ) esta apresentado o mesmo defeito que o peugeot do VINICIUS SILVEIRA, so desliga se eu retira o ponto da bateria, antes deste problema eu troquei o motor de arranque pq o carro acendia o painel mas nao dava partida. Levei no eletricista ele me disse que o problema é no contato da igniçao. Procede? ele nao arrumou pq disse nao ter a peça e eu queria pedir na net so que queria ter certeza que o problema pode ser isso.

    1. Olá Evandro. Obrigado pela participação. Veja bem: é possível que seja problema no contato. Mas uma resposta precisa vai necessitar de determinados testes no circuito de ignição. Isso envolve testes no contato e fiação. A princípio eu fico com a opinião do eletricista, mas como eu não fiz os testes, sugiro que vc peça uma segunda opinião para determinar qual é a correta.

  8. Amigo bom dia!!! Tenho uma Nissan Frontier 2003. Troquei o motor de arranque no inicio do ano passado de marca impirtada Euro. Desde a semana passada ouço um Tec e o motor de arranque nao gira , espero um pouco tento mais uma vez a mesma coisa !!! as vezes repito essa ordem e depois o motor pega normalmente . De manha as vezes pega de primeira com o motor frio as vezes nao!!! motor quente a mesma coisa !!! Oque poderia ser? ?? obrigado !!!

    1. Olá Carlos Eduardo, Obrigado por participar no blog. O “tec” que você relata é um típico sinal de defeito no automático de partida (ou solenoide). Talvez a peça tenha ficado parada por muito tempo antes de ser instalada no seu carro, o que reduz a vida útil do automático. Mas alguns testes devem ser feitos por um eletricista para confirmar o diagnóstico, pois também pode ser (embora mais raro) fio bambo no arranque, bateria fraca ou mal conectada. Eu acredito mais na primeira hipótese. Existe um teste quase infalível que é dar uma “pancadinha” em cima do automático quando ele apresentar o defeito e, se for o automático com defeito, o arranque funciona imediatamente. Se nada mais for descoberto pelo eletricista, trocar apenas o automático pode valer o custo. Mas se o arranque estiver muito escondido, peça a um profissional que faça o teste. Abraços.

  9. Boa noite! Meu Uno Mille 2009 gira o motor mas o carro não da partida. Só funciona se der tranco ou depois de muita tentativa batendo na chave. Obs: Quando tento dar partida eu ouço um “tec tec” na região da caixa de fusíveis. As vezes fica dias sem dar esse problema, do nada vai e acontece.

    1. Olá Marcos.Se o motor gira livre, mas não pega, pode ser combustível ruim, principalmente ser for álcool, partida a frio sem gasolina ( se ele for flex) ou sensor de rotação ruim. Este sensor vai em cima da polia do vilabrequim, ou a polia que fica mais embaixo no motor. Mas somente um eletricista consegue testa-lo.Abraços e obrigado por participar.

      1. Obrigado pela resposta! Vc não estava errado! Esperei o carro dar o problema novamente. “Por sorte”, deu problema em frente uma oficina de confiança aqui perto do meu trabalho. Era o Sensor de rotação mesmo! Valeu a ajuda!

  10. Tenho um spacecross q parece apresentar o problema de escovas… Qdo o motor está frio, gira pesado e na segunda tentativa pega. Mas con o motor quente, nao pega de jeito nenhum e o painel apita e os ponteiros ficam doidinhos. O carro ficou quase um ano sem uso e agora estou em viagem de férias e estou com receio de ser explorada… Seu forum foi muito útil mas agrdeço se me der uma dica. Obrigada desde já.

    1. Olá Rosanna. Antes de condenar o arranque é bom verificar a bateria do carro, se já não foi feito. Afinal, um carro parado por muito tempo pode nos enganar com relação a bateria. Uma maneira de saber disso é ligar o seu, quando aparece o defeito, com outra bateria em cima, ou fazendo a conhecida chupeta. Se o problema sumir, então a bateria deve ser testada e trocada.Os cabos da bateria também devem ser verificados. Mas se for tudo aprovado, mande fazer uma vistoria no arranque.(o sintoma dos ponteiros me fazem desconfiar da bateria ou dos terminais). Obrigado por participar.

  11. Boa noite,tenho um corsa hatch Joy 1.0 ouvia esse barulho de enceradeira. Mandei no mecânico ele disse ser o tal bendix. Porém ao trocar, não tinha a tal da bucha que disse que vai chegar do fornecedor daqui uma semana. O carro faz um barulho feio ele disse que não tem problema nenhum que da pra esperar até semNa que vem . posso confiar? Isso no me causará nenhum dano no carro? Obrigado

    1. Ola Tatiana. De fato uma bucha ruim resulta em barulho estridente na partida. É obvio que algo estará sendo desgastado e uma semana é, na minha opinião, tempo suficiente para outras avarias. Mas já vi casos que nada aparente aconteceu e deve ser nisso que o seu mecânico está se baseando. E já que depende de uma peça encomendada, eu sugiro cautela, usar menos o carro, até que tudo esteja resolvido. Obrigado pela participação!

  12. Bom dia gostaria de saber se posso so trocar o parafuso de ficsaçao do cabo de bateria no automatico pois o mesmo quebrou na hora do aperto!

    1. Ola Ricardo. Se for o parafuso que sai do automático somente em oficina reformadora de arranque que é possível trocar (ou seja: vc vai mandar reformar o automático). Mas talvez um automático novo seja mais viável. Ele pode até ser mais caro, mas tem garantia e rapidez de serviço maiores. Obrigado pela participação.

  13. coloquei um rastreador em meu carro,doblô adventure 2013,appos a instalação o carro nao quis pegar. Solicitei avaliação do tecnico que confirmou a correta instalação. Solicitei a presença de um eletricista que avaliou a possibilidade de escovas gastas. Peço orientação para procedimento e causa e/ou causas prováveis.

    1. Olá Carlos. Se o problema for de partida pesada, então o rastreador não interfere, pois ele corta sistema de ignição. Mas se o motor gira normal, mas não há sinal de pegar (como se faltasse gasolina), então o rastreador pode ser a causa e deve ser anulado para ver se o defeito acaba. É estranho um carro 2013 da problema de arranque. Abraços.

  14. Tenho um Meriva, e ao liga lo, após muito tempo desligado ele não quer pegar, ao pisar na embreagem ele pega.
    Depois que ele pega eu posso desligar e ligar ele quantas vezes quizer que pega no estalo, mais a primeira partida só pisando na embreagem. Um amigo me disse que era problema no automático do motor de partida, isso confere?

    1. Olá Douglas, Sim, Quando pisamos na embreagem aliviamos a cremalheira do motor que fica mais leve para girar. Alguns carros também tem um dispositivo que somente quando pisamos na embreagem o motor gira. Não sei se é o seu caso. Mas não sendo, vc deve mandar dar uma verificada em uma oficina.E sim, pode ser automático ruim. Abraços e obrigado por participar.

      1. Agora nem pisando na embreagem ele pega. Dps de um tranco ele liga e desliga durante todo o dia, mas a primeira ligada tá sendo um problema. Já me falaram que a troca das velas e cabos de vela resolveria, mas estou em dúvida quanto ao arranque, não sei o que devo ver primeiro.

          1. Ele gira mas não pega.
            Ó que me intriga é que por exemplo hj pegou como se nada tivesse acontecido e sem pisar na embreagem

          2. Ok. Se o motor gira, então não é problema no arranque. Seu reservatório de gasolina (se ele for flex) está completo? Se vc estiver usando somente álcool mude aos poucos para gasolina.A embreagem pode ser coincidência. Se o problema acontecer espere uns minutos e ligue o carro acelerando até o fundo e até ele pegar.

  15. Hj a noite ele não quiz pegar de jeito nenhum, dando um tranco de 2 metros, mesmo que ele não pegue, ele vira na chave. Ele é flex sim, o reservatório tá cheio, e ando com ele no GNV, e de combustível líquido uso álcool, porque a informação que tinha que uma vez convertido pro GNV, teria de escolher um dos dois combustíveis líquido, ou a gasolina ou álcool.
    Já me disseram ser arranque, já me disseram ser vela, já me disseram ser distribuidor, realmente não sei o que fazer.
    Desde já agradeço a atenção e a ajuda.

    1. Se for possível mudar para a gasolina, faça. Se ele gira o motor (sem pesar ou normal), lembre-se que é o arranque quem faz isso, o que derruba a possibilidade de defeito nele. Creio que seu caso é mais de combustível. Todos dois, gás e álcool, são de combustão mais difícil. Talvez também haja algo de errado na parte elétrica do gás.Se complicar muito leve-o direto em um oficina de carro movido a gás. Mas não se preocupe. Não me parece ser algo difícil de resolver.

      1. Fernando, bom dia, consegui desvendar o dificil problema do meu Meriva, sem querer.
        Não é arranque, não é vela e não é combustível.
        Sai do trabalho hoje com 1/4 de álcool, completei o tanque de gasolina e fui até em casa com ele funcionando na gasolina pro módulo reconhecer o combustível, já saindo do posto observei que o ponteiro não se moveu, mas ele já demora normalmente, mas ao chegar em casa, entrou na reserva, e não tinha como porque o tanque chegou a transbordar, logo tinha um problema na boia, ao assistir alguns vídeos, recebi a informação que a boia ruim informa ao módulo a falta do combustível, não Acionando então a partida fria, que gera a dificuldade para liga lo de manha.
        Abri movi a boia e marcou direito, por via das dúvidas, retirei limpei e testei a flutuação em um balde, tá subindo mas com uma certa resistência por hr o problema tá remediado, domingo não tem autopeça aberta pra aquisição de uma nova boia, mas na segunda farei.
        Problema solucionado e o vilao era a boia de combustível.

  16. Acredito que se fosse algo no GNV, combustível líquido ele pegaria sem problemas, vou tentar esse lance da gasolina e dou o retorno. Muito obrigado e parabéns pelo forum

  17. Olá, tenho um gol g4, quando ligo a chave o carro ele acende todo o painel mais não faz barulho nem e não liga de jeito nenhum, aí no tranco pega e fica uns dias sem acontecer e depois do nada acontece de novo, saberia me ajudar?

    1. Olá Anderson. Primeiro vc deve testar a bateria, se ela não for nova. Outra possibilidade é o miolo da chave com folga. Experimente sacudir a chave ou fazer mais força nela no momento que dá a partida. Dê retorno. Abraços.

  18. Boa noite ,tenho um Siena 1.3 16v o mesmo não está pegando parece q o motor está muito pesado para partida parece até bateria fraca mais já coloquei uma bateria nova e continua com o mesmo problema oq pode ser???

    1. Ola Cloves. Creio que seja terminal de bateria bambo. Veja se eles estão bem fixos na bateria. Outra opção seria o fio terra bambo na outra ponta, na caixa de marcha. Os dois defeitos são bem comuns no Siena. Estes seriam os defeito mais simples. Abraços e obrigado por participar.

  19. Boa noite Fernando, tenho um corsa wind hatch 1.6 2002, ontem percebi que ao girar a chave para ligar o carro a chave não estava “pesando” no final, um pouco mais tarde ela passava direto até o final e só consegui ligar forçando o miolo para dentro. Hoje fui ligar o carro para ir ao trabalho e não consegui nem forçando o miolo. A chave gira, as luzes do painel acendem, mas não da sinal nenhum de ligar o carro. Fiquei tentando forçar e as luzes do painel não se apagaram mais, mesmo tirando a chave. A minha dúvida é que o problema seria somente ter de trocar o miolo ou tenho que trocar comutador também? Desde já obrigado e parabéns pelo fórum.

    1. Olá Leandro. O teste seria o seguinte: tirar o comutador e tentar fazer o carro pegar normalmente como se fosse com a chave. Se isso acontecer, então o miolo deve ser avaliado por um chaveiro. Se fosse meu carro eu trocaria os dois por uma medida de segurança, ou evitar um efeito cascata. Abraços e obrigado por participar.

    1. Ola Berenez. Se o carro fica “mudo” sem girar o motor, então o sistema de partida tem que ser testado. Se as luzes do painel apagam quando se dá a partida pode ser um simples mau contato nos terminais da bateria. Fios bambos no próprio arranque também podem ser a causa.

  20. TENHO UM CORSA 1.0 98, ELE TA RUIM DE PEGAR , JÁ TROQUEI BOMBA DE COMBUSTIVEL, VELAS , BICOS INJETORES, E REGULADOR DE PRESSSÃO ,PERCEBI QUE A PARTIDA TÁ MUITO LEVE E ELE CONTINUA RUIM PARA PEGAR, AGORA ELE COMEÇOU A FALHAR A PARTIDA UM TEC E PARECE UM MOTORZINHO RODANDO EM FALSO, DEPOIS VC GIRA A CHAVE NOVAMENTE ELE DÁ A PARTIDA, O QUE PODE SER?

    1. Olá Diogo. O último problema relatado é automático de partida ruim e Bendix. Ambos devem ser trocados, pois vão parar de vez. Mas peça uma avaliação do estado geral das outras peças para ver se vale a pena trocar apenas as duas que citei ou o arranque inteiro. Isso por causa do famoso efeito cascata.
      Quanto ao problema em que vc já trocou um “caminhão” de peças (rsss), eu sugiro que faça um teste no sensor de rotação que é considerado por alguns mecânicos como o grande defeito dos motores da GM. Qualquer oficina mediana (em equipamentos) tem uma peça desta para testar no lugar da sua. Abraços e obrigado por participar.

  21. Boas para todos.
    Tenho um Ford Kuga 2.0TDI 4WD.
    Para meu azar a garantia do carro acabou, o carro estive cerca de 2 meses parado e quando ia pegar nele meu espanto foi que nem a chave dava sinal ou sistema do carro nao reconheceu a chave, por varias tentativas tive que o abrir com a propria chave. Ao fazer ignicao ao motor me deu este resultado: tec tec tec e mostrou no visor problemas tecnicos, investiguei o barulho reparei que saia do lado direito e fundo do motor e motor de arranque encontra-se no lado esquerdo do motor, pensei em ser motor de arranque ou bobine ou mesmo proprio sistema electrico embora a bateria esta no maximo de potencia. Para nao o levar a oficina e me aldrabarem nos precos e problema continuar por isso aqui esta minha pergunta pra quem saiba ou desconfie qual seja o problema.
    Quanto ao problema da chave ja o resolvi pk era o sensor que se desligou e com as tentativas a chave activou.
    Tentei por empurrao e nao da pk sistena de atracao e automatico e direcao esta bloqueada.

    Ficarei a espera de alguma resposta.
    Abracos para todos 😉

      1. Ola sr Fernando, a bateria foi medida e esta a 87%, experimentei com outra bateria/carro pra carga tambem e tudo liga ar condicionado alarme radio e luzes tudo em conjunto logo da bateria nao e e dos cabos dela tambem nao pk percorrios.
        Esses tec tecs sao quase identicos quando algo esta fazendo curto circuito, vendo bem ha enormes possibilidades. Estas coisas de sistema inteligente nos carros e de louvar aos ceus 🙁

        Abraco

  22. Olá,
    Tenho um Punto 1.4 flex que não liga após percorrer “longas” distâncias. Em trajetos curtos não há problema algum, mas quando passo muito tempo no trânsito ou faço uma pequena viagem ele não liga logo após ser desligado. Só depois de um tempo de “descanso”.

    Os faróis acendem, as luzes do painel tb, mas o carro não dá partida e quando volto a chave para a posição de desligado ele faz um barulho como se tivesse algo rolando.

    O problema aconteceu pela primeira vez no mês que levaria para a revisão, mas na concessionária disseram que tudo estava em ordem. Saí de lá achando que tudo estava resolvido, mas foi só viajar pra ver que o problema persistia.

    Outra coisa que acontece é: depois do tal “descanso” ele liga normalmente, mas depois de rodar e parar o carro novamente, ao desligar e travar as portas os vidros abrem e fecham que nem doidos, todas as luzes piscam e só então o carro desliga de vez e fecha todos os vidros até o fim. Como se “reiniciasse” o sistema.

    Diante disso, será que o problema é o motor de partida ou outra coisa?

    1. Olá Maria. o primeiro passo é verificar o aterramento geral. Depois, se estiver normal, o sistema de partida deve ser verificado por um eletricista capacitado. A bateria também deve ser testada. Este é um daqueles defeitos crônicos, não muito complicados, mas que pode demorar para ser descobertos devido ao grande aumento de tecnologia elétrica/eletrônica dos carros.

  23. boa tarde fernando,espero tirar minha duvida…tenho uma zafira 2001 2.0 8v e ontem sentí um cheiro de fio queimado quando estava na pista.quando cheguei em casa olhei e não vi fio derretido.então entrei e me arrumei para ir para igreja,quando virei a chave a luz do painel acendeu mas não deu partida e o motor de arranque estava muito quente,sera que é possivel vc diagnosticar algo?pior que o eletrecista de confiança que eu tenho está viajando.

    1. Boa tarde Renato. O cheiro que vc relata é preocupante. Talvez o arranque tenha estragado. Tente lembrar se vc não ouviu um barulho forte depois da última vez que ele funcionou. De todo modo um eletricista vai ter que examinar a situação.

  24. E retornou novamente o problema da minha Meriva, agora com um agravante de a luz de injeção acender, segundo o Mecanico pela mudança de combustível.
    Ele voltou a não pegar pela manhã, já troquei vela, cabo, filtros, limpeza de corpo borboleta e nada resolve, a dica que me deram foi a troca do cabo de rotacao.
    É possível o cabo de rotacao não deixar o carro ligar pela manhã e ligar normalmente durante todo o dia e não oscilar o rpm?

    1. Olá Douglas. O sensor de rotação é na verdade o “distribuidor” moderno. Tem haver diretamente com o ponto do motor. Ele é um gerador de pulsos da rotação. Sim, o carro pode parar por isso, mas não necessariamente uma vez por dia e sempre no mesmo horário. É um defeito que aumenta até o carro não pegar mais. E se ele pega no tranco acho difícil estar com problema, a não ser se o tranco “sacudir”a ponta do sensor na roda fônica. Aliás este é um teste antigo de sensor de rotação. Com o motor desligado, e o sensor a vista, se dá uma leve pancada nele. Mas o mais correto é usar um de teste. As oficinas de injeção sempre tem um para isso. E evite o álcool combustível.

      1. Mais a gasolina tá fazendo a luz de injeção acender, segundo o Mecanico, o carro foi programado pra pegar no álcool, vou fazer o teste do cabo de rotacao pra ver, não sei mais o que pode ser.

  25. Boa noite.

    Tenho um Punto 2013 1.4 com 59.000 km, quando viro o carro (somente quando o motor está bem quente) no ato de virar a chave ele da uns estragos fortes como uma engrenagem escapando e patinando, já conferi escapamento, é outros possíveis barulhos, lembrando que o carro com o motor frio virá normal. Será que meu problema é o motor de arranque?

    1. OLá Anderson. Um barulho no arranque é bem distinto. Ele vem da caixa de marcha como se algo estivesse quebrando por ali. Também pode ser bendix do arranque que fica fazendo um barulho de enceradeira. De qualquer modo vc deve ir até uma oficina pois algo pode estragar definitivamente.

  26. Boa noite!
    Tenho uma cg 150 mix 2010
    Toda vez que eu tento ligar eu escuto um “tec” mais esse barulho e do lado da bateria
    Fiz um teste com uma bateria nova mais o problema persiste.

  27. Olá tudo bem Eu tenho um Del Rey 88 quando eu coloco a chave no contato e giro o motor de arranque não funciona e não faz nenhum barulho, nada nem sinal de vida.
    então eu deixo a chave ligada e com uma chave de fenda eu consigo fazer o carro funcionar ligando o motor de arranque localmente.
    faz pouco mais de um ano que eu fiz manutenção completa no motor de arranque .
    Pode ser algum fio solto? Apresenta o defeito frio pu quente, Obrigado pela ajuda

  28. Prezado boa tarde. Meu carro está ligando meio pesado, e as vezes dar também um ruído bem agudo ao ligar. O problema é no motor de partida? É muito grave? Tenho que ir urgente num especialista? Gentileza me ajude.

  29. Bom dia !!! Ve se voce pode me ajudar , tenho um Monza Tubarão 94 e meu motor de partida parou de funcionar nesse fim de semana ai retirei o mesmo e contatei que os dentes do benix estavam quebrados então levei a motor de partida para um eletricista ,ai ele abriu o arranque e ele estava todo quebrado por dentro também , então ele trocou as peças que estavam quebradas e me entregou o arranque testado e funcionando ok na bancada ai montei ele de volta no meu carro mais o motor ta girando pesado e ele custa pegar !!! Tem ideia do que pode ser ,???

    1. Olá Carlos. Primeiro é bom saber o que quebrou seu arranque. Isto não acontece sem um motivo elétrico. O comutador tem que ser verificado, assim como a fiação do arranque. Pode existir um relé de partida no sistema, muito comum de ser encontrado no Monza, que trava e o arranque agarra.O risco é acontecer de novo o defeito e quebrar o arranque consertado. Quanto ao peso da partida, se não acontecia antes, então o arranque não ficou 100 por cento e mais peças devem ser testadas, como embuchamento e induzido.

      1. Pois é mais a partida já estava pesada antes dele estragar e eu acho que ele estragou por causa disso , ele estava tentando girar o motor mais o motor esta muito pesado ai foi na onde ele arrebentou todo . como facho o teste para saber se o motor esta girando mais livre um pouco conforme tem que girar???

        1. O Monza tem este tipo de problema com o tempo: a partida pesar. Também acontece como o Vectra e o Astra. Talvez seja o ponto do carro ou velas ruins. O caminho é este.Sempre melhora quando se mexe nesta parte de alta tensão. Desligue a bobina do carro e repare se ele fica mais leve. Também não use gasolina mais barata. Ela pesa qualquer motor, até 1.0.

  30. Boa tarde,

    tenho um fusca 73 que já foi muito judiado, cheio de gambiarras. Quando comprei, o miolo saía com a chave sempre que desligava, um mecânico trocou esse miolo e voltou a funcionar. Passados uns dias o problema voltou. Mandei pra oficina de novo, dessa vez para fazer funilaria e arrumar outras coisas, inclusive o tal miolo, e no dia que me devolveram o carro, depois de uma novela de mais de 6 meses, o mecânico disse que tinha arrumado o miolo da chave que estava com defeito. Fui toda feliz dar a primeira volta no meu querido fusquinha e quando dei a partida, mesmo depois de soltar a chave ele continuou fazendo um barulho alto como se eu ainda estivesse forçando a chave. Na hora assustei e voltei depressa a chave, tentei de novo, fez o mesmo barulho, voltei a chave menos dessa vez e pegou. E assim foi, liguei ele umas 3 vezes e não pegou mais. Nem barulho, nem sinal de dar partida. A bateria tinha sido trocada no dia anterior. O eletricista foi em casa e disse que arrumou pra ele pegar e era pra eu levar na oficina, ainda liguei ele duas vezes antes de parar de funcionar de novo. Eu queria saber se esse barulho que dava a impressão de que ia acontecer um curto circuito tem realmente a ver com o miolo da chave, e qual a razão para o miolo ficar folgado e soltando, e o que pode ser o problema do barulho na hora de ligar. Grata! 🙂

    1. Olá Luh. Parece que o problema na chave continua. Mas se a mola de retorno (aquela que volta a chave quando soltamos a partida) for no miolo, então basta trocar a peça (o miolo onde vão os fios). Eu acredito que seja isso porque vc menciona que voltando um pouco a chave ele vira normal. Quanto ao barulho creio, que seja o arranque agarrando no motor e girando com ele, exatamente porque o miolo não volta e o arranque continua energizado. Isto pode danificar definitivamente o motor de partida e deve ser solucionado. Eu vejo que é um problema muito fácil de resolver, a não ser que não achem a peça nova e consertem com adaptação. Procure um eletricista mais experiente, vivido mesmo, que conheça mais do Fusca. Obrigado por participar.

  31. Olá, tenho um golf 2013, e quando vou dar a partida na maioria das vezes ele dá uma forçada, como se a bateria estivesse fraca, levei ao eletricista e o mesmo condenou a bateria. Coloquei uma bateria nova, e continua na mesma situação, o que poderá ser? Obrigado!

  32. Boa noite. Tirei a chave da ignição e o carro ficou ligado. Qdo coloquei a chave de novo ele fez um barulho estrondante por uns 40 seg e agora não liga mais… Não da partida . nem acende nada no painel. A luz de cima de dentro carro acende . o que pode ser?

  33. Olá…..Tenho um Santana 96 e o mesmo do nada parou de pegar quando tento ligar….viro a chave o painel acende mais nada de sinal do motor ….achei que fosse a bateria mais conectei com cabo em outro carro e nada…..a uns dias atrás começou um barulho tipo rolamento ruim no alternador….. será que ele travou de vez ou é motor de partida….

    1. Olá Adriano. Verifique o fio do arranque que tem uma tomada perto do positivo da bateria. Ele é vermelho e preto.Costuma dar muito mau contado nele. Mas o teste definitivo para a bateria é por outra no lugar e medir o alternador com um multímetro ligado nela. A medida tem que ser entre 13,5 e 14,5.

  34. Fiz meu motor de partida, e m assim ele esta fazendo aquele barulho, como se estivesse moendo td por dentro!!! O eletricista disse q pode ser a cremalheira!!! Oq vc me diz????

    1. Olá Anderson. Para se ter certeza do problema na cremalheira primeiro deve-se conferir o aperto do arranque na caixa, em seguida trocar bendiz e buchas. Se continuar o barulho um mecânico, não um eletricista, deve ver se a cremalheira também está com defeito. É assim porque de qualquer maneira vc vai ter que trocar o bendiz e as buchas, sendo o defeito na cremalheira mais raro.

  35. Olá amigo, vou descrever o defeito que ocorre no arranque da minha retro escavadeira, ela so liga se fechar curto nos terminais do automático o fio positivo da bateria e o da ignição. Ai ela pega.
    O que pode ser.
    Obrigado
    Abs

    1. Olá Ézio. Primeiro vc tem que medir se está chegando corrente no terminal menor do automático (fio mais fino) no momento da partida. Se não chegar, então pode ser problema no contato da chave, ou fio interrompido ou com mau contato entre a chave (ou botão de partida) e o auto mático. Caso cheque corrente, então vai ser necessário uma revisão com troca de automático e escovas. Muitos conseguem resolver este problema instalando o bom e velho “puxa- saco” de partida.

  36. Muito obrigado pela ajuda, fiz os teste e o defeito é a ignição ,onde a chave, quero ligar a maquina usando duas chaves, uma para ligar as luzes da bateria e pressão do óleo,depois uma de pulsar para da a partida. Ate comecei a fazer as ligações, ela liga blz, na chave de pulsar ,mas não esta apagando as lizes do painel, parece que a chave que faz acender as luzes não esta tendo nenhuma função… sem querer abusar da sua boa vontade. O que será que estou fazendo de errado?
    Abs

    1. Olá Ézio. Muito provavelmente vc está usando a corrente que vem direto da bateria. A chave deve ter duas posições, ou dois estágios. (liga/desliga ou a famosa tic-tac) e ser ligada assim: ligue um positivo em uma das entradas dela, na outra vai o fio que acende o painel e tudo que funciona pós chave na máquina. Simples. Talvez a chave que vc colocou esteja aberta (não desliga).

  37. Olá, tenho um corola 2003 e sempre que vou ligar ele tenho que primeiro dar meia chave aí volto a chave e depois ele liga normalmente. Por que será que nunca pega na primeira tentativa?

  38. Obrigada,mais agora volto com um problema maior só em duas semanas meu carro já queimou o motor de partida três vezes inclusive agora mesmo tá aqui sem funcionar e o cara arruma e com dois dias de uso ligo o carro e dar um sinal tipo de bateria descarregada quando tento ligar dinovo só sinto um cheiro de queimado e pronto já era queimou dinovo, até uma fumacinha chega a sair. nao sei mais o que fazer três vezes o mesmo problema não dar.

    1. Ola nanazinha. Se o motor de partida quebra todo fica evidente que algo na chave, ou entre ela e o arranque, está fazendo o arranque agarrar e girar com o motor. Uma inspeção elétrica na chave e relés deve ser feita urgente.

  39. Boa tarde peguei uma Palio wekkend e a chave veio quebrada n ignição, ela pega normal quando dou partida mas as vezes não pega daí tenho que dar tranco, mas daí chego em casa desligo e dou partida pega, será pq quebrou a chave dentro e tem q trocar ou pode ser outro problema? Desde já agradeço!

  40. Olá, meu carro sempre que passa em poças de lama a direção trava e ascende a luz da bateria o que pode estar acontecendo? desde já obrigada

    1. ola Bená. Você está descrevendo os sintomas típicos de correia de alternador e direção hidráulica com problema. Ela deve patinar com a lama e água e o alternador para de carregar (por isso a luz de bateria acende) e a direção fica dura. Procure um mecânico de confiança para solucionar o problema.Talvez esteja faltando uma para-barro por ali. Obrigado por participar.

  41. Amigos Bom dia, Tenho um Golf que está com Problemas no Chicote ( Parte Elétrica ) Ano 2002 2.0. Já Tentei comprar um Chicote para ele de outros Golfs, mas os Eletricistas Falam que é Diferente pois o Meu tem Teto Solar, por isso, Teria que ser outro Golf com Teto Solar, Se não, não iria Funcionar. Tenho 2 Chicotes de Golfs Identicos ao Meu, com Exceção do Teto Solar, e os Eletrecistas não conseguem Colocar o Chicote. Como o Teto Solar é um Acessório, será que não tem Mesmo como Colocar esse Chicote e Só inutilizar o Teto por Enquanto??? quem Puder Me ajudar, me dá uma luz Aí. Obrigado.

    1. Olá Naigel. Tem que examinar os chicotes que vc comprou. Se as tomadas forem iguais, e apenas vai sobrar a do teto, então é só ligar o chicote, cada tomada no seu encaixe. Mas pelo o que vc narra sobre a opinião dos eletricistas me parece que o chicote original é bem diferente nos seus encaixes. Neste caso tem que ser mesmo o chicote original. Outra opção seria a troca total. Ou seja: trocar toda a elétrica com seus chicotes, caixas elétricas etc. Mesmo assim vc perderia a elétrica do teto.

      1. Entendi Fernando. Estou nessa Luta. Pois os que Comprei Também são Originais, Mesmo Ano, mesmo Modelo, Porém eles só não Tinham o Teto Solar Mesmo. Como é Acessório, é Muito Dificil Encontrar um Carro Igual Vendendo Peças. Pensei de Algum Eletrecista conseguir pelo Menos Ligar as partes mais Importantes para COlocar o Carro Pelo Menos para Andar. Assim com o Carro Andando eu Conseguiria Correr Atras Mais A fundo do Chicote Certo. Com o Carro parado é complicado. Mesmo Assim Obrigado Fernando. Bom trabalho Aí

  42. Fernando o motor de partida do meu uno deu problema fazia so um tec troquei a selenoide ,só que ela não aciona e o motor não liga ao fazer os testes testei todas as peças individual mente mas quando montado não funciona não da nem um sinal .

    1. Olá Jorge. Confira a ligação do do motor de partida. Veja se algum fio foi ligado errado, como o que aciona o solenoide e o positivo do parafuso central. Se tudo estiver ok, chegando corrente nos dois, então desmonte o arranque e o monte de novo, prestando atenção em todas as peças e parafusos.

  43. Opa, tudo bem? Tenho um Celta 2005 e passei em um alagamento há algum tempo atrás. Ficou um barulho estranho no início, tipo um assovio que acompanhava a aceleração, mas foi indo parou. Não sei se tem relação, mas esses tempos, ele está ruim pra dar partida, além de, ter um barulho quando ligado. Não é um assovio mais, mas tipo um tec tec mesmo. Já viu algo semelhante? O que acha que pode ser? Desde já, obrigado pela atenção!! Abraço!

    1. Olá Pedro. O alagamento deve ter atingido a correia do alternador. Lama agarrou por ali. leve até uma lava-jato e peça uma limpeza total da parte baixa do motor. depois, se o barulho continuar, leve o carro até um mecânico para ser avaliado as correias e polias.Quanto a partida, a bateria deve ser testada.

      1. Grato pela resposta. Levarei ao lava jato. Eu testei a bateria e está tudo ok, testei-a até mesmo na partida do carro. Acha que pode ser o alternador? Até mesmo esse barulho, pode estar vindo dos rolamentos e este está atrapalhando o funcionamento do alternador na hora da partida?

          1. É. Então acredito que possa ser isso. Enfim é torcer pra que seja só o rolamento e que este não tenha afetado o funcionamento do alternador como um todo. Grato.

      2. Boa noite tenho uma Mercedes bens sprinter 312 já a ajum tempo quando dava ao arranque passava.se muintas vezes quando rodava a chavis ligava a luz do painel e não dava sinal nem um esforçava varias veses e la pegava .mas agora acende a luz do painel e não da sinal nem para trabalhar já tentei puxar com outro carro e e não da cinal de crer trabalhar da empressao de tar trancado por não deixa rodar as rodas

  44. ola .tenho um corsa max 1.8 2004. e a um ano e meio atras tive que trocar o arranque porque travou e quase pegou fogo. agora essa semana travou de novo. o que pode estar causando isso?

    1. Olá Roberto.Eu tenho observado isso mais no Celta. Mas é sempre com carros que rodam muito como táxi, por exemplo. O que normalmente acontece é que o automático abre energizando o arranque que trava no motor. Veja a marca do seu arranque e opte pelo de marca bosch. Eles tem durado mais. Também peça uma revisão no comutador da chave.

  45. Tenho uma zafira 2008 2.8automatica ,quando aquece não liga ,fica só fazendo um “TEC” e só liga depois de mais de uma hora i que pode ser e o que devo faser ,por favor me ajude !obrigado

  46. Boa noite, eu tenho um corsa que está apresentado um defeito , a chave vida mas o motor não liga só pega se for no tranco co.o posso resolver isso???

  47. Boa noite ! Tenho um pálio 2001 e quando tento dar a partida, as luzes do painel se acendem normalmente, mas o motor de partida não dá nem sinal de vida. Girando e segurando a chave nesta posição, o carro pega normalmente. O problema eh que diversas vezes tenho q repetir este processo várias vezes até ele pegar. Pelo que li nos comentários anteriores imagino que possa ser o miolo (que está com folga), ou as escovas. O que você acha?

  48. Boa tarde, troquei o gàs do arcondicionado do meu carro um celta Lt, e depois de 2 horas após a troca meu carro não liga mais, retornei onde foi feito a troca e o mecânico disse que ė o motor de arranque, porém nunca identifiquei nenhum barulho ou ruído ao ligar meu carro.

    1. Olá Monica. Obrigado por participar no nosso blog. Um arranque não precisa fazer barulho para estragar. É até melhor que não faça, pois o conserto será mais simples e barato. Mas vá até um eletricista de confiança e peça que teste a bateria e a fiação do arranque. Pode ser que algum fio esteja solto. Existem possibilidades bem mais simples.Lembrando que a simples troca de gás não interfere no estado do arranque

  49. Boa noite. Tenho uma pick up corsa 96 1.6 estou com um problema, ela liga e pega mas o motor de arranque continua batendo com ela ligada e mesmo eu desligando a chave da ignição ela continua ligada e batendo arranque só para tirando cabo da bateria, oque pode ser? Abraço aguardo maiores informações. Obrigado

    1. Ola Lucas. Pode ser automático do arranque agarrando, fio do comutador (atrás da chave) com defeito, ou até um relé de partida instalado por outros e com defeito. Leve ele até um eletricista de confiança, pois vc pode perder o arranque. Abraços

  50. Olá Fernando!!

    Tenho um celta 2003 1.0. Ele não está dando partida. As luzes do painel acendem mas não dá partida. È problema na bateria?

  51. BOA noite, tenho um kadett 96 e ele não está dando partida, a chave liga até as luzes do painel, mas quando vira a chave não acontece nada nem barulho nem nada tudo no silêncio, parei na padaria, qndo fui sair aconteceu isso, tive que fazer pegar no tranco para mim chegar em casa e colocar na garagem agora estou com medo pois falaram q nao faz bem para o carro pegar no tranco mas creio que vai ser a única solução para conseguir tiralo da garagem e levar ao mecânico, vcs tem alguma dica do que pode estar acontecendo?

    1. Olá Felipe. O teste mais fácil é dar a partida com outra bateria ajudando. Fora isto pode ser motor de partida ou comutador de partida. Existe a possibilidade de ser fio partido ou de existir um relé no meio do caminho até o arranque. Tranco é perigoso porque pode fazer a correia dentada pular ou mesmo quebrar.

      1. Bom dia, muito obrigado pelas dicas, levei ao eletricista e o problema era na fiação da ignição que se rompeu, resolvido em 5 min, obrigado

  52. Boa tarde, pelo que eu li parece ser o bendix do meu carro que está com desgaste. ele as vezes ao dar a partida ela faz um barulho tipo uma enceradeira mesmo ( zummm ) rrs, mas fico em dúvida porque ele só faz o barulho raramente e na segunda ou terceira tentativa ele funciona, o que vc acha ?

