Como trocar a bateria do Clio

Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual.

Continua após a publicidade..

Não é um serviço complicado. O primeiro passo é saber se você pode trocar a bateria sem uma assistência técnica. Descubra isso consultando o manual sobre o rádio – se ele vai precisar de código para religar e se você tem este código – e sobre o computador de bordo e alguma consequência que pode acontecer devido o desligamento total da bateria. Feito isso, examinando a foto abaixo com um pouco de atenção, percebemos que realmente é um serviço simples. Como ferramenta vai ser necessário uma chave de boca 8 milímetros e um canhão ou chave Ele de 13 milímetros. Aliás são ferramentas que você deve ter em seu kit básico. Tenha, também, a bateria nova já preparada para ser instalada, sem seu plástico ou outra proteção. Não se esqueça de conferir a amperagem antes de comprar a bateria. Se possível sempre repita o modelo que veio da fábrica. Isso está bem explicado no manual do carro, ou na etiqueta bateria, como vemos na foto de referência desse post. Procure por números e letras tais como: 48 ah ou 60 ah, etc.

 

 

 

Continua após a publicidade..

 

 

bateria-clio-trocar

Continua após a publicidade..

Comece o serviço sempre pelo negativo da bateria (a direita do dedo da foto) usando a chave de 8 milímetros. Não é necessário soltar toda a porca, mas apenas afrouxar o suficiente para que o terminal saia da bateria com facilidade. Lembre-se que uma bateria de carro não dá choque, mas pode provocar curtos e por isso devemos soltar primeiro o negativo. Desligado o cabo, deixe-o a parte em lugar seguro. Em seguida faça o mesmo com o terminal positivo, que está nitidamente com uma proteção vermelha, como da foto acima. Feito isso, falta soltar a bateria do seu local. Ela é travada por um parafuso que se vê na parte de cima da foto – também na foto abaixo – bem no centro. Com a chave Ele 13 milímetros, solte este parafuso até o final. Junto com ele sairá uma chapa cinza de metal que é o suporte de fixação.

Suporte-bateria-sandero

Instale a bateria nova no lugar na mesma posição que retirou a antiga. Confirme se o cabo positivo (vermelho) está do lado do pólo positivo da bateria  (com o sinal matemático de +). Fixe a bateria apertando o seu suporte conforme a foto acima. Em seguida ligue e aperte, primeiro, o pólo positivo e sempre termine o serviço apertando o pólo negativo. Os motivos são os mesmo que citamos no início: evitar possíveis curtos ferramentas/positivo/parte metálicas do carro.

Para finalizar o conselho de sempre: trabalhe em segurança, sempre tendo certeza do que está fazendo. Se tiver alguma dúvida chame um profissional.