Como dirigir em pista molhada

Dirigir é uma grande responsabilidade. Vários fatores interferem na condução de um veículo, além de envolver vidas. Sim, o trânsito é de pessoas, onde os veículos são fatores de segurança. Como dirigir em em pista molhada – chuva – é um deles, e envolve alguns cuidados que todo motorista deve ter em mente.

VEJA AQUI COMO DIRIGIR EM ENCHENTES

Continua após a publicidade..

No trânsito também podemos ter todo tipo de pista molhada. Seja por chuva ou por outro motivo, as condições podem variar drasticamente. Uma pista simplesmente molhada pode ser muito escorregadia, principalmente se houver óleo na pista o que muito comum.

Veja abaixo algumas dicas de como dirigir em pista molhada

Continua após a publicidade..

Dicas para dirigir na chuva

  • Cuidar bem do limpador de para-brisa. A maioria dos motoristas não dão atenção a isso. Daí quando chove ele pode simplesmente não funcionar. Observe as palhetas e reservatório de água.

VEJA AQUI CUIDADOS COM SEU LIMPADOR

  • Mantenha os para-brisas desembaçados. O da frente basta ligar o ventilador ou ar-condicionado em direção ao vidro. O de trás use o desembaçador elétrico.
  • Faróis. Já é lei usar o farol ligado em estradas durante o dia. Faça o mesmo em cidades durante uma chuva. Isso aumenta a visibilidade de outros. Ou seja: você será mais visto por outros.
Como dirigir em pista molhada

Defeito no limpador na chuva é fria

Continua após a publicidade..
  • Rode devagar. Dirija em velocidade mais baixa, o suficiente para que todos rodem com segurança. Desse modo a frenagem será mais segura e podemos evitar buracos e outros obstáculos.

VEJA AQUI MAIS SOBRE DIREÇÃO DEFENSIVA

  • Pare no caso de chuva muito intensa. Nesse caso é melhor escolher um lugar seguro e esperar a chuva passar. Fique atento para não parar em locais que costumam acontecer enchentes. Placas ou aplicativos podem te informar sobre isso.
  • Mantenha uma distância de segurança de um veículo a sua frente. Na chuva é sempre mas lento perceber a parada de um carro que está na frente.

Aumente sua atenção. Pista molhada, mesmo sem chuva, pode ser escorregadia, esconder buracos ou lombadas. Também pode começar a chover repentinamente e devemos estar preparados para lidar com a situação.