Pane seca

Uma pane seca em carro pode fazer ele parar subitamente. É algo que acontece com mais frequência do que imaginamos. Esse tipo de efeito pode acontecer com o carro parado na garagem, estacionado logo depois de uso, ou até rodando. Nesse último caso temos um perigo para o trânsito em geral. Um carro parar subitamente é algo quase sempre inesperado por todos. Equivale a uma freada ou parar em local não permitido. Isso pode no mínimo causar engarrafamentos e até engavetamentos se for em via de trânsito rápido.

Continua após a publicidade..

pane seca

Pane Seca – Como acontece?

“Pane seca em carro é uma súbita falta de combustível no motor”

Uma pane seca é diferente de um defeito mecânico, quase sempre é elétrico. Nos carros mais antigos, a bomba pode ser mecânica, mas a pane seca também pode acontecer. Significa falta de combustível: o motor simplesmente para por falta de gasolina. Mas isso pode acontecer por vários motivos. Veja a lista abaixo.

Continua após a publicidade..
  • Falta de combustível no tanque. Isso pode acontecer por confiar demais na reserva do carro, por um furo  no tanque, vazamento no filtro ou nos canos. Evite rodar com o carro na reserva. Isso também pode queimar a bomba de combustível.
  • Fusível queimado. Nesse caso é o fusível da bomba de combustível. Mas ele pode queimar por defeito na fiação e relé. Outros acessório ligados nesse fusível também podem queimá-lo. 
  • Bomba elétrica de combustível queimada. Esse é um defeito bem comum. Ela pode queimar por tempo de uso ou por filtro de combustível ruim. Sempre que trocamos uma bomba de combustível o filtro também deve ser trocado.
  • Defeito em antifurto e similares (alarmes). São acessórios instalados fora da fábrica e que cortam o combustível em caso de roubo do carro. O defeito é o módulo passar a cortar a bomba sem ser acionado. É bem comum e fácil de reparar. 

Faça manutenções periódicas no seu carro. Elas podem evitar dor de cabeça por causa de uma pane súbita. Isso vale para uma pane seca, pneus em mau estado, velas e cabos do motor, entre outros. Além disso, manutenções assim podem evitar prejuízos maiores e até melhorar a segurança ao dirigir.

Continua após a publicidade..

VEJA AQUI MAIS SOBRE MANUTENÇÃO EM CARROS