Então, eis que uma luz amarela acendeu no painel do seu carro. Com certeza você nunca tinha reparado nela e não sabe qual é o significado. Ficar preocupado em um situação dessa não é errado, pelo contrário. É exatamente por isso que ela é amarela: para chamar a atenção do motorista. Basicamente o código de cores de algumas luzes de painel tem o mesmo significado que um farol de trânsito (ou semáforo). O verde é siga, tudo está bem, o vermelho é pare e fique parado, e o amarelo é atenção, tome cuidado. O cuidado necessário pode ser consultar um especialista ou o manual do seu carro, que sempre informa o motivo de uma luz acender no painel e quais providências tomar.

Além da cor, pode ter um símbolo esclarecedor. Na maioria das vezes é lógico. Por exemplo: a luz de carga de bateria é vermelha e tem uma bateria desenhada. O que deve fazer o motorista? Levar o carro até uma oficina, pois ficará sem carga na bateria. Ela vai falhar em pouco tempo e o carro para. Por isso é de cor vermelha.

Luz amarela no painel

Alguns símbolos de luz amarela

Na imagem acima vemos três tipos de luz amarela mais comuns nos veículos nacionais. Temos a da bateria a título de comparação. Elas podem acender com a chave e apagar ou não com o motor ligado. Ou simplesmente acender somente quando houver o defeito. Reparem que a luz amarela a direita da luz de bateria se parece com uma lâmpada. Se acendeu, fica óbvio que alguma luz externa não está funcionando. Mande verificar todas as luzes de posição (faroletes) dianteiras e traseiras. A luz de placa queimada também acende essa indicação no painel.

Já as letras EPC significam em inglês: Eletronic Power Control. Temos aí uma luz espia do sistema de ignição do carro. Nesse caso também pode ser uma simples lâmpada que queimou (linha Volks/Gol G3 e G4). Mas também pode ser algo que faz o motor falhar ou até causar uma pane geral. A solução é escanear com um técnico experiente, que vai direto no problema sem  trocar peças desnecessariamente. O Scanner, ou computador, significa mais uma ferramenta, uma ajuda de procura do defeito para quem tem conhecimento.

Temos ainda esse “motorzinho” amarelo abaixo do EPC (veja imagem acima). Esse é um símbolo da injeção ou de problema nela e/ou no catalizador. Pode ser amarela ou vermelha. Também pode controlar o sistema de estabilidade de alguns modelos. Muitas vezes fica acesa direto ou pisca freneticamente. Novamente um Scanner deve ser usado para começar a descobrir o defeito.

São muitas luzes e símbolos que podem acender no painel do seu carro. Cada uma tem sua importância e não deve ser negligenciada. Elas ajudam principalmente na segurança de todos dentro do veículo (como Airbag e ABS) . Outra luz amarela que pode acender no painel do seu carro é uma com o símbolo de bomba de gasolina de posto. Ela se parece muito com a luz de reserva de combustível no também. Porém acende em lugar diferente, mais afastada do marcador de combustível. Se o seu carro é flex, e essa luz acender, verifique o  reservatório de gasolina da partida a frio. Ele fica no compartimento de motor. Se estiver vazio essa luz acende no painel. Conheça outras luzes e seus significados clicando aqui.

Please follow and like us: