Como trocar a bateria do Clio

Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual.

Não é um serviço complicado. O primeiro passo é saber se você pode trocar a bateria sem uma assistência técnica. Descubra isso consultando o manual sobre o rádio – se ele vai precisar de código para religar e se você tem este código – e sobre o computador de bordo e alguma consequência que pode acontecer devido o desligamento total da bateria. Feito isso, examinando a foto abaixo com um pouco de atenção, percebemos que realmente é um serviço simples. Como ferramenta vai ser necessário uma chave de boca 8 milímetros e um canhão ou chave Ele de 13 milímetros. Aliás são ferramentas que você deve ter em seu kit básico. Tenha, também, a bateria nova já preparada para ser instalada, sem seu plástico ou outra proteção. Não se esqueça de conferir a amperagem antes de comprar a bateria. Se possível sempre repita o modelo que veio da fábrica. Isso está bem explicado no manual do carro, ou na etiqueta bateria, como vemos na foto de referência desse post. Procure por números e letras tais como: 48 ah ou 60 ah, etc.

 

 

 

 

 

bateria-clio-trocar

Comece o serviço sempre pelo negativo da bateria (a direita do dedo da foto) usando a chave de 8 milímetros. Não é necessário soltar toda a porca, mas apenas afrouxar o suficiente para que o terminal saia da bateria com facilidade. Lembre-se que uma bateria de carro não dá choque, mas pode provocar curtos e por isso devemos soltar primeiro o negativo. Desligado o cabo, deixe-o a parte em lugar seguro. Em seguida faça o mesmo com o terminal positivo, que está nitidamente com uma proteção vermelha, como da foto acima. Feito isso, falta soltar a bateria do seu local. Ela é travada por um parafuso que se vê na parte de cima da foto – também na foto abaixo – bem no centro. Com a chave Ele 13 milímetros, solte este parafuso até o final. Junto com ele sairá uma chapa cinza de metal que é o suporte de fixação.

Suporte-bateria-sandero

Instale a bateria nova no lugar na mesma posição que retirou a antiga. Confirme se o cabo positivo (vermelho) está do lado do pólo positivo da bateria  (com o sinal matemático de +). Fixe a bateria apertando o seu suporte conforme a foto acima. Em seguida ligue e aperte, primeiro, o pólo positivo e sempre termine o serviço apertando o pólo negativo. Os motivos são os mesmo que citamos no início: evitar possíveis curtos ferramentas/positivo/parte metálicas do carro.

Para finalizar o conselho de sempre: trabalhe em segurança, sempre tendo certeza do que está fazendo. Se tiver alguma dúvida chame um profissional.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.

Please follow and like us: