Dez horas da noite de um dia qualquer, seu carro carregado de compras e você dá partida no motor e nada acontece. As luzes do painel murcham e vão sumindo a cada tentativa de partida até que mais nada acende e “tá lá o seu carro morto” no estacionamento do seu Shopping favorito. Pois então apresento a voçes um mini auxiliar de partida.
Auxiliar de Bateria
Por Fernando Ivanenko
Essa é uma situação que acontece com frequência, o lugar que descrevemos é apenas uma hipótese, mas quem nunca passou por uma situação parecida? Pois bem. Já fizemos matérias neste site sobre problemas de bateria e como solucionar com os famosos cabos de chupetas.
Mas recentemente soubemos de uma inovação extremamente prática. Por isso, passamos a investigar apurando a veracidade da capacidade do produto. Muitas pesquisas depois, eis que ele caiu em nossas mãos e conseguimos avaliar in loco, sim , em nossa oficina, e em veículos pesados.
Auxiliar de Bateria portátil
Trata-se deste equipamento:
Como funciona o auxiliar de bateria
Este pequeno aparelho tem diversas funções, mas o que nos impressionou é sua potência, algo raro até em equipamentos maiores.
Para os que estão com pressa vejam abaixo:
Principais características
- Ele produz 12 volts com 400 amperes, o suficiente para ressuscitar a maioria das baterias que existem no mercado.
- Também foi testado em caminhões!
- Em nossa oficina “ressuscitamos” uma bateria de veículo grande (90 AH).
- É minúsculo, perto de outro auxiliar de partida.
- A partida foi rápida e muito mais eficiente do que os longos cabos de chupetas que usamos normalmente.
- Além disso, é um equipamento recarregável (cerca de duas horas) e com certeza não é “frouxo”.
- Ele pode ser usado muitas vezes com eficiência. De fato, é um produto que já deveria estar no mercado há tempos, devido a avançada tecnologia dos nosso dias.
- A necessidade de recarregar pode ser de meses, dependendo do uso do equipamento.
É preciso ter em mente que um auxiliar de partida só vai funcionar adquadamente se a bateria estiver com um mínimo de carga. No caso de dias ou meses de carro parardo, vai ser necessário aplicar uma carga lenta na bateria.
Mesmo assim há casos que somente na fábrica da bateria, ou na distribuidora, que teremos um resultado legal. Lembre-se que o alternador não é um carregador de bateria. Ele simplesmente repõe a carga que o sistema elétrico consome durante o uso do carro. Por isso devemos ligar o motor do veículo periodicamente. Mas no caso de emergência é uma boa alternativa.
Custo
Já está disponível no mercado brasileiro, o que é uma boa notícia, pois é um equipamento seguro para o motorista, eficiente e fácil de guardar. O preço é baixo. Custa em média 80 dólares americanos, (entre 200 e 400 reais dependendo do modelo) um preço razoável para tantos recursos.
Foi realmente uma grata surpresa encontrar este equipamento. Atualmente (20230 existem vários modelos no mercado, o que pode diminuir mais ainda o preço.
Mais um grande avanço do mercado automobilístico e que deve entrar para a lista de ferramentas de emergência do seu carro. Aproveite e dê um passeio pelo nosso site. Existem muitas matérias sobre baterias, códigos, fusíveis e outros que podem ser bem úteis. Ah! Também fique a vontade para perguntar nos comentários. Será um prazer responder a todos.
Quer receber mais posts do Mãos ao Auto?
Curta nossa página no Facebook
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Muito interessante esse carregador portátil. Encontrei um parecido na boa e velha DealExtreme, será que funciona bem?
http://www.dx.com/p/the-bolt-power-x5-portable-car-emergency-start-power-supplier-yellow-285588
Ola Guilherme. Obrigado pelo comentário. Nós tivemos a oportunidade de experimentar esse “shock portátil” e eu fiquei impressionado com a capacidade de uma peça tão pequena conseguir rodar um motor a diesel com bateria arriada. Acho que é uma boa ferramenta de emergência. Abraços.