Números 21 ou 22 no painel

Quando aparece os números 21 ou 22 no painel do Ônix, temos lâmpadas queimadas. Nesse caso são da luz de posição ou faroletes dianteiros. É algo bem comum, pois as lâmpadas de carro são mais usadas hoje em dia. Como tem vida útil medida por horas de funcionamento, elas queimam mais rápido.

VEJA TAMBÉM

SEGURO DE CARRO DO BRADESCO É CONFIÁVEL?

Números 21 ou 22 no painel

O que fazer para apagar os números?

Pode aparecer somente um deles ou os dois. O mais comum é aparecer apenas um, indicando que tem lâmpada queimado no circuito dos faroletes. Veja as dicas abaixo para resolver o problema.

  • Acenda os faroletes (primeiro estágio da chave de farol)
  • Verifique as lâmpadas do farolete dianteira  lado esquerdo (número 21) e a lanterna dianteira  lado direito (número 22).
  • No caso de ter duas lâmpadas queimadas pode ser fusível. Para saber, troque uma das lâmpadas do farolete que não acende. Se normalizar basta trocar a outra.
  • No caso de apenas uma não acender, basta trocar.
  • A troca não é difícil, segue uma lógica de fábrica. Com um pouco de atenção podemos trocar.
  • A lanterna traseira tem uma porca de chave 10 atrás, dentro do carro, e um encaixe na lateral da lanterna, na quina dela. Puxe com cuidado e evite usar algo para tirar. Pode quebrar a quina da lanterna.

Na linha GM o Onix, Colbat, Prisma e Spin, possuem uma lâmpada de freio e farolete traseiro de um polo. Ou seja: o filamento acende para indicar luz de freio e farolete. Por isso os números 21 e 22 são para lanternas dianteiras. Se a traseira queimar, vai aparecer o número 16 no painel, que significa luz de freio queimada. Obviamente a do farolete não vai acender também. Trocou a lâmpada, tanto a luz de freio como o farolete traseiro vão normalizar. Dúvidas? Faça sua pergunta nos comentários e o ajudaremos.Trabalhe sempre em segurança.

VEJA AQUI TODOS OS CÓDIGOS DE PAINEL DA LINHA GM

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Smove, site que faz a comparação, em minutos, dos preços e coberturas das principais seguraduras e acha o melhor custo/benefício para seu carro. Para isso, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.