Onde fica a caixa de fusíveis do Ford Ka antigo

Muitas vezes não sabemos onde fica a caixa de fusíveis do nosso carro. Consultar o manual do proprietário ajuda. Mas e quando não temos o manual? É o que acontece com a caixa de fusíveis do Ford Ka modelo mais antigo. Muitas vezes o manual simplesmente desaparece com o tempo e troca de donos do carro.

Mas existe uma lógica que quase todas as montadoras usam para instalar a caixa de fusíveis.

Continua após a publicidade..

Caixa de Fusíveis do Ford ka

Na foto acima vemos a tampa da caixa de fusíveis do Ford Ka mais antigo. Ela fica do lado do motorista, embaixo do painel, a esquerda. O acesso é bem fácil, pois a tampa é de encaixe plástico. Basta puxar pela parte de baixo onde até tem uma cavidade.

Continua após a publicidade..

A caixa de fusível fica bem evidente. São poucos fusíveis e ficam em uma posição que facilita muito o teste de todos eles. Para retirar o fusível podemos usar uma pinça de plástico que normalmente fica presa atrás da tampa. Mas na falta dela um alicate de bico resolve.

Também é relativamente fácil soltar essa caixa. Observe os dois parafusos de fixação dela no alto da imagem. Mas devemos solta-la apenas para ter acesso a outro componente que possa estar atrás dela, e não para trocar fusíveis.

Continua após a publicidade..

No caso de fusível queimado, jamais troque a cor ou a amperagem dele. Isso pode danificar outras peças ou acessórios elétricos. Se o fusível voltar a queimar, não insista com outro. Isso é sinal de curto no circuito desse fusível e deve ser consertado.

Consulte nossas páginas de fusíveis. Temos listas de funções de praticamente toda a linha nacional de veículos e até de algumas motos. No caso de dúvidas, exponha ela nos comentários para podermos ajudá-lo. É bom ter em mente que não existe problema elétrico em carros impossível de resolver. Eletricidade tem uma lógica universal.