    1. Olá Marcos. Obrigado por participar. O que acontece é que o Bendix tem um conjunto de engrenagens dentro dele . Ele começa estragando algumas destas engrenagens e por isso patina somente quando a parte estragada pega o peso do motor. Com o tempo aumenta o defeito até não girar mais. Abraços.

  53. Bom dia Fernando, tenho um Citroen c4 1.6 2009 ,mês passado ao sair c o carro ele andou cerca de 5 km e saiu muita fumaça no capô levei até o eletricista e disse que era o motor de arranque,feito o reparo em menos de um mês ao dar a partida o carro fez mto barulho e saiu mais fumaça ainda,levei novamente no eletricista que fez o reparo, 3 dias depois ao dar a partida fez o barulho de enceradeira ,desligue rápido pois tive medo de queimar de novo,já não sei mais o que fazer

    1. Olá Jarlom . É vidente que algo está fazendo seu arranque agarrar na cremalheira do motor. Pode ser comutador de ignição, algum relé de partida original ou instalado e desconhecido pelo eletricista, ou até mesmo um fio colado. O barulho de enceradeira já é defeito no Bendix do arranque. Eu sugiro que procure uma oficina especializada em citroen, pois eles vão direto no problema do seu carro.

  54. Boa Noite
    Hoje quando fui ligar meu Agile 2011 ele não ligou. Quando tentei pela 2a vez ele ligou e ficou fazendo um barulho estranho. Tirei a chave e ele não desligava ,e o barulho continuava. De repente um cheiro forte de queimado. O que pode ser? Por favor me ajudem

    1. Olá Lucélia. É provável que o motor de partida tenha agarrado no motor. Muitas vezes, neste caso, pode ter estragado muito a peça. Um eletricista vai ter que olhar e também descobrir o que causou isso,senão vai ocorrer novamente com a peça nova.

  55. Quando desligo o carro e ligo logo em seguida o carro não dá partida, isso com ele quente, depois de um tempo de esfriar ele pega. Hoje fui abastecer depois tentei ligar e nada de pegar, tentei várias vezes aí começou a sair fumaça do capô e um cheiro de queimado, parei de tentar e depois de um tempo ele pegou, o q pode ser?
    To muito preocupado com o custo do serviço. Moro em recife/PE.
    Obrigado!

  56. Bom dia, eu tenho um gol ap 93, ele era turbo devido à tantos problemas mandei tirar o turbo e torná-lo original, mas não mudei o cabeçote e nem o carburador que é o webber 40. Refiz o motor troquei tudo bielas, anéis, pistões o carro ficou bala batia e pegava de primeira e andando muito. Depois de dois dias parados hoje cedo dei partida e pegou de imediato sai quando fiz o retorno o carro desligou, e depois só faz um tec e não roda o motor nem o motor de partida.
    O que pode ser isso ?

    1. Olá Gustavo. O “Tec” é, na maioria dos casos, sintoma típico de automático de partida com defeito. Ele faz parte do arranque e fica fixo em cima dela. Vai ser necessário retirar o arranque e confirmar o defeito com alguns testes de bancada. Mas é um serviço relativamente fácil e não muito caro. Obrigado por participar.

  57. Boa tarde, tenho um Tempra Ano 97 e ele está com problema sempre depois que eu uso o carro ele não liga, ou seja sempre quando pego muito trânsito, ou um trajeto mais longo, dai sempre que desligo e vai ligar novamente ele não pega, mais depois de um tempo ele volta a pegar sempre na primeira, e tipo quando isso acontece não da nenhum sinal de vida, viro a chave até o final e até parece que é falta de bateria mais não é pois eu já testei o alternador e bateria, e ela está sendo carregada, aparentemente depois dele esfriar um pouco volta a pegar o que pode ser isso?

    1. Olá Ederson. Pode ser arranque pesado por caloria do motor, relé de partida oculto, ou instalado sem seu conhecimento e com defeito, até problema no comutador da chave, onde vão os fios, que esquentam muito e corta a partida. Algo com certeza está esquentando e cortando a partida.

        1. Quase sempre o arranque não apresenta defeito, por isso eu sempre olho primeiro outros possíveis defeitos mais fáceis para evitar de mexer no arranque. Mas se nada a mais for descoberto, então as escovas e o induzido tem que ser verificados com o arranque na bancada.

      1. Tinha um que no manual pelo menos fala que é Relê da Ignição que realmente estava com problemas mais já foi trocado, mas não melhorou nem piorou o problema.

    1. Ola Maurício. Obrigado por participar. Seu problema pode ser aterramento principal ruim, motor de partida fraco por calor, ou embuchamento e escovas ruins. Mesmo assim um eletricista vai ter que dar uma verificada no arranque na bancada.

  58. Olá, tenho um novo uno way 2010 as vezes quando vou dar a partida ele fica “engasgando” e só pega na segunda tentativa fui a uma oficina e me informaram que é a escova de arranque que precisa ser trocado será que procede?

    1. Olá Andrey. Pode ser. Mas eu acredito que isso é mais provável se o seu Uno for muito rodado. Se a quilometragem for baixa não tem sentido as escova gastarem visto que o arranque é pouco utilizado no dia a dia.(a não ser que seja um defeito de fábrica, o que eu nunca vi) Primeiro verifique a bateria. Se for original troque-a, mesmo que o problema persista, pois vai te deixar na mão. Outra possibilidade é uso constante de álcool (se for o seu caso). A partida neste caso sempre fica pesada.

  59. ola bom dia,tenho um siena 98 1.6 8v,quando eu giro a chave além do ”tec”o painel apaga e tbm o radio,e não da partida o que pode ser? desde já muito obrigado.

  60. Opa. Aí ideia alguém por favor.
    Levei meu Kadett 93 lite em uma elétrica e foi trocado o automático do arranque dele, porém qdo foi colocado um novo ele queimou, não sei se foi o kra que mexeu em algo errado ou outra coisa, isso ocorreu duas vezes tendo dois automáticos novos queimados, o terceiro colocado ficou bom. Porém agr o bico i jetor de gasolina dele está injetando muito combustível e o carro custa a ligar e fica embolando. Será oq isso? Será que este curto afetou o bico i jetor?

    1. Olá Charles. A princípio o sistema de arranque não tem nada haver com o de bico da injeção, são circuitos separados.Automático queimar assim é sinal de peça ruim e a terceira, a que ficou boa, é de marca melhor. Isto acontece muito com automáticos recondicionados ou remanufaturados, como vem escrito em algumas embalagens. Seu carro possui um regulador de pressão de bico, um parafuso que fica perto dele ( se ele for de um bico só). É ali que o reparador tem que trabalhar.

  61. bom dia, tenho um gol bola 97 (gasolina) e ele nunca apresentou nenhum barulho no motor quando dava a partida, outro dia sai com ele, desliguei e ao voltar nda dele pegar, sem sinal nenhum e so pegou no tranco, apesar da bateria nao estar muito franca dei uma carga nela mas mesmo assim ao girar a chave nem sinal do bicho, as luzes do painel ate diminuem mas o motor de arranque nao responde. Poderia me dar sua opiniao?

    1. Olá carlos. Me parece ser defeito intermitente na partida, algo bem comum no Gol bola. Mas o sistema de partida tem outras peças além do arranque como: miolo de ignição, fiação ou até algum relé no meio do caminho. Sugiro que veja uma conexão que fica perto do positivo da bateria. É um fio não fino, de cor preta com listra vermelha. Ali existe tal conexão exatamente para testar o arranque ou virar ele em caso de emergência. Esta conexão costuma dar mau contato. Por fim, o arranque em si. Neste caso ele tem que ser retirado e examinado na bancada. As escovas e o induzido são os principais causadores de defeitos no arranque. O aterramento do carro também merece uma revisão. A luz diminuir na partida significa que a corrente chega ao arranque ou fraca ou encontra muita resistência do próprio arranque. Abraços e sucesso por aí.

  62. Olá boa tarde
    tenho um citroen c3 2008 glx e está com a agua do reservatorio do motor vazando rapido não vejo a agua cair no chão e quando ligo o carro faz um barulho tipo assim SUM o que pode ser? Já troquei a tampa do reservatorio,a borracha tb mas nada resolve. Desde já muito agradeço

    1. Olá Adriana. É muito importante que se descubra porque a água baixa tão rápido. E no seu caso vai ser necessário levar até uma oficina, pois vazamentos acontecem com o carro andando ou até mesmo de outras formas, como misturada no óleo do motor. Já o tal barulho, se o motor do carro não gira na hora que ele acontece, pode ser o arranque deslizando. Seria como o barulho de uma enceradeira. Neste caso o motor de partida tem que ser retirado e a peça a ser trocada se chama “eixo bendix”. No post fala sobre este problema. Obrigado por participar.

  63. Boa noite
    Tenho um corsa 1.8 2005 flex só abasteço o mesmo com gasolina. E faz algum tempo que acontece este defeito intermitente, quando dou partida no carro às vezes ele pega de primeira e outras não, outras vezes demora bastante mais pega. Nota-se quando dá este problema na partida que o motor de arranque gira (escuta-se o barulho) mais o motor não pega. Será problemas no bendix?

    1. Olá Fernando. Obrigado por participar no blog. Se o motor gira, então o bendix está bom. Quando dá este defeito parece uma enceradeira e o motor nitidamente não gira. Acredito que seja álcool na gasolina e a partida gira mais e o motor demora a pegar. Isto tem acontecido muito.

  64. Tenho uma eco 2006 ando com ele uma meia hora esquenta e não pega mais só quando esfria já troquei as escovas o q pode ser!

    1. Olá Ronaldo. Se a partida pesa, então pode ser aterramento ruim do carro, induzido do arranque não suportando a caloria do motor. É um caso para ser verificado por eletricista experiente. Eu já peguei casos que era até velas ruins, que forçam a partida com o carro quente.

  65. Olá, tenho um Celta 1.0 2009, motor VHC, quando dou partida ele emite um som tipo “rasgando”, para a zuada e liga normalmente, as vezes é só na primeira, as vezes em todas, porém mais baixo, o que pode ser?

    1. Ola Adelino. Pode ser defeito no eixo bendix. Ele deve ser examinado por eletricista. Confirmando o defeito o bendix deve ser trocado juntamente com as buchas do arranque. É um serviço barato e rápido.( aqui em BH). Obrigado por participar.

  66. Ola tenho um pólo 2005, ele ta dando problema q, quando o motor ta frio ele dar partida normal, e quando o motor quente a partida ficar pesada, já troquei a bateria e não resolveu…..

  67. Bom dia Fernando, tenho um focus 2007, ontem estava andando porém quando eu pisava na embreagem para troca de macha fazia um barulho como se estivesse pisando no acelerador, pois bem só que hoje fui liga o carro na 1 partida fez um barulho que ia pega mais morreu, agora gira a chave só acende a luz do painel e mais nada não liga, antes disso eu tinha que força um pouco a chave para pega agora nem forçando.

    1. Olá Roberson. primeiro tente uma chupeta na bateria e vja se normaliza. Sendo assim o defeito está por ali. Mas se vc já percebeu este defeito de forçar mais a chave para virar, eu acho que uma ida até um chaveiro é válida para que ele veja se há folga no tambor.

  68. Olá, eu tenho um Prisma 08 1.4 flex e o motor de arranque faz barulho opôs dar a partida quando o motor de arranque sai do volante, um barulho de arranhado … Poderia me dar uma dica do que pode ser?

  69. Ola, eu tenho um Fusca, ele estava normal so que a bateria descarregou, ai dei uma carga nela coloquei de volta certinho, ai quando dei partida ele fez o TEC e começou a xia e subi um cheiro de queimado, o que poderia ter acontecido? Presciso de ajuda urgente!

    1. Olá Igor. Talvez o arranque tenha agarrado no motor ou entrado em curto. Mantenha a bateria desligada. Mas vc vai precisar da ajuda de um eletricista.Também pode ser fio positivo encostando na lataria.

  70. Tenho um g4 2007, ligo a chave de ignição ele acende o painel mais não da partida , ja tentei até no tranco e ele não pegou .O que pode ser?

    1. Olá gercinaldo. Pode ser miolo da chave bambo (neste caso balance a chave na horada partida e veja se pega), fiação do arranque ou ele mesmo. Fica difícil dá um diagnóstico porque alguns testes tem que ser feitos pessoalmente. Faça uma chupeta na bateria e veja se as luzes murcham na partida. Neste caso a corrente de partida está sendo bloqueada em algum ponto, normalmente no próprio arranque.

  71. Boa noite
    Tenho um Vectra 98 Gasolina e Gnv.
    As vezes quando dou partida, so depois de um tempo o motor liga, fais aquele barulho de como vai girar o motor mais tenho que ficar segurando alguns segundos ai pega, isso tanto na gasolina como no gnv, ele demora mais sempre pega, e as vezes pega normal bato na chave e pega. Sera que pode ser as escovas?
    Obrigado.

    1. Olá Samuel. Se o motor gira pesado, meio lento, sim pode ser a escova baixa, pois tem muito álcool na gasolina e o frio que chegou. Mas se ele gira solto e simplesmente não pega, neste caso um mecânico vai ter que analisar pessoalmente.

  72. Olá!!! Tenho um gol g3 16v as vezes quando vou dar a partida o motor trava e quando tento novamente ele pega. Vc pode me ajudar. Obrigado

  73. Poxa, me ajudou bastante adica do amigo Fernando, o motor de partida estava “rasgando” depois da partida, como ele falou, levei para um eletricista, foi feito uma limpeza, paguei R$50,00, está como novo, até “assoviando” como novo. Obrigado a todos que conpõem o site.

  74. olá Fernando tenho um logus 1.8ap e ele esta com seguinte problema , nao liga nas manhas ou noites de frio, mais após o dia esquentar ele liga normalmente; Acende todas as luzes mas quando gira a chave nao faz nada, nenhum barulho.No decorre do dia a dia nao tenho esse problema, o que pode ser?
    forte abraço

    1. Olá brunno. Se for a álcool peça uma revisão na partida a frio. Pode ser também fiação do arranque, desde a chave até o automático do arranque. Existe um fio perto do positivo da bateria. Ele é preto com listra vermelhas e costuma ter um plug ali. Ele é do disparador do arranque e costuma dar mau contato. Fora isso vai ter que retirar o arranque e revisar na bancada.

      1. Olá Fernando meu logus é gasolina e lendo alguns posts acima descobri o “macete” de ligar o carro apertando a embreagem depois disso nao tive mais problemas.
        sabe o que pode ser?

        abraços

        ótimo blog parabéns pela iniciativa

  75. olá fernando,tenho um corolla 2014,fui dar na partida e só faz “tec“peguei nos relés e estavam quentes,e no motor de partida e estava quent,será q o problema estar no motor de partida???

  76. Boa tarde, ótimas dicas.
    O meu xsara Picasso 1.6 16V 2006/2007 está com problema na partida com o motor quente. Pelos seus relatos, trata-se do Automático (o Tec e mais nada), levei ao eletricista e o mesmo disse que teria que abrir pra poder ver o que teria acontecido, mas que não ficaria por menos de R$300,00. Então resolvi comprar um novo e original por R$480,00. O problema é que o acesso ao motor de partida no picasso é bem complicado. Teria alguma dica de procedimento para eu trocar a peça? abs, Renato Santos

    1. Olá Renato. Você vai ter que levantar o carro e usar de cavaletes. Desligar o negativo da bateria é primordial. Retire tudo que for possível do meio do caminho, como peito da aço e proteções de plástico. Ao localizar o arranque observe o novo para ter noção de como ele é preso no carro. Você vai precisar de chaves de estria e boca de 13 a 17 mm (ou mais). O carro também deve ser calçado com um toco e deve estar engrenado e nivelado, jamais em piso inclinado. Toda a fiação do arranque tem que ser desligada (porcas e porquinhas) e anotada as posições para religar depois. É um trabalho meio árduo para quem nunca fez o serviço. Pergunte a outro eletricista quanto é a mão de obra pra trocar o arranque, visto que o mais caro vc já pagou. Talvez seja a melhor opção. Abraços

      1. Boa noite Fernando. Primeiramente muito obrigado pelas dicas. Infelizmente só vi sua resposta agora a noite e fiz a troca hoje pela manhã. Pelo que vi descumpri dus regras que você me passou, 1- não deixar o carro inclinado e 2 – não deixar o carro engrenado. Mas graças a Deus deu tudo certo. Retirei as mangueiras do filtro de ar para ter acesso ao parafuso de cima e o protetor de cárter para retirar os parafusos de baixo. Realmente foi bem trabalhoso. Mas além da experiência (gosto de cuidar do meu carro) economizei R$180,00 de mão de obra (orçamento que tinha). Ps. semana passada troquei os amortecedores traseiros e a válvula termostatica. Próximo passo: pressostato do ac que também é de dificil acesso. Parabéns por compartilhar o seu conhecimento.

  77. boa noite! estou com um grande problema tenho um caminhao accelo915mb troquei todas as peças do arranque tento ligar o carro e nao firma na terceira ou quarta tentativa o arranque esquenta muito o que pode ser. o motor virando pesado ocorre esse problema

    1. Olá Jorge. Obrigado pela participação no blog. Se forma trocadas todas as peças, e elas são novas, resta a bateria e o aterramento do arranque para ser testado. Mas já vi casos em que o motor do caminhão está muito pesado e o arranque esquenta, estragando novamente. Eu mesmo já cuidei de um caminhão assim e o resultado final era os casquilhos do motor rodando. Mas isto não significa que seja o seu caso. Pode ser diesel ruim, bomba etc.

  78. Boa noite,
    Tenho um novo Palio, com menos de quatro anos de uso, que está apresentando um problema: quando o veículo ainda está quente, ou seja, o desligue a pouco tempo, e tento ligar novamente ele não liga, apenas depois que esfria ele pega, levei ao mecânico segundo ele na época, a um mês atrás fez limpeza em peças no motor de partida e tudo certo, mas agora o problema voltou, o q pode ser? Por favor me ajudem!!!

  79. Boa tarde amigo, primeiramente quero parabenizar pelo site e seu esforço em ajudar as pessoas.
    Amigo eu tenho um motor perkins de D20 que comprei como bom e ” funcionando ” esse motor esta no chao de casa, fui tentar fazer pegar e faz tec tec tec e nao gira o motor sendo que o automatico de partida e novo, testei o motor de arranque fora do motor e esta funcionando, qual poderia ser o problema ? sera que esse motor esta travado pois esta a quase 1 ano parado e nao da nem sinal de giro e a bateria que estou usando e de caminhao, aguardo grato pela atençao.

