Sim, o limpador de para-brisas do seu carro precisa de atenção, uma manutenção bem fácil de fazer. Quase sempre nos lembramos dele somente quando chega a época de chuvas. E religar o limpador depois de meses parado pode até queimar o motor dele, não duvidem disso. Trata-se de um acessório que funciona por meios de alavancas, polias, buchas, além de também ser elétrico.

Então temos uma peça elaborada para ter o movimento que conhecemos bem através de um projeto mais complicado do que a maioria imagina. Daí a necessidade de ter mais atenção para não deixar o motorista na mão. Dirigir na chuva sem o limpador de para-brisas é simplesmente impossível, onde um acidente de trânsito é certo.

Continua após a publicidade..

Em época de estiagem, onde chove menos, podemos aplicar algumas boas dicas sobre o assunto. Sim, a manutenção deve acontecer antes das chuvas para o limpador funcionar de maneira correta.

Continua após a publicidade..

Dicas para limpador de para-brisas

  • Crie o costume de sempre levantar as hastes do limpador. Seria como “descolar” ele (s) do vidro. Muitas vezes o motorista liga o limpador meses depois da ultima vez que funcionou. Isso pode forçar o motor. As consequências podem ser: queimar o fusível, o comando, ou até mesmo o motor do limpador.

Não deixe a palheta colar no vidro

Continua após a publicidade..
  • Crie a rotina de ligar o motor com certa frequência. Isso vai manter lubrificado seus componentes internos. O motor agradece. Faça isso usando a água do limpador ou jogando um pouco no vidro.
  • Troque as palhetas do limpador de para-brisas com frequência. O pouco uso não preserva adequadamente as borrachas das palhetas.

Também use as palhetas de borracha ou de silicone, como são conhecidas no mercado. Compare com os modelos antigos e verá que as mais modernas não usam mais metal. Isso alivia a carga no motor, é mais eficiente, e dura mais.

Use sempre produtos de qualidade. Não compre gato por lebre ou as mais baratas. Existem palhetas de marca no mercado de excelente eficiência. Aditivos para ajudar a limpeza também podem ser usados.