Airbag de carro

O Airbag de carro é um grande avanço na segurança automotiva. Ele simplesmente pode salvar vidas ou evitar danos sérios ao nosso corpo. Antes de 1987 – quando foi inventado – era “normal” um acidente onde o motorista era esmagado ou lançado fora do carro.

Com o advento do Airbag tudo mudou. Mortes em acidentes foram drasticamente reduzidas e hoje é um equipamento obrigatório de fábrica. Por isso o Airbag de carro merece alguns cuidados. Nesse post damos dicas do que não devemos fazer em relação ao Airbag.

Continua após a publicidade..

Desde a invenção até os testes, existe uma lógica de funcionamento. Isso vale para qualquer acessório do seu carro, como os faróis e seus fusíveis, comando elétricos e relés, etc. Mas no caso do Airbag isso pode ser mais complexo.

Continua após a publicidade..

VEJA AQUI SOBRE DEFEITOS EM FARÓIS

Um Airbag funciona preenchendo espaços entre partes do veículo e o  corpo do motorista e passageiros. Temos uma bolsa de ar que infla e ameniza o impacto no momento de um acidente – ou batida. Mas muitos fatos podem atrapalhar essa proteção e podemos evitar isso. Veja abaixo.

Continua após a publicidade..

airbag de carro

Airbag de carro – O que não devemos fazer

  • Nunca faça alterações no sistema de Airbag do seu carro. Ou seja: estamos falando de manutenções inadequadas em oficinas não especializadas. Isso pode fazer o Airbag disparar e causar ferimentos.
  • No caso de alagamento, onde a água entra muito dentro do carro, não deixe de fazer uma manutenção no Airbag. Os componentes podem ficar afetados e o Airbag simplesmente não funciona.
  • Não desmonte o volante como se faz com um carro sem Airbag. Isso é mais complicado e tem que ser feito por profissional mas capacitado.
  • Jamais instale acessórios no volante que não sejam originais. Em caso de batida, isso vai interferir na trajetória do Airbag que é planejada pela fábrica.
  • Do mesmo modo, não deixe objetos entre o Airbag e os passageiros. Isso pode lançar os objetos em alta velocidade e causar ferimentos.

Caso a luz do Airbag acenda, leve até uma oficina especializada ou em uma autorizada. Várias podem ser as causas dessa luz acender. Mas com certeza ela indica que o Airbag de carro não está funcionando. Ele não vai ser acionado em caso de acidente. Mas com certeza é uma das maiores invenções automotivas de todos os tempos.