Bateria arriou – E agora?
Nesse post, vamos ensinar um passo a passo de como fazer uma chupeta em bateria arriada.”
Muitas vezes o tal cabo de chupeta comprado em lojas do ramo não é adequado para ligar um automóvel com a bateria assim. Motivos: cabos sempre finos e longos, além da grande fraqueza da bateria a ser “arriada”.
Em uma emergência, que seria a falta de um profissional, mas com a presença de outro carro amigo, faça o seguinte: estacione o carro amigo em posição que seja favorável para ligar os cabos de chupeta.
Em seguida ligue a garra do fio vermelho do cabo no pólo positivo (com sinal +) de um carro e a outra garra vermelha com o outro carro também no positivo (+ com +). Importante: confira se os dois são realmente os pólos positivos.
Em seguida, ligue os dois pólos que sobraram com a garra do cabo preto (- com -). Desligue tudo que é elétrico do carro de bateria arriada (rádio, faróis, etc). Assim você pode não precisar de um guincho 24h. Mas vamos ao passo a passo, pra não ter erro.
Como fazer chupeta na bateria
1 – Acione o motor do carro amigo e deixe-o ligado por uns vinte minutos. Decorrido este tempo, acione o motor do carro que estava com a bateria descarregada. Se o carro não pegar, espere mais uns minutos e repita a partida.
Veja também: Posso lavar o motor do meu carro?
2 – Funcionando a chupeta, desligue o carro amigo e retire os cabos com cuidado, sempre tirando uma garra de um carro e outra do outro, respeitando as cores (vermelho de um, vermelho de outro, em seguida preto de um, preto de outro.) Esta é a maneira mais eficiente de fazer uma chupeta em caso de emergência.
Como saber se o problema é bateria descarregada?
Algumas pessoas culpam a bateria por todos os defeitos de um carro. Como saber se realmente o problema é com a bateria? O motor não “pegar” ou o motor não “girar” é a informação que temos sobre o estado geral dela.
“Não pegar” significa que o motor gira livre, mas não há ignição, como se o veículo estivesse sem combustível – o que é bem comum acontecer.
Neste caso a bateria está em condições de uso e o melhor a fazer é não insistir em dar a partida e assim descarregá-la, criando outro problema para o motorista.
Mas no caso do motor não girar, parecendo que está pesado, e as luzes vermelhas do painel quase apagarem, acontecendo vários estalos estranhos no veículo, nesse caso a bateria estará descarregada ou algo a impede de girar o motor.
É nessa situação que se deve tentar a chupeta correta explicada anteriormente. Se isso não funcionar, aí o jeito é acionar o seguro, chamar um guincho ou um profissional de confiança.
Como construir um bom cabo de chupeta
1 – Compre dois cabos de chupeta.
2 – Escolha um deles e corte suas 4 garras.
4 – Em seguida tenha acesso as garras do outro cabo e fixe em cada uma delas as pontas do cabo sem garras, sempre combinado as cores (vermelho com vermelho e preto com preto).
4 – No final você terá um cabo duas vezes mais forte e que pode facilmente ser usado.
Leia também: Como fazer uma chupeta em bateria parte II – cuidados especiais)
Bom dia
Uma dúvida quanto ao assunto de chupeta de baterias.
Pode ser feita uma chupeta de uma bateria de ônibus para uma bateria de carro? Creio que a bateria do ônibus não deva ter a mesma tensão e corrente da bateria do carro.
Aguardo resposta
Olá Celso. Obrigado por participar. Sim vc pode usar uma bateria de ônibus para funcionar um carro.O que importa neste caso é somente a tensão que deve ser igual. Se o carro é 12 V a chupeta (ou ônibus) também tem que ser 12V. A corrente vai aumentar a reserva da bateria arriada. Abraços.
Simples e objetivo nas explicações……muito bom…..agradeço as dicas (informações), parabéns…Abs.. !!!
Olá David. Eu que agradeço sua participação! Forte abraço!
Os senhores são de grande utilidade publica. Somos muito grato. meus cumprimentos
Obrigado Benedito. Ficamos felizes por ajudar.
Olá Fernando. Li num site uma vez e que não me lembro qual agora, que a bateria para estar boa, deve estar em 13,5V quando em uso e 14,5V se medida com os cabos desconectados. Procede essa informação? Se sim, para evitar que a bateria “pife” na rua, seria aconselhável quando ela estiver abaixo de 13,5V (em uso) proceder a troca? (Ou algum outro valor quando desconectada dos cabos ?). Por exemplo, desliguei os cabos ontem e medi a minha, está com 12V. Seria ideal já troca-la? (Um amigo fez o mesmo – desligando os cabos – e disse que a dele está com 13v). Ou o limite seria mais baixo (para em uso ou desconectada)? Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog, informações sempre interessantes e que tem me ajudado muito.
Olá Sílvio. Obrigado por participar. Essas medidas de 13,5 e 14,5 volts são com o carro ligado. Em repouso não pode baixar de 12 e tem que passar no teste de resistência. Nele usamos um aparelho que aplica um curto através de uma resistência grossa. Os valores não podem ser inferiores a 10 volts durante o teste de 10 segundos e depois a bateria volta aos 12,5. Para saber se deve haver a troca esse teste é quem manda. A bateria também tem que ficar na carga lenta antes do teste.
Muito obrigado pela explicação Fernando !!!!!
o limpador traseiro do uno 2012 liga qdo engato a ré , pode me ajudar
Olá Raimunda. Em alguns modelos do Uno o limpador traseiro é automaticamente acionado ao engatar a ré, se o dianteiro estiver ligado