    1. Olá Ricardo. Obrigado pela sua opinião sobre o site. Me parece que sim, o motor pode estar com defeito. No mínimo pesado a ponto do arranque não conseguir virar. Eu já vi isso acontecer antes. Perceba se o arranque também esquenta muito. Mas um mecânico pode confirmar o estado do motor girando a polia do virabrequim. Outra possibilidade é a regulagem do automático, se ele for fixo por dois parafusos no corpo maior do arranque. Em alguns arranques do motor perkins também existe a regulagem do garfo. Mas os sintomas são típicos de algo pesado.

  80. Estou com meu carro demorando para pegar, geralmente, na segunda ou terceira tentativa é que ele liga. Será que é o motor de partida que já está com as buchas se desgastando?

  81. Oi,alguém pode me ajudar tenho um gol g5 2011 v8 1.0 flex ,ontem depois que mandei lavar o motor e debaixo do carro ,levei ate em casa depois de umas duas horas fuu liga-lo e na ignição fez um barulho bem fraquinho e não ligou o motor, depois tentei de novo dai ligou normalmente, sai fui trabalhar quando cheguei ao meu destino percebi que estava com barulho estranho dentro do capo ,abri o capo e percebi que estava com um cheiro de queimado e fazendo barulho que não é o normal. Queria uma resposta e quanto será que vai ser esse serviço. Obrigado.

    1. Olá Cristiana. Pode ser algo mais simples que molhou, como a correia do alternador e ela fica patinando, como pode ser o arranque. O mais importante é levar o carro até um eletricista o mias rápido possível para apurar o defeito e até evitar um dano maior.O quanto custa é muito variável, dependendo do tempo até fazer um orçamento.

  82. BOA TARDE, MEU NOME É ANDERSON E MEU CORSA NA HORA QUE EU VIRO A CHAVE O RELE FAZ UM BARULHO E ESTA ESQUENTANDO MUITO E CHEIRA QUEIMADO, ESPEREI ESFRIAR E CONSEGUI LIGA O CARRO COM MUITA DIFICULDADE , COMEÇEI A ANDAR NO CARRO E FUI LIGAR O FAROL E CARRO MORREU , TIVE QUE DAR TRANCO! MEU CARRO É UM CORSA 95 1.4 GL

    1. Olá Anderson. Vc não deve insistir em andar com o carro nessa condições. O prejuízo pode ser maior. Um eletricista tem que revisar o sistema de partida e descobrir porque este relé está esquentando. Quando se liga o farol e o carro morre, pode ser alternador com defeito. Ele também tem que ser medido pelo eletricista nos pólos da bateria com um multímetro.

      1. Amigo Fernando,tenho uma palho motor fire o motor esta muito pesado e as vezes chega a nem ter força para virar principalmente quando esta quente ,mas as vezes mesmo quente ele pega,mas agora o motor esta tão pesado q não pega mais… oq pode ser amigo,desde já agradeço…

        1. Olá Jailson. Primeiro vc deve testar ou trocar a bateria como teste para ver se melhora ou acaba o problema. Mas por dar o problema com o motor quente, e as velas e cabos, e alternador, estão bons, então o arranque vai ter que ser testado na bancada.Cabos da bateria, nas suas outras pontas ( arranque e caixa de marcha para o negativo) também devem ser verificados.

  83. boa tarde amigo. Muito bom seu comentário.
    Tenho um fiat Idea 2010, fiz toda a revisão no motor de arranque e tudo funciona perfeitamente, inclusive a bateria está ok. Ontem ao sair com ele quando estava retornando, fui ligar o carro e não deu nem o solo. O carro encontra-se parado, me falaram que pode ser o Comutador de ignição. Verificando na autorizada o valor está em torno de 260 reais. No mercado livre está em torno de 53 reais. Perguntas :
    Por que tanta diferença de preço ? Vale a pena comprar o mais barato ??
    Pode ser outro problema ??
    OBS: empurrando o carro funciona normalmente….desde já agradeço…

    1. Olá Ivo. Qualquer peça de autorizada é melhor e muito mais cara. As paralelas são duvidosas quando compradas pela internet. Melhor seria se vc fosse até uma casa de peça de bom nome, pois algumas marcas não originais atendem bem. Mas pode ser sim outro defeito, talvez até um fio solto entre a chave e o arranque. Sugiro que leve até um eletricista de confiança para avaliar o caso. E se a revisão foi recente, então vc deve retornar sem nenhum receio e relatar a situação. Cuidado com o tranco (pegar empurrando). Os modelos da Fiat são muito sensíveis a isso.

  84. Boa noite!
    Tenho um fiesta 2007, as vezes quando vou liga lo parece q o motor engasga, tento algumas fezes e ele pega, roda normal, aí acontece novamente,o q pose ser ? Pois o eletricista disse q a bateria está boa…

    1. Olá Junior. Se acontece com ele frio, verifique se o reservatório do flex está funcionando. Velas e cabos também podem influenciar. Por fim verifique o negativo da bateria (as duas pontas) e o arranque que deve ser testado em uma bancada.

  85. Boa noite!
    O carro começou a fazer um barulho estranho alto de ferro com ferro antes de dar a partida parece que esta quebrando, o motor não pega quando faz esse barulho, mas isso ocorria de vez em quando mas o problema foi piorando a ponto de ser difícil fazer funcionar, mandei para o conserto e estava todo desgastado, foi substituído praticamente o kit todo do motor de arranque e foi visto que não é a cremalheira, as peças foram todas substituídas melhorou ele pega de primeira normalmente, mas as vezes esse barulho aparece novamente. Oque poderia ser?

  86. Minha frontier 2004 so liga na segunda tentativa. Na primeira ele tenta ligar porém morre do nada na tentativa dessa partida, na segunda ele consegue partir normalmente. O que pode ser?

  87. Olá!
    Muito informativo seu blog!
    Será que pode me ajudar com Kombi? Tenho uma Kombi 97, gasolina, um carburador. Tivemos o que pode ser uma série de azares muito grandes ou temos algum problema sério que não conseguimos identificar.
    Após uma manutenção, ao religar a bateria, não vimos que o rádio ficou ligado, o que descarregou a bateria por completo. Trocamos a bateria por uma nova, mas poucos dias depois ficamos empenhados: guincho até uma mecânica, era o distribuidor. Distribuidor trocado, andamos normalmente com ela por uns dias e começou a falhar o arranque. Retiramos o motor de arranque em casa mesmo, compramos um novo, instalamos ontem. Funcionou, deu a partida normalmente uma, duas, três, quatro vezes. Na quinta demorou pra pegar e na sexta não pegou mais. Agora testamos a bateria e o alternador com o multímetro, aparentemente o alternador (que foi trocado em novembro do ano passado) não está carregando a bateria. Com isso ficamos na dúvida se o motor de arranque estava realmente com problema ou se já era o alternador, mas como ligou com o motor novo, descartamos isso.
    Essa sequência de peças estragadas pode indicar algum problema mais grave na parte elétrica ou é só um grande azar mesmo? Se o alternador estava estragado há algum tempo, daria problema também no motor de arranque?
    Você pode nos dar alguma luz? Estamos quase desistindo da kombosa, muitos problemas na sequência.
    Desde já, muito obrigada!

    1. Olá Karine. Não desista da Kombosa! Eu também fui kombeiro e pretendo voltar a ser. Me parece que todo o problema de arranque e bateria foi causado pelo alternador. Foi uma sucessão de coincidências que levaram a este desgaste. Mesmo assim acredito que o arranque foi uma boa troca visto que por ali, na partida de uma Kombi, tudo deve ser novo ou consertado. Ponha um alternador novo. Não conserte o antigo ou compre um remanufaturado. O alternador de uma Kombi é o acessório mais exigido. Faça isso e seja feliz com sua Kombi!

  88. Boa noite, estou com um problema que anda tirando meu sono. Tenho um Brava 1.6 16v. O carro estava funcionando normalmente, até o alternador não carregar mais, então troquei o regulador de voltagem. Resolveu o problema de carregar a bateria, que aliás é nova. O problema é ao dar a partida, o motor de partida fica ligado. Não é comutador porque ao desligar o carro tudo desliga. Foi só trocar o regulador que ficou assim. Na primeira partida após a troca já deu esse problema. Vi os fios e parece tudo OK. O que pode ser?

    1. Olá Rogerio. O teste a ser feito é desligar o fio acionador do arranque e procurar o defeito a partir daí. Se forem dois finos e separados deve se fazer o teste nos dois. Muitas vezes existe um relé auxiliar de partida no meio do caminho ao arranque. Estas são as possibilidades que penso no momento, ja que o comutador foi descartado. O teste também pode ser feito a partir deste comutador. Eu sugeri os fios do arranque porque existiu serviço naquela região que é muito apertada. Abraços e de retorno.

  89. olá! meu palio 1998. quando ligo a chave só faz um barulho tec e pronto! quando tiro o arranque e faço o teste fora do motor ele funciona. o que será? pode me ajudar por favor?

    1. Olá Julio. Obrigado por participar. Se o “tec” é lato e dá para ouvir de dentro da cabine viondo motor, estão é sinal típico de auto ma´tico ruim. Na bancada o defeito some porque a fonte de energia está mais perto, com menos fim no caminho. Um teste é: quanto acontecer peça alguém para dar a partida, (caro em ponto morto) e vc da uma ou outra pancadas com um objeto em cima do automático. Se girar, é outro sintoma de ser automático com defeito. Fora isso somente um eletricista com alguns testes bem específicos vai poder te ajudar.

  90. Boa noite, tenho um New Civic e sempre liguei normalmente o carro, tenho suspeita de algum vazamento de corrente mas nunca mandei olhar. Ontem estacionei o carro normalmente hj fui ligar e só deu um “tec” primeiro pensei que fosse bateria, encostei outro carro dei a famosa chupeta e nada, do mesmo jeito, como é manual decidi empurrar e pegou de primeira. Poderá ser MOTOR DE ARRANQU/ AUTOMATICO ou talvez bateria? Sendo q os vidros elet. Som, ambos normais e com chupeta de 30 min nada mudou. (O outro carro ligado) Jetta 2.0 bat 70 AMP HELIAR. Já fiz chupeta outra vez q esquecia as luzes acesas.

      1. obg Fernando, minha suspeita que seja o automático já que ele n chega a tentar ligar. só não entendi o ETC mas tudo bem. Abraço e parabéns pelo blog/site muito bom.

  91. Olá. Tenho um Novo Palio atractive 2013, já foram trocadas por três vezes as escovas do motor de arranque. A última há quase três semanas, e já começou a “engatar” na hora de ligar o motor. O que será?

    1. Olá Elivaldo. Primeiro é preciso saber se o suporte de escovas e as escovas são originais. Hoje em dia não se troca apenas as escovas e sim o conjunto todo. O induzido ruim também gasta a s escovas rapidamente. Mas nesse caso compare o preço de um arranque novo com o preço da troca do induzido e o que vc já gastou no todo. Muitas vezes a reforma de um arranque fica mais caro ou igual ao preço de um novo.

  92. boa noite, tenho um chevette com motor ap injetado, o arranque esta me dando problemas, viro a chave e a bomba faz o barulho normal que esta funcionando, porem quado dou na partida ele faz tec, dou na partida novamente e ele so faz tec, dai reparei que vou na correia do alternador e viro um pouco com a mao e ele faz um barulho parecendo que soltou algo, porem dou partida e ele faz tec novamente, as vezes ele pega, mais as vezes nem tentando um monte, a minha bateria comprei faz uns 20 dias, vi o aterramento do carro e o fio que sai do negativo da bateria vai direto na lata do lado, e so tem outro aterramento saindo da caixa indo pra lateria do carro, nao deveria ter um saindo da bateria e indo pra caixa, outra coisa o que sera esse tec…sera que e o automatico ou pode ser algum rele

    1. Olá Cristiano. Grato por participar no site. O tal “tec” é sintoma típico de automático ruim, desde que seja alto. Um teste é dar umas pancadinhas em cima do automático. Se ele virar o defeito está descoberto. Se ele ainda vira algumas vezes eu acredito que o defeito é apenas no automático. A vantagem deste defeito é que o arranque vai para a bancada e todas as peças devem ser testadas. O aterramento do motor AP é assim mesmo. Mas reforçar, por ser em um Chevete, vale sempre a pena.Quanto ao lance do alternador confesso que não entendi.

  93. Olá Fernando, parabéns pelo seu blog.
    Eu tenho um palio fire 2013, as vezes quando ele está quente eu tenho que força na chave para ele poder ligar, qual pode ser motivo?

    1. Olá Douglas.O primeiro passo é avaliar abateria. Ela é original? Se for um teste nela vai acusar o defeito. Mas se ela for nova a partida tem que ser melhorada. Velas novas, aterramento normal, e, estando isso tudo normal, o arranque deve ser testado na bancada.

  94. Olá! tenho um ford fiesta rocam e quase tds as vezes quando dou partida ele faz váaarios TECS na caixa de fúsiveis, e qdo acelero, tbm faz pou um tempo. O problema é que algumas vezes que acontece isso, eu acelero e o motor perde a força, fica xôxo! Tem como fazer uma prévia do diagnóstico?
    Grata.

  95. Boa noite,
    Tenho um Polo Sedan 11/12 e quando giro a chave sem ligar o carro faz um barulho tipo zunido no fundo do motor na parte superior , o barulho fica por cerca de 30 segundos e depois dá um estalo.
    Isso é sinal de algum dano elétrico ?
    No aguardo e grato !

    1. Olá Gilmar. Seja bem-vindo ao site. Creio que vc está se referindo ao barulho da injeção armando quando se liga a chave. No local que vc menciona realmente acontecem muitos “cliks” e outros barulhos. Mas como estou distante, peça que um técnico de confiança avalie. Mas se o carro funciona normal não vejo motivos para preocupações. Abraços.

  96. Ola Fernando. Teclo a partir de Angola e preciso que me dês uma dica importante. Tenho um BMW 330i e tenho dificuldades ao dar arranque. O carro demora a pegar enquanto frio e ja quente ele escapa muito. Por vezes arranca na hora e noutras da um sinal como se escapasse… será apenas o bendix ou tera outras avarias com o arranque. Parabens, acho q vais resolver varios problemas a nivel mundial. Aguardo por uma resposta

    1. Olá Heddy. Obrigado por participar. O defeito em bendix é bem nítido como uma peça deslizando. Me parece ser este o seu caso. O meu mesmo deslizou esta manhã pelo frio anormal aqui no Brasil. Talvez seja apenas este o defeito. Mas como o arranque será aberto, as outras peças serão obrigatoriamente testadas. Abraços e sucesso por aí.

  97. Bom dia amigo meu nome é Ângelo e estou com um problema na partida.
    Ao girar a chave o arraque faz o barulho q está girando porém ele não encaixa no volante motor e gira sem dar a partida no motor. Comprei um motor e partida completo e troquei o volante motor q estava com os dentes gastos mas o problema continua. Como posso resolver? ???

  98. Bom dia!
    Tenho um punto 2013, ao girar a chave de uma vez quase nunca ele pega. Quando dou meia volta e espero alguns segundos até que todas as luzes apaguem aí ele pega. Sempre tento 2 ou 3 vezes para fazer com que ele pegue, já pensei que poderia ser a bateria mas, quando ele pega o funcionamento é normal. Poderia me ajudar do que se trata o problema e quanto aproximadamente eu gastaria?
    Desde já, agradeço!

    1. Olá Welilington. Se o motor gira leve e não pega, pode ser combustível ruim ou com muito álcool. Mas se o carro fica completamente mudo quando vc gira ate o final, então pode ser contato de ignição ou até mesmo um fio bambo no arranque ou defeito nele mesmo.

  99. Tenho um Palio edx 1999, fui virar a chave e o carro não ligava, toda parte funciona mas o carro não liga, só pega no tranco, o que devo fazer ? E em torno de quanto irei gastar ?

    1. Olá Wesley. Primeiro teste a bateria, se ela for mais antiga. Se ela estiver ok, um eletricista vai ter que verificar o arranque e a fiação dele. O custo é variável. Aqui em Bh, se for somente as escovas, fica em torno de 130 reais. Este seria um valor mínimo para consertar um arranque. Muitas vezes é melhor saber a custo benefício de se trocar o arranque inteiro. Você teria uma peça nova com a obrigação de durar tanto quanto o original. Abraços e obrigado por participar no blog.

  100. Boa noite tenho um corsa super 98 tem hora que dou partida ele liga normal e tem hora q dou partida ascende o painel e motor de partida nao faz nenhum barulho nao da sinal de vida.qual seria o problema?obs :luzes do painel nao da nenhum sinal de falta de bateria.

  101. Ola Fernando,ja foi levado meu carro para arrumar o motor de arranque,um tal de benks,pois quando ligava fazia um barulho estranho depois parava.Pois bem,mesmo estando arrumada essa parte,vira e mexe quando vou dar partida simplesmente nao liga,nao faz barulho nada,o que pode ser?bateria fraca?Abraços e obrigada 🙂

    1. Olá Micheli. Uma bateria fraca fica sempre mais fraca quando afeta o arranque. Ela NÃO pode hora virar normal o arranque e em outra ocasião simplesmente não acionar o arranque. Faça um teste na sua bateria para confirmar. caso O Bendix trocado, quando com defeito, faz o arranque deslizar.

  102. ola tenho um escort 1.6 cht o carro liga normal mais as vezis guando estou andando nao inporta velocidade ele fica dando ums tranco fort na medida quer piso no acelerado como se nao tivesi gasolina mais tem!! oq pod ser e tbn nao esta marcando o conbustivel

          1. Ta blz tbn notei que tem dois filtro de conbostivel um q vem do tanq e outro q sai da bonba e vai pro carburad notei q em outros carros so te um que vem do tanq

  103. Boa noite amigão. Parabéns pelo blog. Tenho um Voyage 2012 1.6 gnv e alcool. Ao liga lo na parte da manha ele vem virando bem pesado e hoje não quis ligar dando sinal de bateria fraca ou arranque ruim. Sendo a bateria boa e o arranque testado na bancada, ele na bancada gira normalmente mas no carro o motor vira pesado. Ps: as escovas foram trocadas, ficou difícil mecher nele agr que ele nem quer mais pegar. Motor Gira pesado e o carro n pega!

    1. Olá Cleverson. Se a bateria está boa (faça um teste com equipamento adequado), então é provável que o problema continuano arranque. Eu sugiro que troque as buchas dianteira e traseira dele, além de lubrificar bem com graxa. A fiação do arranque tb tem que ser revisada. Lembrando que um arranque pode virar bem na bancada e no carro não devido ao peso do motor.

  104. ola boa noite estou com um problema no arranque do vectra 97 8v
    ja troquei a palnetaria 3 vezes
    sempre que troco passa de um a dois meses ela quebra novamente
    qual seria o problema

    1. Olá bruno. Obrigado por participar. Pode ser peça ruim, instalação mal feita ou falta de lubrificação. Também pode ser que vc trocou a peça mas o que causa o defeito continua no carro, como quando o arranque agarra no motor e as planetárias se quebram. Neste caso verifique o contato de ignição (se está agarrando) ou se existe algum relé de partida instalado no seu carro. Eles também agarram o arranque no motor.

  105. Olá!Meu carro uma palio 97 me apresentou um problema na parte elétrica,quando giro a chave o painel acende fica piscando como se estivesse oscilando ameaça ligar mas não liga e parece que alguma coisa estar agarrado no motor ou arranque,a agradeço pela atenção.

    1. Olá marcus. Verifique primeiro o aterramento. Ele é o fio que sai do negativo da bateria e tem sua outra ponta fixa na caixa. Os terminais da bateria também podem estar bambos. Por fim teste a bateria do carro.

  106. tenho corsa 2003 motor de partida muel troguei o enduzido esuportedas escovas tudo novo e agora guebrou denovo alguen pode me ajudar agradeso.

  107. meu carro é um ford fiesta ano 2003 . mandei fazer embreagem , e tudo Bem!! só que ele esta dificuldando ao virar. ou seja demora a virar e depois de muitas tentativas ela solta um som MUITO AUTO É TIPO UM (TEC) que vem do motor , troquei a bateria mais o defeito continua , depois pedi um amigo pra dar uma chupeta na bateria nova e o carro continuou a custa a pegar e o barulho TEC continua depois de quase 20 minutos ele normaliza , pergunto Cordialmente o que pode ser? uma vez que a bateria é nova esse defeito pode ser do motor ou de onde pode me orientatar, Grata1

      1. nesse caso terei que comprar novo arranque?? desculpa a minha ignorancia , pois profissionais como o Sr. esta MUITO DIFICIL. deixe aqui Meus agradecimentos e PARABENIZO PELO SITE, DEUS O ABENÇOE aguardo o que devo fazer. Grata!!!!

  108. Boa noite Fernando,
    Tenho um corsa sedan milenium 2001, modelo 2002 a gasolina. Todos os dias pela manha na primeira tentativa (motor frio) gira o motor normal mas o carro não da partida. Só funciona na segunda ou terceira tentativa. No restante do dia com motor quente gira e pega de primeira. Obs: Ja coloquei bateria nova, revisei todo o motor de arranque, so precisei trocar o automatico, o restante dos componentes estavam ok. Porem o problema persiste toda a manha. Poderia ser o sensor de rotaçao? Ou algum outro problema no motor? No aguardo. Obrigado!

    1. Olá Ricardo. Caso o motor esteja girando com o arranque pode ser muito álcool na gasolina dificultando ele pegar. Masa se for um barulho diferente, igual alguma peça patinando, então o bendix do arranque está falhando pela manhã.

      1. Bom dia Fernando! Primeiramente, gostaria de agradecer e parabeniza-lo por suas orientações. Qto. a sua resposta acredito q. parece ser a primeira opção do problema do álcool na gasolina mesmo, pois o diagnostico é como vc. ficasse sem gasolina na rua e tivesse q colocar 1 litro ate chegar em um posto. Neste exemplo qdo. fosse ligar( motor e arranque girando normalmente) não pegaria nas primeiras tentativas ate o combustível ser injetado. É bem esse problema q. me acontece. Porem se for isso mesmo, nao tenho muito o q. fazer, pois esse percentual de mistura de álcool na gasolina tanto na comum como na aditivada parece ser a mesma nao? Você recomendaria alguma marca ou tipo de gasolina no abastecimento? Ou alguma outra soluçao? No aguardo, obrigado!

        1. A gasolina aditivada é semelhante a comum, porém contem aditivos que dizem “limpar”o interior do motor. Já a gasolina tipo Premium seria uma opção como experiência pois possui uma octanagem maior do que as outras. Quanto maior a octanagem maior mais a gasolina queima no tempo certo. Outro fator que vc deve verificar é o estado das velas.

    1. Olá jeiziel. Se for um barulho tipo enceradeira então é o bendix do arranque com defeito. Basta pedir para trocá-lo. Ele é uma peça do arranque. Mas se o motor gira de fato, ou seja, se vc vê alguma correia girando quando dá partida, então um mecânico vai ter que examinar.

  109. Olá Fernando, bom dia. Parabéns, primeiramente, por sua iniciativa online.
    Bem, minha dúvida é… O bendix do meu civic já era… O diagnóstico foi trocar todo o motor de partida. No entanto, o elétrico me vendeu um e me garantindo que serveria, q teria a mesma funcionalidade e não traria qualquer problema ao sistema elétrico, porem eu nao instalei ainda pq estou inseguro pq a quantidade de dentes do pinhao sao diferentes … O original possui mais.
    Entao gostaria de saber qual problema acarreta no carro essa qtd diferente de dentes?

    1. Olá Anderson. Obrigado por participar. Leve sua dúvida ao eletricista ou confirme com outro minha opinião: dentes a mais vai a menos vai fazer o bendix se chocar com a cremalheira. A não ser que exista dois tipos diferentes e que funcionem no seu carro, o que eu desconheço. Mas se apenas o bendix do seu arranque estragou, porque não trocar apenas ele? Será que tudo mais se danificou? Para isto acontecer o arranque tem que agarrar no motor e sair todo estraçalhado. Ou seja: se for este o caso o que fez acontecer tem que ser descoberto, sob risco de acontecer o mesmo com o outro arranque.

  110. Olá Fernando, tenho um celta 2011 1.0, quando eu uso o carro pra ir em algum lugar quando vou voltar eu ligo ele porém não pega de jeito nenhum ele da partida dai só pega se der tranco e como se após o uso ele aquece e não funciona. Só funciona após algumas horas

    1. Olá camila. Obrigado por participar. Seu arranque vai ter que ser revisado. Pode ser induzido ruim. mas somente com o arranque na bancada se vai descobrir o defeito. Os cabos negativo e positivo da bateria também tem que ser examinados.

  111. Ola bom dia tenho um stilo motion dual gostaria de saber?
    Eu dou partida nele e ele não liga tenho que ficar tentando até que ele liga vc teria alguma sugestão

    1. Olá Ana. Se o motor roda e não pega (como se fosse falta de combustível), então pode ser bomba ruim ou combustível com problema. Neste caso ligue a chave várias vezes antes de dar partida. Mas se o motor fica mudo,então pode ser comutador da ignição com defeito. Alarme cortando o arranque, relé auxiliar de partida com problema, ou até mesmo o motor de partida. Mas de toda maneira um eletricista vai ter que fazer medidas. Os cabos da bateria também devem ser vistoriado.

  112. Ola blz tenho um escort 89 1.6 cht aconteu o seguint ele afogo e nao paro de sai galolina no carburado como se a boia tivessi istragado ai meu irmao mecheu na regulajen do carburado e tbn no destribuido falo q tava fora do ponto oq acontec q agora o carro ta ruim fraco pra subi e pra liga ta custando ta muito pezado e tb a macha lenta ta um pouco acelerado oq faco pod mim ajuda

    1. Olá Claudio. É um simples caso de verificar o ponto do carro. O seu não tem correia dentada, e sim uma corrente que fica escondida no motor. Mas somente um mecânico, de preferência mais experiente e que conheça mesmo o CHT, vai conseguir consertar para você. O carburador também deve ser revisado. Não se preocupe, é algo simples. Mas procure um profissional, pois sem conhecimento existe riscos. Abraços.

  113. Boa noite. Tenho um Fox 2011/2012 e o mesmo vem apresentando o seguinte problema: as vezes quando vou dar partida aparentemente o motor de partida inicia e instantaneamente “trava”, fazendo as luzes do painel se apagar também. Se eu manter a chave girada na ignição depois de uns 3 segundos é como se o motor se soltasse e o carro pega. Se eu retornar a chave para a posição inicial e tentar novamente ele pega sempre na segunda vez. O fato é que não tem hora para acontecer tal problema, as vezes passam 3 ou 4 dias sem dar nenhum sintoma, as vezes acontece de manhã, as vezes a noite. O carro é flex mas sempre uso apenas gasolina. Seria as buchas do motor de partida? detalhe: já fazem meses que ocorre isso.

    1. Olá Igor. Obrigado por participar. Você descreve um sintoma típico de embuchamento de arranque ruim. Por aqui já pegamos vários assim. Mas mande testar a bateria e os cabos dela antes de retirar o arranque. Mas se for o caso, o eletricista vai ter que trocar a bucha traseira e a dianteira (esta bem mais larga) com o custo das duas por volta dos 30 reais, mais a mão de obra. O arranque também deve ser lubrificado internamente com graxa. Abraços.

  114. Fernando sou Jefferson e estou com um problema em uma ranger 3.0 power stroke ela não pega na partida na chave mais se for no relé e ligar direto aciona o motor de partida olhei os fusíveis e não tem nenhum queimado o que pode ser nesse caso ?

  115. Boa tarde Fernando meu carro ele ta com um problema quando dou a partida pro motor funcionar ele fica naquela de pega mais nao pegar para isso tenho q girar a chave e ficar segurando um pouco depois de alguns segundos ele funciona e se eu desligar acontece a mesma coisa de segurar e fica na mesma de pega mais nao pega qual deve ser o problema sendo q a bateria ta carregada e antes so batia a chave e ele funcionava normal

    1. Olá Leonardo. Se o motor gira leve, não pesa, então é problema de combustível. Talvez o excesso de álcool na gasolina faz o motor demorar a pegar. Você não diz qual carro é, mas se ele for flex, mantenha o reservatório do flex sempre cheio com gasolina tipo Premium (não a aditivada). Abraços.

  116. Olá Fernando.

    Meu celta esta com o seguinte problema:
    Quando viro a chave o carro acende as luzes do painel normal, porém não da a partida. So da a partida se eu empurrar a chave para dentro e girar.
    Troquei a 2 dias as velas e o cabo de velas e também o radiador. Porém não sei se isto pode ter relação com o problema.

    Grande Abraço.

    1. Olá Gustavo. A troca das velas e cabos não tem relação com o problema da chave. Sugiro que primeiro vá até um chaveiro (de carros) e mostre para ele o defeito. Pode ser no miolo da chave ou mesmo na chave. Se não for este o caso, procure um eletricista para que elw teste o comutador que fica atrás do miolo da chave. Obrigado por participar.

  117. Bom dia Fernando!
    Tenho um voyage 10/11 1.6 completo, o mesmo ao ligar pela manhã qd giro a chave de 1a nada e seguro nada acontece nem um barulho, en seguida sinto o motor já girando umas 3 voltas um pouco pesado e pega, quando para em algum lugar e volto acontece a mesma coisa, as vezes nem pega e espero um pouco e ele pega de 1a. Agora minha duvida e não saber se é a bateria q estou pwbaabdo em trocar ela é de 60 ah medi a tensão ta dando quase 13v e LIGO o carro ela aumenta p 14 e alguma coisa ai já sei q o alternandor ta carregando mas ao dar a partida ela cai pra 9.5v e sobe p os 14v. O problema de n ligar LIGO de inicio poderia ser a bateria?

    1. Olá Osmar. Obrigado por participar com a gente. No caso da bateria as medidas me parecem boas. Mas somente um teste de descarga em loja de baterias, ou oficina, vai confirmar o estado dela. Se ela estiver ok, então é muito provável que seja embuchamento e lubrificação do arranque. Neste caso tem conserta-lo na bancada. Abraços.

      1. Foi o que imaginei qd medi a bateria e não vi a necessidade de troca-la ainda, afora quanto ao embuchamento e lubrificação VC teria ai uma noção de preço? Grato.

          1. Olá Fernando! Blz, Rapaz o mecânico mediu a bateria e disse que ainda está boa ai flw que iria tirar o motor de partida pra dar uma limpada tip lubrificação, montou e melhorou muito e vista de antes uns 80% partida bem nais leve epega nais rápido, estou pensando é em colocar uma bateria noca logo pra fixar 100%, desde já fico grato, seu site abunda muito.

  118. OLA FERNANDO MEU CARRO É UM GOL G2 97 EU DO A PARTINA NA CHAVE ELE GIRA O MOTO MAIS NAO PEGA E A BATERIA PARECE ESTA NORMAL ACENDE TODAS AS LUZES PISCA BUZINA ETC .E O PONTEIRO DO COMBUSTIVEL ESTA NA MARCA DO VERMELHO É FALTA DE COMBUSTIVEL….

  119. Olá Bom dia

    Tenho um Pálio fire EX 2002, tento dar a partida nele e o mesmo faz o barulho querendo ligar, porém ele não liga. Já troquei o filtro de gasolina, retirei a bomba, fiz uma limpeza superficial e o carro apresenta o mesmo problema.

    1. Olá Murilo. Se o motor do carro gira solto, então não é problema de bateria ou de arranque. Poderia ser um destes dois casos se o motor do carro girasse pesado, bem lento. Sugiro medir a pressão da bomba para ter certeza que a gasolina está chegando ao motor.

  120. Fernando, Bom dia eu tenho um Prisma 2010 flex ele veio apresentar uma situação que tem dia que coloco para funcionar ele só faz TEC e não pega isto ocorre uma vez o outra o que senhor sugeri que pode ser o automatico ou as escovas, segundo um tecnico aqui em Belém ele disse que seria o automatico e falta de uma lubrificação e esta cobrando r$300,00 para tal serviços.

    1. Olá Ronaldo. O “tec” alto e vindo do motor é sinal de defeito no automático. O preço cobrado ai é bem parecido com o que é cobrado em BH, mas com peça origina. Abraços e obrigado por participar.

  121. Bom dia camarada. Meu Logan 2010 1.6 apaga qdo eu giro a chave. Com a chave fora da ignição e a chave do farol apagado, tem uma caixa q fica próximo ao pedal da embreagem (a esquerda) q fica fazendo um barulho de tictic. Ligando o farol sem a chave na ignição o barulho para. Retirando o fusível do farol e com a chave do farol delisgada o barulho tb para.
    O que pode estar acontecendo?
    Obrigado.

  122. Boa tarde Fernando. Talvez voce ja tenha respondido esta duvida. Tenho um Corolla 2009.Quando em comprei a um ano eu notei que ao dar a partida ele fazia uma barulho tipo escapando o arranque so as vezes. Depois nao fez mais. Agora começou novamente. Obs: Meu carro nao anda muito. O que poderia ser? Abraço

  123. tenho um golf generation 2003 1.6 e ao dar partida faz um barulho nao sei se é no motor de partida ou na cremalheira do volante de inercia, o barulho nao é de patinaçao pois quando giro a chave faz o barulho e quando solto ele para de fazar o ruido e funciona normalmente, o que poderia ser realmente ? ja foi trocado o bendix e as buchas do motor de partida e nada, uns falam que é a cremalheira e outros falam que pode ser a planetaria do motor de partida

    1. Olá marcio. Se o arranque tiver planetárias, elas sempre devem ser trocadas com o bendix. Quanto a ser a cremalheira, um mecânico consegue descobrir o estado dela. Arranque simplesmente bambo, ou fora do lugar, também causa este barulho.

  124. Olá Fernando, tenho Sandero 2012 e ao desligar o carro começa um alto “TEC” a cada 30 segundos em media. Depois que o motor esfria o barulho para. Conforme suas dicas parece ser o automático de partida, mas ainda sim estou em dúvidas. Muito bom seu blog!

    1. Olá Alan. Obrigado por participar. O “tec” do post acontece somente quando se dá a partida. Aí sim seria defeito no arranque. No seu caso tem levar até um eletricista para analisar. Pode ser um relé ou o compressor do ar se o seu carro tiver um ar-condicionado.

  125. bom dia Fernando , tenho um c3 2012. e quando esta digamos “frio” ao tentar ligar o carro acende painel mas não faz absolutamente nenhum barulho de motor>>> após continuarligar la pela quarta vezmais ou menos, o painel não acende mais e o carro pega normalmente depois acente painel e volta a funcional normalmente…se na mesma ocasião desligar e tentar ligar o carro , o mesmo liga perfeitamente sem nenhum problema… pode sem comutador?? o carro vem apresentando isso faz aproximadamente 2 semanas.

  126. Bom dia, tenho um ford fusion 2008/2009, ele da partida quando que…acho que ele te tem vida propria, pela manha pega normal, anda bem, se eu paro o carro e toro a dar partida ele nao pega mais, so depois de umas 6 hs pra pegar novamente…alguem ja passou por essa situacao, alguem sabem me dizer o que se passa com a ignicao desse carro.

  127. Boa tarde, tenho uma montana 2010, estava andando no alcool ai como ontem fez friu coloquei gasolina, ai di a partida de madrugada e pego beleza ai quando estava voltando do serviço era umas 10:00h nao quiz pegar e insisti na partida e subiu uma fumaça, de plastico queimado, e nisso meu radio parou de funcionar, e esta fazendo um barulho meio assim Vrum,vrum,vrum, o que sera que aconteceu?

  128. Boa tarde, quando giro a chave do meu peugeot 206 1.4 flex, ele acende o painel mais da só um instalo e não liga, e na ultima vez saiu fumaça, cheiro de queimado da caixa preta que fica em cima dos bicos, que não sei realmente o que é o mecânico não consegue achar o problema, diz que foi as escovas e depois o carro pega mais volta tudo de novo. O que pode ser?

    1. Olá Jorge. O primeiro passo é medir se a corrente que vem da chave está chegando no arranque.Isto é feito para descartar problema na fiação e na central. Se chegar corrente e o arranque não virar, então ele tem que ser retirado e revisado na bancada. A fumaça cheirando queimado pode ter vindo do arranque (ou fio dele), pois ele fica bem embaixo dos bicos, perto da caixa.

      1. Boa tarde é um caixa quadrada pequena preta fica perto da flauta do carro. O mecanico disse que por conta de força de mais ta queimando. Mais será que tenho que trocar essa caixa?

  129. Tenho um honda fit automático 2006/07 e às vezes o motor não funciona , aduzes painel acendem porém o carro não liga . O que pode ser ???

          1. se a bateria estiver arriada,se eu der um tranco no carro ,seria mesma coisa de fAZER CHUPETA,AH E OBRIGADO PELA DICA

          2. Não e sim. Não porque no caso da chupeta o carro pega sem extremos ou não corre risco algum. Um tranco pode estragar o motor. E sim porque se nada acontecer com o motor ele pega e a bateria vai receber carga como acontece com uma chupeta. Tranco nunca é recomendável. E fique a vontade para perguntar.

