Parece algo soprando no motor. Ele fica fraco, apaga fácil, sequer consegue subir um pequeno morro, gasta mais combustível e muitas vezes demora para o motor pegar. Tem que segurar muito na chave para funcionar. Assim são os sintomas de um Ford Ka 2009 falhando.

Ford Ka 2009 falhando

São características muito parecidas com de outros carros falhando. Mas o modelos mais novo do Ford Ka apresentam um defeito bem distinto com o passar do tempo.

Uso do Scanner

O Scanner de injeção eletrônica deve ser usado. Sem essa ferramenta não tem como descobrir ou ter certeza do defeito carro. Não se troca de imediato a peça que o scanner acusa, como TBI, por exemplo. O profissional tem que testar possíveis defeitos que causam o defeito principal, como uma tomada solta ou mistura errada de combustível.

Continua após a publicidade..

Mas no caso do Ford falhando, um defeito é apontado com frequência: primário da bobina com problema.

Ford Ka falhando e a bobina de ignição

Nesta situação, a bobina deve ser trocada por uma nova e original. Mas o defeito pode não parar simplesmente trocando esta peça.

Ford Ka 2009 falhando

Foto: Mãos ao Auto. Uso livre.

É muito comum trocar a bobina (que realmente está com defeito) e os sintomas de carro falhando continuarem, sim, exatamente os mesmo. É aí que entra a experiência do reparador.

Central da Injeção e o Ford Ka 2009 falhando

Vamos direto ao ponto: Quase sempre uma bobina desta com defeito também atinge a central de injeção. Mas, antes de condenarmos a central devemos fazer estes testes:

Continua após a publicidade..
  • Testar a integridade dos fios que saem ba bobina, se estão inteiros e sem tem continuidade.
  • Devemos inspecionar a tomada menor que entra na central. Uma inspeção visual basta.
  • Se houver defeito na tomada vai ser algo bem evidente, com terminais derretidos, além de zinabre.

Mas se tudo estiver normal, então a central (imagem acima) pode ter sido danificada pela bobina. Mas existe conserto. Existem oficinas especializadas em reparar centrais como essa e não é um serviço muito caro. Bem mais barato do que comprar uma central nova.

Atenção : A bobina deve ser nova! Se insistir com a antiga a central vai queimar novamente.

 

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Continua após a publicidade..

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.