Luz do Airbag acendeu – E agora?

É muito estranho a luz do Airbag acender e aparentemente nada causou isso. Logo pensamos que o Airbag pode acionar por causa dessa luz. Quase sempre a luz do Airbag  é amarela o que significa atenção, verifique, ou leve até uma oficina. Se for luz vermelha significa que seu modelo de carro não pode rodar com ela acesa. Lembrando que vermelho é luz de Pare, igual os sinais de transito.

O mais importante é saber que essa luz acesa indica para o motorista que o Airbag está inoperante. Se houver um acidente ele não vai funcionar, o que seria perigoso. Afinal, o Airbag é um item de segurança tão eficiente que se tornou obrigatório de fábrica no Brasil em modelos novos. Por que essa luz acende? Como resolver esse problema? Nesse post vamos responder essas perguntas.

Continua após a publicidade..

 

A luz acendeu indicando pane no Airbag. Se ela não acendia antes significa que algum atuador, ou ponto crítico do Airbag, está com defeito ou desligado, e assim a luz acende. Podemos ter um problema na central – mais raro – ou um simples mau contato.

luz do Airbag

A Luz do Airbag pode ser como a da imagem acima ou simplesmente está escrito Airbag

Continua após a publicidade..

Luz do Airbag e alguns defeitos

Os carros modernos possuem sensores nos cintos de segurança que fazem parte do circuito do Airbag. Eles são sensíveis a movimentos bruscos de uma freada repentina. Não vai acionar o Airbag, mas pode acender a luz. Quase sempre é caso de trocar esse sensor e tudo volta ao normal.

VEJA AQUI ALGUMAS LUZES QUE PODEM ACENDER NO PAINEL DO SEU CARRO

Continua após a publicidade..

Mas, se há dúvidas sobre uma freada brusca, existe a possibilidade de mau contato. Onde? Embaixo dos bancos existem tomadas – ou plugs – que fazem parte do chicote entre os sensores e o resto do sistema. É assim para facilitar a troca desses sensores. Muitas vezes na troca ou manutenção essa tomada pode ficar mal encaixada e a luz do Airbag acende. Outra possibilidade – e muito comum – é o uso de aspirador de pó embaixo do banco. Quase sempre a primeira pergunta que um reparador faz, ou deveria fazer, é se o carro foi aspirado ou passou por um lava jato. Um movimento brusco por ali pode desconectar a tomada fazendo a luz acender.

Luz de Airbag

O correto é escanear o carro com um computador de injeção e outros, quando a luz do Airbag acender. Um Scanner mais comum pode passar batido no defeito. Já com um computador conseguimos descobrir até defeitos como o da tomada citado acima. Ele acusa qualquer diferença de voltagem nas tomadas e plugs do sistema de Airbag do seu carro.