Arranque ou motor de partida? De fato trata-se da mesma peça. Arranque é um nome mais popular, definindo a função exata do motor de partida do seu carro. É ele o responsável por iniciar o trabalho do motor do carro. Significa literalmente: produzir o arranque do motor (movimento, partida, agonia). Comparar as funções de peças de carro sempre é interessante e instrutivo. No caso do alternador (que é um nome mais esquisito) sempre comparamos com uma caixa de água e seu funcionamento. As semelhanças podem ser incríveis.
Já no caso do arranque e sua função, basta lembramos da famosa manivela vista em muitos filmes de época onde o motorista com seu típico chapéu rodava uma dessas na frente do carro. O motor pegava e muitas vezes o carro saia andando sozinho. Por essa dificuldade e outras, foi inventado o arranque. Ele nada mais é do que uma manivela elétrica, onde apenas o movimento humano mudou como um conforto a mais para dirigir. Ou um carro sem arranque rodava sempre com duas pessoas, ou riscos como o citado acima poderiam acontecer.
Como funciona o arranque do seu carro
Reparem na imagem acima a coroa dentada maior (volante) junto a menor (pinhão). As antigas manivelas eram introduzidas em um orifício e tinham a função girar o motor, algo bem imitado pela ação desse volante do motor e o pinhão. O arranque é o conjunto do impulsor para trás e está obviamente fazendo a função de manivela elétrica de partida. Como já disseram um dia: “No mundo nada se cria, mas se aprimora o que já existe”. No caso de automóveis e outros, podemos chamar de avanço de tecnologia, cada uma em sua época.
De olho na imagem podemos entender o funcionamento do arranque: as escovas são energizadas no momento que viramos a chave (partida) e o induzido gira. Ao mesmo tempo a chave magnética puxa um garfo que por sua vez empurra o impulsor do pinhão. Essas duas peças são na verdade uma que é conhecida como eixo bendix. Este é o resultado final de todo “aprimoramento” de décadas. O seu funcionamento é uma amostra da genialidade humana. Embora robusto e bem duradouro, um arranque pode apresentar defeitos em suas peças internas. Mesmo com um tamanho mais reduzido, ainda encontramos essas peças para reposição. Isso significa que muitas vezes vale consertar o arranque em vez de trocá-lo por outro novo. Mas isso vai depender da avaliação do eletricista.
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“As antigas manivelas eram introduzidas em um orifício e tinham acesso a esse volante do motor. Era assim que os carros “pegavam”, como já dito.”
As manivelas eram introduzidas em um orifício na POLIA DO VIRABREQUIM, geralmente passando abaixo ou através do radiador dos “calhambeques”.
Tanto é que no “fusca” australiano” (Country Bug) havia um orifício na traseira da carroceria para introduzir uma manivela que fazia parte das ferramentas originais e dar a partida no motor em caso que o arranque não estivesse operacional, fosse por defeito ou falta de energia. Existem até kits para partida manual de emergência para Volkswagens arrefecidos á ar.
Olá Leandro. De fato era assim que ocorria. Obrigado por ler o o texto e participar. Atualizei a informação. Abraços.
Tenho a curiosidade em saber se o carro com a bateria boa e o motor de partida danificado pega no tranco, ou seja com alguém empurrando ou numa ladeira.
Olá Robson. Sim, pega, mas não é recomendável.