Carro falhando e sem força, motor pipocando ao acelerar 

O carro está falhando, sem força? O motor está falhando? Pipocando? Esse não é um defeito novo. Todos os modelos fabricados no mundo já falharam, ficando sem força.

O motor está literalmente fraco, muitas vezes sem conseguir subir uma pequena ladeira e até apagando diversas vezes. O consumo aumenta, o motor tem dificuldade para pegar, principalmente pela manhã, passando o resto do dia falhando.

Antigamente se culpava o carburador, que era de fato o grande responsável por isso. As velas, ou uma vela,  com defeito também causavam falhas no motor.

Em seguida vinham os cabos de velas e por último o platinado e condensador. Mas esses foram ficando raros no mercado com o advento da ignição eletrônica.

Veja também: Como escolher o melhor seguro automóvel

Motor falhando e pipocando ao acelerar

Com o surgimento e o avanço dos sistemas de injeção eletrônica, muitos acharam que esse tipo de defeito acabaria. Mas não é a realidade. Ainda existe carro falhando e sem força. Veja a lista abaixo:

Carro pipocando

 1 – Os carburadores sumiram, mas as velas, cabos e combustível ruim continuam a equipar os carros mais modernos. Houve pouca evolução nesse aspecto, a não ser os avisos que a central consegue armazenar sobre o estado de velas e bobina de ignição. Nesse caso quase sempre a luz de injeção acende.

                          Primeiro passos

2 – Se a falha  se parece com um sopro vindo do motor, principalmente quando é acelerado, e ele fica fraco como dito acima, devemos verificar as velas e cabos. Pode ser um cabo de vela frouxo, deixando escapar a centelha para o bloco do motor ou outras partes metálicas do motor.

3 – Isso acontece mais quando o motor é lavado, ou quando algum serviço foi feito sem a devida atenção. Converse com o profissional antes de lavar o motor.

4 – Basta colocar o cabo no lugar com o motor desligado. Mas se as velas e cabos são antigos, o melhor a fazer é trocar tudo. O desempenho do carro vai melhorar muito.

5 – Bobina de ignição. No  caso da bobina, a luz de injeção vai acender e o diagnóstico tem que ser confirmado com um Scanner automotivo. Alguns carros têm até 4 bobinas.

Carro falhando e sem força

Bicos injetores

Carro falhando e sem força:

Acelero mas não desenvolve

6 – Bicos injetores. Os carros modernos não usam mais carburadores. Mas possuem bicos injetores que também podem causar falhas e fraqueza no motor. Embora seja mais raro, os sintomas são muito parecidos com os de uma vela falhando. É assim porque quase sempre temos um bico por cilindro, assim como uma vela por cilindro.

 

 7 – Se o bico falhar, ou parar de pulsar, o cilindro dele para de queimar por falta de combustível. Nesse caso, a luz de injeção também vai acender. Também pode ser uma tomada do bico com defeito ou solta, como no caso do cabo de vela citado acima. O carro vai falhar e pode ficar pipocando.

8 – Combustível.  Procure evitar postos de gasolina de estradas ou suspeitos. Combustível adulterado também faz um motor falhar, além de danificar outras peças. Outra situação é o AF.

9 – O que é AF? 

É o sistema da central eletrônica da injeção responsável pela mistura do combustível. Quando mudamos o combustível drasticamente ( de gasolina par álcool e vice versa), a central pode travar no combustível anterior.

Nesse caso o  carro pode até parar de funcionar. Uma dica é rodar com ele por 11 km depois de abastecer. Se ele parar de funcionar, somente um scanner vai normalizar.

Você quer realmente entender seu carro? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.