Onde fica a caixa de fusíveis do Ford Ka antigo

Muitas vezes não sabemos onde fica a caixa de fusíveis do nosso carro. Consultar o manual do proprietário ajuda. Mas e quando não temos o manual? É o que acontece com a caixa de fusíveis do Ford Ka modelo mais antigo. Muitas vezes o manual simplesmente desaparece com o tempo e troca de donos do carro.

Mas existe uma lógica que quase todas as montadoras usam para instalar a caixa de fusíveis.

Caixa de Fusíveis do Ford ka

Na foto acima vemos a tampa da caixa de fusíveis do Ford Ka mais antigo. Ela fica do lado do motorista, embaixo do painel, a esquerda. O acesso é bem fácil, pois a tampa é de encaixe plástico. Basta puxar pela parte de baixo onde até tem uma cavidade.

A caixa de fusível fica bem evidente. São poucos fusíveis e ficam em uma posição que facilita muito o teste de todos eles. Para retirar o fusível podemos usar uma pinça de plástico que normalmente fica presa atrás da tampa. Mas na falta dela um alicate de bico resolve.

Também é relativamente fácil soltar essa caixa. Observe os dois parafusos de fixação dela no alto da imagem. Mas devemos solta-la apenas para ter acesso a outro componente que possa estar atrás dela, e não para trocar fusíveis.

No caso de fusível queimado, jamais troque a cor ou a amperagem dele. Isso pode danificar outras peças ou acessórios elétricos. Se o fusível voltar a queimar, não insista com outro. Isso é sinal de curto no circuito desse fusível e deve ser consertado.

Consulte nossas páginas de fusíveis. Temos listas de funções de praticamente toda a linha nacional de veículos e até de algumas motos. No caso de dúvidas, exponha ela nos comentários para podermos ajudá-lo. É bom ter em mente que não existe problema elétrico em carros impossível de resolver. Eletricidade tem uma lógica universal.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Compara Online, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.