  130. boa noite tenho um caminhao iveco dayli 2013 q esta passando direto na partida ei depois de horas tentando ele funcioma e força o motor e pega e so de manhan

  131. Boa noite, Fernando, gostei do seu blog. minha dúvida é a seguinte.
    Quantos dentes tem o pinhão ou Bendix como eu vi acima do agile 1.4 2010?
    Precisei trocar o pinhão, coroa, rolamentos e retentores laterais e junta e a peça que estava nele tinha 18 dentes e o mecanico disse que o correto seria ele ter 15 dentes, notamos que o carro ficou mas forte, mas quando pegamos a estrada tipo BR, o carro ficou com o giro muito alto. meu marido estranhou ele estar a 100km/h e o carro esta com giro de 4 mil colocou 120 o giro foi pra 5mil, era como se tivessemos em marcha errada sendo que ja estava de 5ª. O que pode ter acontecido?

    Obrigada!

    1. Olá Roberta. Obrigado por participar conosco. O bendix do motor de partida (matéria do post) não interfere no que você relata. Ele serve apenas para o momento da partida. Assim que o motor pega, ele fica inerte até outra partida. Se os número de dentes estiver errado, o motor de partida faria muito barulho e o motor do carro sequer ia girar. Ele também não interfere na força do motor ou no giro ou aceleração do motor. O defeito que descreve pode ser até embreagem ruim. Um mecânico tem que averiguar o que está acontecendo.

      1. Então, Fernando.
        Antes desse serviço, troquei a embregem toda, mas só notamos essa diferença no giro apos fazer a parte de troca de pinhão e coroa.
        mas eu vou conversar com o mecanico.

        obrigada!

  132. Então, Fernando. Eu também troquei o kit embreagem semanas antes, a correia dentada e esticador.

    O giro tem haver com a embreagem então?

    Muito obrigada, pelo rápido retorno.

  133. Ola, bom dia, adorei este blog, tenho um tempra 16v e mesmo com bateria nova o motor parece pesado, o motor foi todo feito recentemente,o que voce imagina que pode ser…
    Obrigado

  134. Ola boa tarde fui dar partida no meu veiculo ford focus sedan 2002 nao da partida e o painel digital qando desliga a chave fica piscando troquei a bateria e o poblema continua

    1. Olá gerson. Um eletricista vai ter que fazer alguns teste no arranque e na fiação geral, como o aterramento da bateria. Pode ser até um mau contato, mas vai ter que medir a corrente que chega no arranque quando se dá a partida.

  135. Boa tarde Fernando
    Tenho um corsa hatch 2003 e estou tendo problemas ao virar a chave , hora funciona normal acendendo o painel e dando partida e hora quando viro a chave ele apenas acende a luz da injeção e o resto do painel incluindo relogio e ponteiro não funcionam e não aciona a bomba de gasolina ai o carro ate gira o motor de arranque mas não pega. ai fico mexendo no miolo e derepente volta ao normal , ascende as luzes do painel e pega na partida.
    Ja desmontei e limpei o comutador e tornou a oscilar e repetir os sintomas as vezes.
    Vc acha que devo trocar o comutador, ou o miolo ?
    acha que esses itens tem relação com o defeito?
    além de sujo, o comutador pode estar desgastado?

    1. Olá Washington. Obrigado por participa conosco. Eu sugiro que primeiro vá até um eletricista para ele teste o comutador e sua fiação. Pelo o que você relata, pode ser problema nele ou na fiação dele. Mas se tudo estiver ok, então um chaveiro vai ter que examinar o miolo da chave. É mais raro, mas acontece defeitos nele também. Outra possibilidade é um relé ruim ou com mau contato.

  136. Boa tarde Fernando!
    Tenho um Fiesta hatch 2012, ontem rodei com ele uns 70km, mas quando fui sair com ele a tarde, notei que os ponteiros ficou trêmulos e o odômetro piscou zerou, quando fui dar a partida nada , nem girou o motor de partida ficou apenas um tec tec com um rangido parecendo aranhões, um mecânico falou pra mim dar um reset ,conectando os polos da bateria , fiz isso e hoje dei 3 partidas ele acionou o motor de partida mas não ligou e logo apresentou o tectec, oque poderia ser Fernando? me falaram em bateria !

    1. Olá Valdemar. O único jeito de saber é fazendo uma chupeta quando der o problema. Se pegar você tem que levar o carro para avaliar a bateria e o alternador. Ou então ir direto numa oficina, se ele pegar.

  137. Bom dia Fernando, tenho um Gol G4 2006, toda vez que dou a partida logo que solto a chave parece que o motor de arranque da uma arranhada, meu carro pega de primeira sempre, normalmente um tok na chave e ele já pega, porem ultimamente tem apresentado esse barulho, como falei, tipo arranhando, o barulho dura um segundo, mas já ta me incomodando, o que pode ser, percebo que vem do arranque.
    Desde já agradeço.

    1. Olá David. Você descreve um defeito típico de embuchamento de arranque ruim. Também o bendix deve ser trocado. não demore muito a consertar, pois a tendência é aumentar o barulho e é óbvio que algo mais, como a cremalheira do motor) pode ser atingindo. Também não pode ser um serviço muito caro. Aqui em BH o último ficou em torno de 200 reais tudo. Abraços e grato por participar no site.

  138. MEU CORSA CLASSIC SEDAN 1,0 2002 QUANDO FICO COM INTERVALO UM DIA OU MAIS, ELE NÃO PEGA NA CHAVE, PRECISO VIRAR A CHAVE E ACELERAR PARA ELE DAR A PARTIDA, JÁ TROQUEI A BATERIA E O PROBLEMA CONTINUA

    1. Olá Gilberto. Se o motor gira normal, então também não é problema no arranque. Pode ser muito álcool na misturado com gasolina. Com o frio o carro demora mais para pegar. Você pode experimentar uma gasolina tipo Premium (não é a aditivada) e ver se a partida fica mais rápida. Outra dica: ligue a chave e desligue algumas vezes antes de da partida no motor.

  139. Boa noite,

    Tenho c 4 hatch

    Coloquei uma bateria zero … Não resolvi o problema, o carro pega, mais derrepente aparece varias menssages de pani… O que eu faço

    1. Olá Marcos. O sistema eletrônico do seu carro tem que ser avaliado com um Scanners. Uma bateria ruim não consegue virar o motor e esta é a sua principal função. pode ser desde uma peça da injeção com defeito, até uma simples questão de mudança súbita de mistura de combustível no abastecimento. Quando mudamos a mistura de combustível no tanque o carro tem rodar por cerca de 10 Km ou por meia hora.Pode ser isso.

  140. Eu acho que o que esta mais próximo de ser, do que vc descreveu, e ser a questão da chave magnética… Pois é exatamente o que esta acontecendo

  141. Olá. Boa tarde!
    Tenho um Grand Siena Atractive 14/15 e passei ( agora novamente ) por um problema no motor de arranque. A quatro meses atrás o mesmo gritou enigmaticamente e foi necessário a troca agora ( dois dias ) para minha surpresa novamente um problema no motor de arranque, pelo menos agora escuto o TEC ao virar a chave coisa que não ocorreu anteriormente. Espero que seja somente necessário trocar a Chave magnética do motor de arranque.
    Uma coisa é certa FIAT NUNCA MAIS.

    1. Olá Elisangela. Fique tranquila. Se o que vc está observando acontece no monmento da partida, é muito provável que seja defeito no benxix. Esta é uma peça do arranque, a última dentro dele antes do carro pegar. Peça um eletricista para confirmar este defeito. Não é um conserto caro

  142. bom dia eu tenho um idea adventure 2008 ,quando ligo ele não está pegando,só escuto um tec mas não liga ,a bateria ta funcionando normal ,

  143. boa tarde tenho um idea adventure 2008 e ele não esta dando a partida na hora que giro a chave só faz um barulho ,a bateria esta funcionado corretamente ,o que pode ser ,( dias antes senti um cheiro muito forte de gasolina dentro do carro)

    1. Olá edimilson. Primeiro tem que analisar o arranque. Se vc da partida e o motor não gira, fica mudo, então pode ser defeito no arranque ou no comutador da chave. Um eletricista vai ter que fazer alguns testes. Quanto ao cheiro de gasolina, se ele passou, pode ser que o carro tenha afogado e deu este cheiro.

  144. ola amigo tenho um gol 16v 1.0, troquei o corpo da borboleta por que estava ruim e de logo ficou bom mas depois de uns dias quando faço pegar a 1 vez e ando um pouco e apago ele so fica girando o motor e não pega, chega dar uns barulhos acho que no cano da descarga tipo tivesse engasgado ai tem que esperar esfriar um tempo ai depois pega na primeira vez o que poderia saber

  145. opa amigo ele fez avaliação de cabos e velas, gasolina uso aditivada mas pode ser , e os mecanicos ja nao sabem mais o que fazem mas acho que é bobina eles falaram que ela tava meio nao sei dizer o termo certo queimada dos lados onde vai acoplada no carro acho q é esse termo ou parecido os sintomas de bobina é esses dai? ou quais são?

  146. ola Fernando tenho palio 96 , as vezes ele não esta dando partida , por causa acho do motor do arranque , giro a chave , porem ou uns tac e nao termina, com insistencia funciona , porem levei a um mecanico ele quis me cobrar 400 reais so para trocar o induzido. achei caro apos reler seu artigo .. O que vc me diz?

  147. Boa tarde,olha eu de novo com outro carro,tenho tambem um peugeot 206 1.6 16v e quando ligo o carro ele aciona os 4 bicos injetores e apos 30 seg o primeiro bico para de funcionar e aparece a mensagem no CB de anomalia anti-poluicao e defeito no catalizador,ja substitui o primeiro bico,velas,bobina e fiz limpeza do TBI,nao tem nenhum fuzivel queimado e tambem troquei a sonda-lambda,o que pode ser…..

  148. Tenho um Gol 2010 1.6 I motion e com 11.000 Km a cremalheira do volante do motor se soltou, tive que fazer a troca do volante completo. Alguém sabe me dizer se há alguma situação que leva a esse defeito? É característico desse modelo I motion? É um defeito comum?

  149. bom dia ,vou dar partida e nada acontece,nao da nem sinal ,parece q o motor de partida esta desligado.poderia ser bateria fraca,mas a bateria e nova,o que pode ser

    1. Olá Romulo. Tente primeiro fazer a chupeta. Também veja se os terminais estão bem fixos na bateria. E por último pode ser fiação de arranque, comutador da chave, ou o próprio arranque. Neste caso um eletricista vai ter que fazer alguns testes bem específicos.

    1. Olá Kaylane. Pode ser que tenham deixado o fio acionador do arranque desligado. O arranque é retirado na troca da embreagem. Mas se ele vira o motor e não pega, como se estivesse sem gasolina, então a injeção e suas peças tem que ser avaliadas. mesmo neste caso podem ter ficado plugs desligados.

  150. Boa tarde,
    Tenho um FOX 2012 que está com falha intermitente ao ligar. Tem hora que liga sem problemas e tem hora que tenho que tentar mais de uma vez. Também estou sentindo a direção um pouco mais pesada, não sei se tem a ver.
    Achei que era bateria, mas não é.
    É o motor de arranque?

    1. Olá Gabriela. Tem que medir o alternador, que é o responsável pela carga da bateria. Mas creio que seja arranque com problema. Já vimos isso por aqui. No caso seria um serviço de bancada e tem que trocar as duas buchas dele. Sào peças baratas. algo em torno de 40 reais. A mão de obra varia muito e pode chegar a 120 reais.

  151. Boa tarde meu é Hyundai Atos 1998 é 1000de cilidrada estava a trabalhar muito bem ate eu lhe mudar a embraiagem nunca mais pegou tem corrente nos caxibos nao sei o que se passa ajude me por favor

    1. Olá Manuel.Primeiro verifique todos os cabos e plugs que soltaram quando trocaram a embreagem. Em seguida desligue o negativo da bateria e aguarde por 10 minutos para ligar. Depois de religar, ligue a chave do carro apenas para acender o painel. Pise no acelerador até o fim e espere por 3 minutos. Em seguida dê partida no carro. Se não funcionar o code da chave vai ter que ser revisto. Outra opção é deixar a chave ligada por 40 minutos e em seguida dar a partida. Mas mantenha sempre uma porta aberta. Isso é o que eu consigo imaginar a distância. Sucesso por aí.

    2. Olá Manuel.Primeiro verifique todos os cabos e plugs que soltaram quando trocaram a embreagem. Em seguida desligue o negativo da bateria e aguarde por 10 minutos para ligar. Depois de religar, ligue a chave do carro apenas para acender o painel. Pise no acelerador até o fim e espere por 3 minutos. Em seguida dê partida no carro. Se não funcionar o code da chave vai ter que ser revisto. Outra opção é deixar a chave ligada por 40 minutos e em seguida da partida. Mas mantenha sempre uma porta aberta. Isso é o que eu consigo imaginar a distância. Sucesso por aí.

  152. Boa noite meu caro!
    Tenho um Palio 2001 que a alguns dias veio a apresentar um dificuldade para dar partida, até chegar agora no quase impossível se dar a partida kkk’ apresentando agora também uma folga na chave para cima e baixo.
    Qual seria o possível problema?

    1. Olá Marcelo. Primeiro mande verificar esta folga. Se antes você precisava de cada vez fazer mais força nela para virar o arranque, pode ser que esta folga seja o defeito. É um caso de chaveiro. Outra possibilidades seriam bateria e o próprio arranque.

  153. Olá Fernando,
    primeiramente parabéns por este seu “trabalho extra” online. Segundamente, como diria um gaúcho do interior dos pampas, tenho uma dúvida:
    possuo uma Chevrolet Brasil 1960. Esteva rodando com ela e a mesma apagou (algo como falta de combustível, mas todo o sistema estava ok até o carburador, eviando gasolina, bomba era nova.). Tentei ligar e percebi o motor de arranque estava muito pesado. Levai a oficina, de guincho é claro, chegando lá vimos aque o eixo do induzido estava patido.
    Trocamos a peça e aproveitie e já troquei a bateria. Mas a dúvida consiste em saber se a quebra do eixo do induzido faria o carro morrer andando. Não tive um explicação muito clara a respeito.
    Abraços

    1. Olá Luciano. Grato pela participação com a gente. Ele morreria se o arranque estivesse agarrado na cremalheira do motor. Ou seja: no exato momento que o induzido quebrou, o motor deu uma pesada e apagou.(o forte sofrendo, mas vencendo o mais forte… rss) É uma situação possível que já vi acontecer em caminhões, mas a diesel. Outra possibilidade seria casquilho do motor rodando. Mas neste caso seria no momento da partida.É preciso verificar porque o arranque “armou” com o carro andando. Pode ser fio colado ou automático de partida armando sozinho.Ou mesmo o famoso “puxa-saco” que alguns Chevrolet antigos tinham para ajudar o arranque a girar o motor. Abraços e sucesso por aí.

  154. bom dia,

    Tenho um uno e ontem fui dar a partida e só fez TEC não ligou ha alguma forma de faze- lo funcionar para ir com o veiculo a uma oficina

    1. Olá Mário. Se não virar com uma chupeta, então existe a opção de você dar uma pancada no automático do arranque. Mas se não localizar esta peça, é melhor que um eletricista veja o carro em sua casa ou onde ele está parado, pois a outra opção seria dar um tranco no carro o que não é recomendável. Pode até estragar o motor do carro. Mas o sintoma que voce descreve é típico de automático (solenoide) com defeito.

  155. Boa tarde!gostei muito do Post!muito explicativo!
    Estou com um problema, tenho um gol 1.8 96 cli monoponto, e ele não toca arranque…as vezes ele aciona a bomba e quando eu do a partida ele apaga as luzes do painel e elas não ligam mais!eu desligou a chave e mecho nos cabos da bateria e depois de algum tempo as luzes se ligam mas se eu toco o arranque acontece a mesma coisa!verifiquei o terra do motor mas ele está bom!o que poderia ser?
    Agradeço
    Abraço

  156. Boa tarde! Tenho um peugeot 208 ano 2014, com 20.000 km rodados. Depois que uso o carro por um tempo e vou dar a partida novamente, ainda com motor quente, o motor gira um pouco depois trava sem pegar. Aí tenho que desligar a chave e girar novamente, aí o motor gira até pegar. Esse defeito é esporádico, quando vou mostrar para o mecânico, ele não faz. O que poderia ser?? Abraço!!

    1. Olá Eliel. É provável que seja bucha de arranque ruim. Mas teste a bateria antes de pedir um orçamento do arranque, pois seu carro é pouco rodado e a bateria pode estar influenciando no desempenho do arranque.

  157. Ola, dei partida na minha ducato e depois de alguns segundos ela morreu, aí quando fui dar a partida novamente o motor pareceu ficar pesado e subiu uma fumaça e um cheiro de queimado, depois disso o motor de arranque nem deu mais sinal, o que será que aconteceu? obrigado.

    1. Olá Eduardo.Grato por participar. Algo entrou em curto no carro. Pode ser um cabo positivo que colou em partes mais quentes ou ficou prensado. também pode ser curto mo arranque. Sugiro que desligue o negativo (sempre desligue a bateria pelo negativo) da bateria e chame um eletricista para checar a situação no local.

  158. Tenho corsa premium e meu carro no álcool de uma tempo pra cá demoura muito pra pegar na primeira partida,ai acabado instistindo um pouco pra ele pegar cerca de uns 5 minutos,ai ele pega só que hoje neste processo de fazer pegar ele começou sair fumaça mas mesmo assim pegou ai coseguir andar com ele nomal. será que afetou o motor de partida completamente ou só algumas peças

  159. Completo silencio ao girar a chave
    Olá amigos! Tenho um Gol G3 1.0 16V 2004, e de vez em quando, ao tentar dar partida no carro, giro a chave no miolo da ignição e há um completo silencio ao girar a chave. As vezes eu tento dar partida repetidas vezes e o carro dá a partida. Isto acontece principalmente quando ando com o carro e o motor já está quente,e neste caso eu costumo ter que esperar cerca de meia hora para poder funcionar novamente. Alguma ideia do problema?

  160. Olá eu tenho um gol 2003 especial é o seguinte eu peguei uma chuva daquelas daí até parar o carro estava de boa depois de uns 20 min eu liguei ele e parecia afogado não rendia qualquer subida quase não ia e dava pra sentir párecia engasgado daí consegui chegar em casa no outro dia fui ligar e nada até a bateria foi pra fita daí hj tentei fazer chupeta e nada nem arranque não deu só q meu carro eu tenho que ligar um fio paralelo da bomba de gasolina antes de dar a partida daí tirei o fio dava arranque só que não liga o q será q pode ser??

