Carro e enchente

Enchentes não são novidades na história humana. Sempre aconteceram. Mas o crescimento da população aumentou a ocupação de espaços formando grandes cidades. Basta lembrar que em 1900 aconteceu enchentes em Belo Horizonte que os jornais diziam ser “diluvianas” e “mortais”. E foi. Mas nos nossos dias temos um agravante: o surgimento e o grande aumento do números de veículos. Em dias de muita chuva temos um cenário mais assustador. E esse é o assunto desse post: o carro e enchente , o que fazer ao nos depararmos dentro do nosso carro e uma enchente acontece.

Continua após a publicidade..

Uma enchente é sempre rápida, imprevisível para quem está na região onde vai acontecer. Parece que surge do nada, alagando ruas e passeios em segundos. Por isso um motorista deve estar sempre preparado para se sair bem ou até minimizar os problemas. Prevenção é a chave.

Carro e enchente

Continua após a publicidade..

VEJA TAMBÉM

Continua após a publicidade..

SEGURO EM CASO DE ENCHENTE E OUTROS

Dicas no caso de enchentes

  • Sempre dirija prestando atenção a placas que indicam ser um local de enchentes. Não estacione ali, e fuja de trânsitos pesados. Lembre-se que um enchente vem de longe. O fato de não estar chovendo onde você está não significa segurança.
  • Verifique todos os itens de segurança do carro: pneus, lâmpadas, limpadores de para-brisa, bateria etc. Ou seja, mantenha a manutenção preventiva do seu carro em dia.
  • No caso de alagamento da via, mantenha o carro engrenado em primeira marcha e em baixa velocidade. Isso pode evitar do carro apagar e também diminui a quantidade de água em volta do carro.
  • Se o motor apagar não dê partida nele. Isso pode danificar seriamente o motor do carro. Leve-o até uma oficina.
  • Observe outros carros para saber o nível da água. Na metade da roda já sinal de enchente forte.
  • Não “enfrente” alagamentos assim. Ele vai piorar. Melhor procurar segurança. A pista alagada pode esconder perigos como buracos e crateras. Além disso a enchente pode piorar e levar seu carro e todos dentro dele.