Luzes no painel: quais os significados delas?  Neste post temos uma lista e desenhos de quase todas as luzes e símbolos que podem aparecer no painel do seu carro. 

As luzes de painel são várias – e também seus significados podem variar de modelo para modelo. Mas existem normas básicas seguidas pelas montadoras que são bem explicadas no manual do seu carro.

Veja por que a luz de bateria acende!

Luzes do painel do carro: como saber o significado delas?

Na imagem abaixo vemos quase todos os símbolos que o painel do seu carro pode ter. Alguns, evidentemente, representam acessórios que são opcionais na hora de escolher o veículo.

Nem todas as luzes que acendem no painel são de urgência. Mas uma luz vermelha sempre significa, literalmente, pare o seu carro

Continua após a publicidade..

Veja abaixo outras luzes de painel e seus significados.

Imagem: www.estadao.com.br

VEJA TAMBÉM:

COMO ESCOLHER O MELHOR SEGURO DE AUTOMÓVEL

Luzes do painel: consulte o manual do carro

O manual do seu carro informa todos os significados destes símbolos e luzes.

E, em alguns casos, explica quando e qual providência deve ser tomada. No manual existe um índice  – normalmente no final dele – que leva às páginas com essas informações, todas bem explicadas pela fábrica.

Imagem: automecanicasimples.blogspot.com

Estas luzes têm a função de alertar o motorista sobre algo de errado que está acontecendo, principalmente com o motor. Mas a segurança também está envolvida, como a luz do ABS, de suma importância.

Outras não envolvem tanto a segurança, mas têm sua importância, como a luz de embreagem do Agile, algo bem mais fácil de resolver.

Luzes amarelas e vermelhas no painel

Com dito antes, as cores têm significado óbvio:

Apareceu uma luz vermelha no painel? Pare o carro.

Continua após a publicidade..

E uma luz amarela no painel? Tenha atenção e resolva o problema assim que possível.

CÓDIGOS DA INJEÇÃO DA FIAT 

E as luzes do painel do Onix?

Acendeu ou apareceu o número 16 no painel do seu Onix? Veja aqui o que significa isso!

painel onix símbolos (VEJA MAIS AQUI)

O Onix costuma anunciar seus problemas no painel através de números, como o 16 citado acima. Mas existem muitos outros que podem confundir o motorista. Para facilitar, escrevemos um post exclusivo para os símbolos no painel do Onix – veja aqui.

Existem algumas luzes que usam um cadeado ou uma ferramenta. É um típico sinal de período de manutenção vencendo. Muitas vezes vem acompanhado de outra indicação tipo: -2d, que significa faltar dois dias para terminar o prazo para alguma manutenção, como a troca de óleo.

Se você mantém a manutenção do carro em dia, basta pedir uma reprogramação dessa data. Quase sempre isso é feito com aparelhos apropriados, como o scanner automotivo.

LEIA TAMBÉM: QUANTO CUSTA UM SEGURO PARA SEU ONIX? Cote em dois minutos!

Outras luzes existem para indicar algo aceso (faroletes), combustível na reserva, porta aberta, cinto de segurança em desuso, entre outros.

Todo bom motorista se preocupa em pesquisar, ou estudar, o seu carro, seja lendo o manual, ou mesmo através da internet, onde sempre encontramos boas informações e experiências em alguns fóruns sobre automóveis.

Luzes de painel da Land Rover e seus significados

Conheça algumas luzes de painel e seus significados

Continua após a publicidade..

Conheça algumas luzes de painel e seus significados

Essas indicações são do painel da Land Rover. Mostram uma manutenção a fazer: o carro pode até parar de funcionar. 

Muitas são as luzes que podem acender no painel do seu carro. O avanço tecnológico exige isso para proteção de todo o sistema elétrico e eletrônico.

A gravidade da situação é sempre relativa e, por isso, como citado acima, existe o código de cores para ajudar. A melhor atitude é procurar um profissional o mais rápido possível para sanar o problema. 

Luzes de painel do Citroen C3

Já no Citroen C3, a letra A pode aparecer no painel. Quase sempre ela se refere ao consumo médio de combustível ou velocidade média ou máxima que o carro fez. Observe a imagem abaixo e compare com seu C3.

Conheça algumas luzes de painel e seus significados

Luzes de painel da L220

A L 220 também tem muitos símbolos que podem aparecer no painel. Abaixo temos a imagem de algumas delas e seus significados. Quase sempre são letras. A referência vale para modelos automáticos ou não, e a partir do ano 2004.

Luzes no painel da Fiat Strada

Inscreva-se no canal da TV Mãos ao Auto 

Basicamente são as mesmas das imagens do início do post. É uma linguagem universal. Mas pode aparecer no painel da Fiat Strada símbolos como uma chave de boca ou um ” -d “, que são mais específicos da linha Fiat.

Luz no painel do Sandero

 1 -É um dos modelos do mercado com boas informações do estado geral do carro.

2 -Usa sinais simples de fácil entendimento para o motorista.

3 -Nas listas e imagens acima encontramos seus significados. Basta fazer a comparação ou digitar na “lupa” da página principal a exata palavra que deseja saber o significado.