    1. Olá Alex. Tente dar a partida e se o carro virar vc da um jeito de ligar o tal fio. Se pegar leve a um eletricista para avaliar o carro e deixar a parte de partida funcionando do modo correto. O carro pode ter afogado por causa deste fio direto no momento da chuva.

  161. Tenho um Fiesta 2006, às vezes quando ando com o carro, estaciono por 1 hr +/- vou dar partida ele pega e se morre logo em seguida já sei que vai dar canseira pra pegar novamente, quando isso acontece eu giro a chave, todas as luzes do painel acendem mas o motor nem dá sinal de vida ,tenho que ter paciência e ficar tentando umas 10 x, aí ele pega.
    Já fui informada que tem que trocar o porta escovas, do fiesta é da marca Valoe, será que resolve?

    1. Olá Michel. Se o arranque vira solto ou o motor gira livre, como se fosse falta de combustível, então pode ser demora da bomba. Mas se o arranque gira pesado, tente uma chupeta e veja se normaliza. Poder ser também bateria ou arranque com defeito.

  162. Olá Fernando. Parabéns pelo site! Suas informações ajudaram muito a entender sobre o motor de partida.
    Tenho um Novo Uno 1.4 Economy que pela manhã com o carro frio, pega normal, mas se o motor estiver quente após rodar alguns minutos e desligar, tento dar a partida e parece que o arranque fica pesado, roda por segundos e pára totalmente. Se eu desligar a chave e religar na posição de teste por uns 30 segundos e dar a partida, ele pega. Já testei a bateria e ela está boa. Você acha que podem ser as escovas? Se sim, qual o preço justo a ser cobrado pela mão de obra e pelas escovas novas?

    1. Olá Leandro. Seja bem-vindo ao site. Você descreve sintomas típicos de embuchamento de arranque ruim. O motor esquenta e passa a caloria para o arranque. Se a bateria está ok, então peça uma revisão do arranque incluindo as escovas também. O preço aqui em Bh seria algo em torno de 150 reais.

      1. Fernando, eram mesmo as Escovas gastas, mas também foi feita uma limpeza no Induzido. Paguei 50,00 no kit de escovas e 150,00 de mão de obra. Agora a partida está como de carro novo.
        Obrigado pela ajuda!

  163. Ola ,meu carro ta c defeito que ta me deixando doida e nenhum eletrecista acha,acontece que ele fica ligado msm apos ter tirado a chave da igniçao e so desliga quando piso no freio ,o que pode ser ?

  164. Boa noite Fernando,estou c um problemao no meu carro que nenhum eletricista consegue encontrar ja fazem 10 meses ,ele fica ligado msm retirando a chave da igniçao e so desliga depois que piso no freio ,e por varias vezes ele desliga e passa alguns minutos ele liga o contato sozinho ,o que sera que pode ser? Ja testaram praticamente tudo e nao encontram o defeito ,obrigado

    1. Olá Lucimara.Deve ser relé ou fio colado no chicote. Também pode ser alguma ligação feita de maneira errada. É um caso de procura e o carro deve ficar com o eletricista. Não existe problema elétrico sem solução.

  165. Fernando, tenho um CrossFox 2011 e tem dias que ele liga normalmente, mas em outros ele simplesmente não pega e tenho que dar tranco nele. Já medi a bateria e esta normal, pode ser as escovinhas??

  166. Olá eu estava pensando com meu carro a mais ou menos 70kmh, e do nada ele desligou, chamei um mecânico e ele viu q a correia dentada tinha quebrado 5 dentes seguidos, empenou 4 válvula fiz a retificação a é troquei as peças necessarias , mas agora o carro não quer mais ligar, o mecânico disse q pode ser o computador q entrou em modo de segurança . Mas eu acho q não é isso, tem alguma possibilidades de antes da correia pular dentes tenha sido a bobina de ignição q queimou, e como carro estava em velocidade tenha quebrados os dentes da correia? Ele disse q vai resetar o módulo e ver se o carro funciona, é o Peugeot 206 1.4 8v. 2005

    1. Olá Kayo. É possível que realmente tenha acontecido o que o mecânico falou. Mas também pode ser problema na retífica, o que a garantia vai cobrir. O mais importante é escanear o carro e ver o que não está funcionando na injeção. E realmente os dentes podem se soltar com o carro andando. O conselho é trocar a correia bem antes do recomendado para evitar deterioramento do material da correia.

  167. Bom dia, Fernando.

    Preciso de uma luz.
    Meu carro não quer ligar.
    Insiro a chave na ignição, ascendem às luzes do painel, mas na hora da partida apaga o painel completamente. Fiz o mesmo varias vezes e, em algumas vezes, nem as luzes do painel ascendiam.
    Fiz outro teste, inseri a chave novamente (sem dar partida) liguei o limpador, farol, etc. e parecia que estavam fracos, pois a luz do farol ficou fraquinha, o limpador limpava bem devagar, enfim. Gostaria de saber qual o real problema, se for bateria fraca uma chupeta resolve?
    Desde já, muito obrigado.

  168. Boa noite, tenho um celta 2009 que não está dando partida, o motor parece pesado ( fica parecendo que a bateria tá fraca, mas minha bateria é nova e eu já testei outra bateria e nada), forcei por algumas vezes é o arranque começou a sair fumaça e então parei…a menos de 4 meses troquei o Bendix mas percebi que ele continuava custando pra pegar…agora parou de vez.

    1. Olá Lucas. me parece claro o defeito dentro do arranque. O arranque do Celta costuma agarrar com o tempo no motor. Alguns saem destruídos. Aconselho uma revisão nele. Caso as peças fiquem muito caro, ou o arranque seja totalmente condenado, que a seja substituído por um arranque da marca Bosch. Também peça uma revisão no comutador da chave. O eletricista tem que atestar o bom funcionamento dela.

  169. Boa noite Fernando! Estou com um problema no fiat estrada. As vezes quando vou ligar o carro, o arranque não dá sinal nem um, e eu dou um balanço no carro com ele engrenado aí ele vira. Será às escovas gasta!

  170. olá bom dia!
    eu tenho um chevette marajo..
    e do nada o motor de partida disparou e ficou direto, troquei a tomada que fica por tras da ignioção e logo depois (no mesmo dia ) o motor de partida não deu sinal de nada nada nenhum barulho.. dai depois eu coloquei pra pegar no tranco e ai voltou a funcionar normal, dai ontem fez de novo eu dei uma pequena pancada no motor de partida e ai pegou..

    o que pode ser? pode me ajudar ?

    1. Olá daniel. Pode ser fio bambo ou escova baixa. O auto mático também reage quando damos uma leva pancada nele. Mas neste caso o arranque ia fazer um “tec” alto no momento da partida. Tem que retirar o arranque e revisar.

      1. Boa Tarde!
        obrigado pela dica, eu fiz a retirada do motor de partida fora… era apenas as escovas que não prestavam mais, algumas ate soltaram e virou pó..
        vlw amigo grande abraço

  171. Olá bom dia tenho um Siena ..e quando vou dar a partida na primeira fase da chave faz um barulho tipo estalos e quando dou partida ele n pega ..isso n eh a primeira vez , qual pode ser o problema ?

  172. Boa tarde!voltei pedi mais uma informaçãozinha!!!:)
    Desmontei o motor de partida, e constatei que as escovas estavam meio gastas!entao remontei e no tocar o arranque ele faz um barulho estranho, como se fosse rolamento estourado, ele gira e o induzido funciona, mas faz um barulhao muito esquizito!vou levar para o eletrecista, mas ja me avisaram que eles vao trocar um monte de coisa e vao me cobrar os olhos da cara!o que pode esse barulho?as vezes eu toco mas parece que ele gira sem empurrar o pinhao, e faz aquele barulho estranho no girar!fico no aguardo!
    Muito agradecido!
    Abraço

    1. Olá Joel. Pode ser o bendix, bucha do arranque muito gasta. Dependendo do carro um sistema de planetária de aço gira dentro de um compartimento de plástico. Isto rudo faz este barulho. Mas se você não desmontou todo o arranque e trocou apenas as escovas, verifique o aperto dos parafusos do arranque. Estas peças que citei não são muito caras.

  173. Boa noite, Fernando
    Queria uma ajuda tenho Honda Civic 2008 e a partida dele de uns dias pra cá vem ficando “pesada” , e agr essa semana quando vai da a partida ele tipo qe “isola” as vezes fazendo só um “TEC”. Oque pode estar acontecendo ? De qualquer forma obrigado

    1. Olá Breno.O tal “tec” alto de dentro do carro é sinal de automático de arranque com defeito. Mas tem que por ele na bancada para confirmar se é somente ele com defeito. Pode ser tb cabo de bateria bambo. Dê uma conferida nos pólos da bateria.

  174. Ola tenho um celta 2004 quando dou na partida o motor d arranque só faiz tequi….mais dou uma batidinha e funciona normal….mais o proplema só esta aumentando e ficando mais frequente….oque podi ser……

  175. Parabéns, por ajudar tantas pessoas, tbm preciso de ajuda, um tempo atrás quando eu dava partida no carro um escort 94, ele ficava “mudo”, tinha que segurar a chave girada na ignição por uns 3 segundos, até começar a dar a partida, depois esse tempo foi aumentando, 5 segundos, 10 segundos, com a chave girada, pra começar a dar a partida, até que agora não dá mais partida, eu giro a chave o carro não dá nem sinal, as luzes do painel estão acesas, a bateria está normal, td certo, mas quando dou a partida, não dá nem o “tec” é a mesma coisa q não tivesse dando partida. oque pode ser?

    1. Olá Adailton. Talvez seja o contato de ignição. O ano do seu carro pode ser do período da auto latina e ele pode ter o contato da santana que é um de formato de joelho. Ele estraga exatamente do jeito que você narra. Fora isso é fiação ou arranque.

  176. Tenho palio 2012 2013 troquei quinta motor de partida e hoje nao liga dá um barulho diferente o ponteiro faz um barulho q antes nao fazia nao sei o q faço gastei 210 reais

  177. Ola vi que respondeu a todos kkk me responde pelo amor de deus …
    Já troquei três veses meu motor de arranque .. tenho um fiesta endura 98 desda primeira foi trocado cremalheira o mrcanico diz que esta tudo ok .. mais quando dou um tranco sempre estraga o motor de arranque o que pode ser ai o carro não lina e quando abre motor de arranque estrago . Ninguem descobre .. pois se der um problema bateria ou outra coisa não posso dar tranco se não estraga de novo

    1. Olá Edneia. Um arranque pode estragar no tranco se segurar na chave no momento da partida. Se não for este o caso, então tem que examinar o comutador.Lembrando que dar tranco no carro é errado. Por que isto está acontecendo?

  178. Boa tarde Fernando!
    Tenho um Renault Megane Sedan RXE ano 2000/01 8v, estou com problemas com a partida do motor, motor gira mais não pega, e meu caso acontece com motor frio, hora com motor quente.
    Já troquei as velas, cabos e o motor de arranque foi substituído os fios, e o problema segue.
    A bateria não é nova, mas gira o motor.
    Onde devo atacar, desde já obrigado.

    1. Olá Alexandre. Grato por participar. Teste a pressão da bomba e a bobina do carro. Mas não troque as peças. Se possível procure uma oficina que tenha as peças para substituir no teste. Em seguida peça para verificarem o aterramento da central.

  179. Olá Fernando! Tenho um Fiesta 08/08 e de uma semana pra cá fui dar partida depois de 4 o carro desligado e não pegou, fiz uma chupeta na bateria e funcionou normalmente mas depois disso toda partida o carro faz um “toc toc” e preciso pisar no acelerador para ele ligar. O que pode ser? Tem um tempo também que na primeira partida com o motor frio faz um barulho como de uma hélice bem alto por uns 3 ou 4 segundos e normaliza, mas somente na primeira partida.
    Desde já; obrigado!

    1. Olá Emerson. Creio que o barulho seja do.bendix do arranque (tipo uma enceradeita) Neste caso tem que pedir para avaliar o arranque . O Bendix é a última peça do arranque. Sua bateria e alternador também tem que ser avaliados.

  180. Boa tarde amigo, tenho um punto sporting 2014, está dando um problema nele na hora que eu bato a chave pra ligar o carro, nao da nada , parece como se a bateria estivesse descarregada, da só aqueles estralos cmo se fosse a bateria, aí se eu forçar dando a partida ai ele funciona, ou então dando a partida pela segunda vez.. qual pode ser o problema?? obrigado

    1. Olá jonathas. Tem ser feito um teste na bateria com equipamento apropriado. As lojas de bateria e auto elétricas tem esta ferramenta. Ou é bateria, ou arranque. Fios bambos na bateria também podem causar o que voce descreve.

  181. Boa tarde amigo tenho um golf 1.6 ano 2002, acontece algo curioso quando vou abrir a chave pra dar a partida ele aciona o arranque assim como quando o carro esta ligado quando volto a chave ele aciona o motor de partida tb, nao e sempre que acontece mas a maioria das vezes q pego o carro acontece, gostaria de saber qual o problema

  182. boa tarde amigo tenho um golf 2002 1.6 acontece algo curioso quando inicio a abertura da chave ele aciona a partida assim como quando o carro esta ligado e vou desligar ele tb aciona, gostaria de saber qual deve ser o problema?

    1. Olá simplicio. Grato por participar no blog. Você descreve um defeito típico de comutador de ignição. Embora a distância atrapalhe um diagnóstico preciso, eu já reparei alguns carros onde a chave (ou comutador) “passava”do ponto do arranque o fazendo girar. Isto pode acontecer para qualquer lado que se vira a chave. Você tem que procurar um eletricista, ou um chaveiro especializado em carros, antes que o motor de partida agarre na cremalheira e pode até ser destruído.

  183. Boa noite,
    Meu tio tem um Chevrolet Vectra – 2000 e andando ele escultou um estalo e parou o carro por volta de 5 metros o carro parou e não mais andou,tudo funciona mais não esta mais conseguindo ligar o carro.
    att:
    Átila Vieira

  184. ola boa tarde
    tenho uma cb300 2009/2010 e quando a moto esta fria vou dar na partida e ela so pega se eu acelerar e segura ate ela esquentar um pouco pega normal mais se eu der na partida acelerando e assim que pegar para de acelerar ela morre, mais depois que andei um pouco e ta quente desligo e dou na partida novamente ela pega sem acelera no qual seria o coreto oq pode ser ?

  185. cara valeu mesmo gostei e de grande ajuda
    vc poderia me dizer no caso do meu carro ele esquenta e não pegar mais ele andar normal so que quando desliga o motor de arranque nem sinal dar mais de liga o que poderia ser ?

    1. Olá Washington. Se trocou o comutador, então é provável que tenha fio colado atrás da caixa de fusível, dentro do capô. Pode ser até uma ligação errada por ali. É algo bem simples de descobrir e consertar. Procure um eletricista que conheça de fusca. Abraços.

  186. Ola fernando , fui dar a partida no meu voyage 86 a primeira vez senti o motor rodando pesado desliguei o motor e quando fui ligar dnovo o motor de partida nao deu nem sinal so acenderam as luzes do painel e mais nada , o que pode ser me ajuda por favor , desde ja agradeço!

    1. Olá Maycon. O primeiro passo é testar a bateria do carro, antes de condenar o arranque. Uma maneira é conseguindo uma emprestada e colocando no lugar da sua. Este seria um bom teste. Já a chupeta pode funcionar também, mas costuma enganar se a sua bateria estiver muito descarregada. Tente a primeira sujestão. Se virar, teste o alternador e mande carregar sua bateria em carga lenta para então testá-la.

  187. Ola fernando td bem ? Tenho um voyage 86 e ontem fui dar a partida senti o motor meio pesado desliguei e quando fui ligar novamente nao deu nem sinal de vida somente acenderam as luzer do painel , o que pode ser ? Me ajuda pf , desde ja agradeço !

    1. Olá Maycon. Grato por participar. Primeiro tente dar partida com uma bateria auxiliar (chupeta) ou peça um socorro elétrico. Se não virar, então pode ser arranque e alguns testes vão ter que ser feito por um eletricistas.

  188. Fernando boa noite , minha bateria foi testada em outro carro e esta boa inclusive tem 3 meses de uso , quando dou a partida no carro so escuto um “tec” e nada mais o que pode ser ?

  189. Fernando boa tarde tenho um gol 93 1.8 dos quadrados, quando viro a chave ele fica virando arranque direto mesmo quando desligo a chave tenho que ir lá na frente desligar a bateria, o pode estar acontecendo??

  190. tenho um palio 1.4 elx 2006 , quando dou partida faz um barulho como se fosse um ranho , como se tivesse raspando ..ai que ele da a partida normal ..oque pode ser a escova?

  191. Boa noite Fernando! Possuo um novo palio 2013 e hoje voltando de viagem, depois de ter andado 300 km , parei para abastecer e quando dei partida, parece que ficou agarrado (dando partida com o motor ligado). Desliguei rapidamente e dei partida normalmente. Andei mais alguns quilometros e quando parei ele não deu mais partida, liga o painel normalmente , mas não da sinal nenhum de partida. O que devo fazer?

    1. Olá Tony. Pode ser defeito no comutador de ignição, bateria fraca, ou defeito no próprio arranque. Se acontecer novamente desligue o carro e leve até um eletricista. Se o arranque agarrar no motor ele (o arranque) será destruído.

  192. Bom dia
    Tenho um caminhao mercedez 2325 com motor de partida 12v que usa duas baterias e tem acontecido que mando o motor de partida para fazer manutenção , mas o motor volta file testado , mas no caminhao ele nao consegui nem dar uma volta para pegar o motor , as baterias ok , as vezes tenta dar 24 volts nele e consigo fazer o caminhao pegar , mas na maioria das vezes nao pega mesmo o que pode ser esse problema

    1. Olá Antonio. Pode ser que o problema esteja no motor do caminhão, como dificuldade para pegar, motor pesado, bomba injetora ruim, ou vela aquecedora funcionando mal. Evite o 24. Ele tem que pegar com 12. Ainda mais com duas baterias em paralelo o que dobra a potência de partida.

  193. ola tdb meu cilindro de ignicao do meu peugeout 206 1.6 8v 2000/2001 soliel deu problema sera que posso fazer uma montagem com um comutador compativel ao meu modelo com um cilindro de ignicao de ano maior o caso seria 2003,pergunto pois no meu caso nao acho o cilindro do meu modelo so de modelo maiores sera que eu fazendo essa montagem daria certo

    1. Olá Kelvin. Somente será possível saber com uma inspeção e comparação visual e elétrica. Ela tem que ter os mesmos encaixes e pinagem além da fixação no carro ser a mesma. Também não pode faltar na nova algum atuador que a antiga energiza.

  194. Oi amigo boa tarde..
    Tenho um New civic 2008 deu problema no motor de partida, comprei outro e hj foi trocado, e quando fui da partida no carro percebemos que as rodas traseiras tavam travadas, tem alguma coisa haver com a troca do motor de partida?

    1. Olá Weder. Obrigado por participar. Eu desconheço este tipo de situação. Eletricamente nunca vi uma interferência da troca do arranque com travar rodas. Mas pode ser que no seu carro tenha sido instalado aquelas chaves tipo trava carneiro. Elas sim travam as rodas se acionadas de maneira incorreta. Outra possibilidade é a de dois defeitos diferentes e ao mesmo tempo.

  195. Bom dia Fernando .
    Estou com meu Palio 2012 parado na oficina depois que dei partida e provavelmente o motor de partida ficou ligado até superaquecer e queimar . Resumindo , o carro apagou e não funcionou mais .
    Entrei aqui no seu blog e fiquei impressionado com a quantidade de respostas que você dá aos questionamentos .
    Gostaria de parabenizar você pela sua incrivel capacidade de atender as solicitações e sempre com o maior respeito e boa vontade .
    Posso lhe garantir que já estou expert no quesito Motor de Partida graças as suas explicações .
    Meus parabéns …

    1. Obrigado pelas palavras Marcos e seja bem-vindo ao site. Fique a vontade para esclarecer qualquer dúvidas. Se o seu arranque agarrou no motor, lembre-se de pedir para descobrir a causa disso. Pode ser contato de ignição ou fiação colada. O feito pode acontecer novamente e danificar o serviço feito.

  196. Amigo estou com problema, meu carro fiz a troca do automático, pela primeira vez funcionou depois não quis funcionar mais, ele gira o motor de arranque e motor do carro normal, mas não liga, o bombista olhou disse que esta normal a bomba, mas se fizer ligação direta o carro funciona, o que pode ser?

  197. boa noite tenho um jetta 2008 quando viro a chave nao liga so acende a luz do painel mas nao tem arranque no motor ja testei a bateria e nao e pode ser motor de partida ? lembrando que nao faz barulho algum

    1. Olá ademir. Obrigado por sua participação no nosso blog. SE a bateria está boa e o painel permanece “firmemente” aceso quando você dá na partida, então é provável que seja do comutador da ignição (logo após a chave) até fio que chega na partida. Este fio também pode estar interrompido no meio do caminho, em alguma tomada de chicote. Mas se as luzes do painel caem no momento da partida, é sinal que a energia está chegando no arranque e ele tem que ser avaliado na bancada.

  198. Olá. Tenho um novo palio 12/13 e há alguns meses fui dar a partida e o carro nao pegou. Insisti por umas 5 vezes mas ao girar os ponteiros ficavam tremendo e nada acontecia. Ai resolvi dar uma carga na bateria e ele pegou. Porém depois disso ele começou apresentar um problema. Eu giro a chave e ele da um tec mas sempre da a partida normalmente. Porém as vezes se ele está enganado e viro a chave na posicao pra acender as luzesdo painel ele já aciona o arranque. Será que é defeito no arranque ou Cabo de bateria ou miolo?

    1. Olá Marcos. Grato por participar. Se o barulho e vem de dentro do compartimento do motor, então pode ser no arranque. Mas se é bem nítido dentro da cabine, então pode ser o comutador. Você também deve avaliar o alternador e a bateria.

  199. Bom dia Fernando! O meu Celta 2004 de repente a chave de ignição ficou sem controle dentro da tambor, ela gira sem controle em falso. e com isso nao conseguia dar a partida e percebi que algumas luzes ficam acessas no painel. Dei um tranco e pegou , soh qdo fui desligar a chave saiu e nao desligou o carro. Oq pode ser esse problema? Obrigado Newton Ribas SP

  200. Boa tarde. Na zafira 2011 automático com a chave no miolo, giro a chave acende o painel, mas não dá partida. Desligo a ignição, retiro a chave, as luzes de injeção, abs, e chave de boca permanece aceso. Ao pisar no pedal do freio apaga. ET. Foi trocado o comutador de ignição. Você pode me dar uma dica. Obrigado um abraço.

  201. BOA NOITE AMIGO O COMPRESSOR DO AR COM DEFEITO PODE INFLUENCIAR NA PARTIDA DO ARRANQUE ? (OBS : ESTA FORÇANDO A CORREIA O COMPRESSOR DO AR )

  202. tenho um fiat tipo 1.6 ie,vou dar partida e faz um barulho alto tipo tec tec tec,so q.o detalhe e que fica uns dois dias com partida normal e depois da problema ,fica normal.da problema etc o que pode ser

  203. Olá meu amigo .. tenho uma meriva e o arranque só faz o tec é mais nada … retirei o mesmo do carro e levei ao eletricista chegando lá ele fez todos os testes e funcionou muito bem lá .. ao colocar novamente no carro ele só fez tec.. o que pode ser ? Um abraço

    1. Olá Marcos. Pode ser defeito no automático de partida (a peça que fica bem em cima do arranque). Na bancada vira , mas no carro pesa. Mas pode ser também falta de corrente no fio principal do arranque ou problemas no motor do carro.

  204. Boa noite!
    Grande problema com Palio weekend 1.6 16 v ano 1997 – Motor argentino – Arranque Martinelli Marelli
    1 – Quebra do pescoço (mancal) 4 vezes, além de difícil achar custa 180,00
    2 – Cremalheira toda gasta, esmerilhada pelo Bendix – Troquei a Cremalheira por uma igual do Siena 98 argentino
    3 – Após toda essa trabalheira verifiquei que o Bendix que hj está no carro tem 8 dentes e no catálogo da Martinelli Marelli é de 9 dentes.
    Perguntei aos eletricista da cidade e disseram que não influência em nada.
    Grande Guru me ajude, pois já gastei mais de $ 1.000,00 e o carro está parado.
    Grande abraço e grato pelo post. Muito bom
    Se puder, gostaria que me enviasse por email também.
    Obrigado!

    1. Olá Luis Carlos. Grato por sua participação. Creio que todo o seu problema tenha sido o “casamento”do bendix com a cremalheira. Um bendix de 8 dentes em um carro que original seria 9, não funcionaria adequadamente. Mas o fato do catálogo da Marelli indicar ser de nove dentes não significa que o seu seja. Existem vários modelos que diferenciam em detalhes, principalmente os motores importados onde encontramos uma mistureba de componentes acessórios que não são da mesma origem. O que interessa é: testar. Se o arranque virar de primeira sem barulhos estranho, se houver uma partida suave e outras na sequência, então está tudo bem. Mas se ele gritar deve ser retirado de novo sem usar sequer por meia hora ou três ou mais partidas. O defeito tem ser sanado na oficina. Mas muito me estranha o mancal quebrado. Já pensou em comprar um arranque novo?

  205. ola amigo tudo blza ? cara eu tenho um fiat punto 1.4, 2009 simplesmente eu estacionei ele na garagem ai no outro dia eu fui ligar apenas fazia o barunho mas nao ligou nem a pau, olhei os fuziveis a bateria e ta tudo ok … o q pode ser ?

  206. Bom dia! Tenho um Chevette 84, álcool. Ontem meu carro de manhã não pegou, precisei empurrar e pegar no tranco, depois de andar com o carro ele pega, mas se ficar muito tempo parado não pega. E hoje de manhã tb não pegou, só no tranco. Obs. Dou uma volta com ele, depois paro ele volta a pegar. O que pode ser?

  207. Boa noite, me salva.
    Fiz a retirada do motor de arranque, em seguida liguei-o novamente e acionei a chave, reparando que ele até pula se deixar solto, girando e indo à frente normalmente.
    Quando boto no carro e parafuso, o motor não dá sinal de vida, como se o arranque estivesse queimado.
    Pode ser bateria? O indicador está verde.
    Ultima vez que liguei o carro foi normal, sem barulho esquisito de algo estragando nem nada.
    Estava rodando ele com gasolina aditivada e eu não dava partida no máximo no intervalo de 7 dias.
    Eu sempre funcionava o carro.
    Tem ideia do que pode ser?
    Santana 2.0 1995

  208. BOA TARDE FERNANDO
    TENHO UMA ZAFIRA 2003, AUTOMATICA, ONTEM ANDEI NORMAL COM ELA, E HOJE PELA AMANHA FUI LIGAR ELA NÃO LIGOU NEM BARULHO FEZ
    O ALARME FUNCIONOU NORMAL, AS LUZES DO PAINEL ACENDERAM, A BATERIA TA OK
    SERA QUE TENHO QUE TROCAR MOTOR DE ARRANQUE

    1. Olá Elisabete. Por ser automático seu carro tem que passar testes mais específicos antes de condenar o arranque. A caixa pode cortar ele através do pedal de freio. Peça que um eletricista de confiança faça esses testes.

  209. olá fernando vi que vc responde sempre todas as perguntas. eu tenho um astra 2011 e quando esquenta, ele as vezes não que pegar testei o alternador, com o carro ligado no multimetro marca 14.3 pela manhã a bateria de setenta amperes q deveria marcar no multimetro 12 volts ou pouco mais, está marcando 10.2 e isto de um dia pra outro que será . desde já agradeço abraço.

    1. Olá jose. Grato por participar. O primeiro teste é na bateria e nos seus cabos. Quando der o problema faça uma chupeta com uma bateria auxiliar e leve até um eletricista para testá-la. O alternador você já testou, mas o eletricista deve confirmar com a mesma medida. Fora isto pode ser o arranque que esquenta junto com o motor e não consegue virar o motor. Mas primeiro faça um teste na bateria.

  210. Olá, tenho um citroen xisara paicasso 2005 automatico, algumas vezes quando ligo a chave acende as luzes mas não da partida e outras vezes da partida.

  211. Boa noite Fernando

    Primeiro parabéns pelas excelentes respostas que você dá aqui, nos traz muita informação valiosa que muitos não gostam de repassar.
    Gosto de eu mesmo resolver problemas mecânicos em casa, e ao invés de pagar por mão-de-obra costumo investir esse dinheiro em ferramentas, mas então… Oque me trouxe aqui foi aquele clássico barulho do arranque com o bendiz arranhando na cremalheira… Barulho chato que com certeza com o tempo vai danificar as engrenagens… Meu carro é uma Honda CR-V 2009, e estou meio com medo de tentar remover o motor de partida em casa… Sabe me dizer se é muito difícil? Já retirou algum? (Acho que é o mesmo do Civic), e se puder me dar umas dicas agradeço muito! Já salvei nos meus favoritos seu “Mãos no alto”.

    1. Olá Ed. Obrigado pelas palavras e por participar no site. Se for o arranque que estou imaginando, ele é de alto grau de dificuldade de remover. Tem que retirar admissão de ar, bateria, filtro de ar e o corpo de borboleta. Além disso, tem que retirar parte da frente perto do radiador para que a admissão (peça preta e fica debaixo da capa do motor a sua frente) saia por completo. (soltar a admissão é até fácil) Conectores tem que ser desligados com cuidado para não quebrar. Tirando tudo isso o arranque aparece. Ele é fixado na caixa por dois parafusos que também são muito difíceis de retirar, sendo um parafuso longo e outro curto que costumam estar travados com cola especial. É exatamente por causa do acesso ao parafuso mais longo que todas as peças citadas tem que ser retiradas. A fiação segue uma certa lógica. Se conseguir, eu sugiro que ponha um arranque novo para que tudo dê certo no final.

  212. B0a tarde,
    Tenho um Kadett 98 e a luz da bateria no painel so acende com algumas pancadinhas e que influencia no funcionamento do alternador. Recentemente apresentou um tec na hora de virar o carro e levei ao mecânico que trocou o automático do arranque, só que voltou a apresentar o problema após 1 mÊs, as vezes ele não dá a partida e apenas apaga a luz da bateria no painel só pegando no tranco.

    Obrigado se puder me ajudar e agradeço também pela centenas de pessoas que vc já ajudou até hoje com seus conselhos.

    Abraços!!!

    1. Olá Carlos. Grato por Participar. O primeiro passo é verificar os cabos e terminais da bateria. Eles devem estar bem firmes nas duas pontos (alternador e arranque também, no caso do positivo) Também teste a bateria. No caso do arranque, se os cabos estiverem ok, então eu sugiro uma revisão e com peças novas, de qualidade. Reformadas não duram muito. Mas verifique os cabos e bateria antes de partir para o arranque.

  213. Boa noite Fernando , talvez me consiga dar uma ajuda , tenho uma iveco dayli que tem estado parada e debaixo de telha ( armazem )pois dou ao arranque tudo trabalha e ela nao da nada , ja se viu tudo gasoleo , injetores etc e nao dá o arranque , penso que possa ser de parte electrica que me diz

    1. Olá Fernando. grato por perguntar. Todos as correntes ou pontos finais de correntes, tem que ser medidos. Ela de sair da chave (ignição) e chegar a caixa de fusíveis. De lá é distribuída até os pontos que mencionei. Um eletricista, com uma lampada de de testa e não um multímetro (pois este engana nesse tipo de trabalho) deve procurar onde a corrente não chega e consertar. Bomba injetora, se for elétrica, também deve ser testada. Se for a diesel é mais fácil de resolver.

  214. Boa tarde Fernando, Tenho um Santana 2003 e estou com dificuldade de achar o comutador de partida original dele. Aqui em Salvador as autorizadas da WW não tem. Poderia me indicar alguma loja que encontre essa peça original?

    Antecipadamente grato.

    Crísney

  215. boa noite vc saberia me dizer o que pode ta acontecendo com meu alternado eu tenho um kadett 1992 ele ta acendendo a luz de bateria levo no alto eletrico eles dizem que pode ser o alternado mais depois ele medil e disse que o alternado ta carregando e a bateria e nova o que sera que pode ser ??

    1. Olá romareio. Primeiro você deve observar se quando liga a chave do carro se todas as lampadas e ponteiro funcionam normalmente. Outra possibilidade é o fio da luz de bateria está encostando em parte metálicas do carro e ela fica acesa , mas o alternador carrega acelerando o carro.

  216. Boa tarde, tenho um corolla 2007 se-g e de uns tempos pra cá vem apresentando o seguinte defeito: ao ligar pela manhã ele funcionava de boa, e ao rodar por um tempo ao desligar e ligar novamente demora um pouquinho pra pegar (é como se algo desse uma engatada), sendo que não acontece sempre. Agora eu percebi o mesmo sintoma quando ele está frio, ao ligar pela manhã vez em quando faz a mesma coisa. Já fiz a limpeza dos bicos, borboletas, troca de velas, inclusive mandei passar o scanner e não detectou nada. Te agradeço desde já!

    1. Olá Paulo. Obrigado por sua participação no nosso blog. Se esta engasgada faz o arranque dar uma pesadinha pode ser nele o defeito ou estar começando um defeito. Também pode ser muito álcool na gasolina, nesse caso o flex deve sempre estar cheio com gasolina especial.

  217. sim carregar quando acelera e quando ta em ponto morto ou seja ta carregando normal vou trocar os polos da bateria e vou ver isso que vc estar falando pode ser isso

  218. Bom dia amigo estou com um problema, tenho uma s10 a diesel, liguei ela funcionou sem problemas rodei um bom tempinho com ela e quando a desliguei ela nao quis ligar, tava fazendo um barulho TEC e mais nada tentava de novo TEC. E nao funcionava . para vir embora tive q fazer pegar no tranco para vim p casa… o que poderia ser. Mais e estranho quando batia na chave ela nao tava rodando pesado nem ratiava. Era so encosta q ela funciova …

  219. Boa tarde Eu tenho um Fiat ideia quando eu desligo ele continua ligado ai boto a chave de novo e viro para desligar ai ele desliga oque pode ser

    1. Olá Jadson. Pode ser problema no miolo da chave, no comutador dela que não deliga e precisa de uma segunda tentativa. Primeiro você deve levar o carro até um chaveiro para confirmar. Fora isso pode ser um defeito elétrico na caixa elétrica.

  220. Tenho um Palio 2002 de uns tempos pra cá ele começou com um defeito intermitente,
    o motor de arranque não parte de vez em quando, geralmente quando o motor esquenta, pegou pista uns 100km, se parar não pega mais, ou melhor o motor de arranque não parte… não é bateria, pq é nova, deve ser bucha, induzido, relê, fiação, não consigo descobrir … alguém já viu esse defeito? É só deixar o carro quieto, esfriar e pronto, ta arrumado… nunca vi isso.

  221. Boa tarde! Tenho uma ecosport 2004 e o carro está apresentando o seguinte defeito: Quando o tempo está frio, abaixo aí dos 18 graus, o carro não pega…Quando ando com ele algum tempo e paro, também não pega….O carro é a gasolina….Ninguém resolve…

  222. Boa Tarde Fernando, tenho um honda civic 2.0 automatico 2013/2014. Exporadicamente quando vou dar partida ele faz TEC e nada acontece. Normalmente na segunda tentativa ele pega. Nem sempre acontece isso. Um eletricista disse que pode ser o automatico do motor de arranque, mas que no caso do meu carro não troca so o automatico tem q trocar todo o arranque. Isso procede?

    1. Olá Samuel. Tem que tirar ele para confirmar. Alguns modelos são, por assim dizer, uma peça só. como a foto abaixo. Mas alguns outros modelos podem ter saído com automático normal,ou comum.Mas é bom ter em mente que no Brasil se consegue consertar qualquer peça elétrica, embora não seja recomendável pelo custo e vida útil. Isso vale também para outros arranques como o do Fox e Gol. Muitas vezes um novo vale o que custa em termos de dor de cabeça por problemas que quase sempre acontecem.

    1. Olá Elen. Se for o motor de partida que travou tem que tirar ele e levar para a bancada. Ali um eletricista vai desmontar e ver o que estragou. Se ele travou no motor pode ter moído por dentro e nesse caso a melhor opção é colocar outro.

  223. olá, fernando ivanenko !

    Estou com uma duvida , em média qual corrente consome um automático de partida para a sua comutação?
    O motor seria um motor diesel scania, não sei informar a cilindrada.
    Uma resposta mesmo que generica já me ajuda.

    1. Olá Francisco. O que eu já medi é a corrente no momento da partida. Em fração de segundos já medi até 500A, no carro. Mas isso seria do arranque todo, no que eu chamo de “estalo de energia”. Se não vier especificações na caixa do automático, tem medir ele armado sem estar ligado na bobina do arranque (parafuso grande de baixo). Usei um amperímetro em série com o positivo da bateria. Mas isso tem que ser feito na bancada.