Não é invenção recente, pois a partida a frio já existia quando o Brasil lançou o carro a álcool no final da década de 70 do século passado. Fomos pioneiros nisso, algo pouco valorizado. Mas somente a parte eletrônica do sistema de partida a frio mudou durante os anos. Por isso o reservatório de partida a frio é muito semelhante nos dois casos. A evolução tecnológica permite que um carro com álcool no tanque funcione sem mais problemas. São os carros Flex. Isso acontece também graças a partida a frio.

 

Continua após a publicidade..

Como funciona

A partida a frio funciona – basicamente – igual em todos os modelos. Na primeira partida, quando o motor está frio, o primeiro combustível injetado vai ser sempre a gasolina. Não se põe álcool no reservatório de partida a frio, pois a intenção é exatamente melhorar a “pegada” do motor. O álcool combustível é mais difícil de fazer o motor pegar na primeira partida, principalmente em dias e locais mais frios. Ele tem um poder menor de combustão em comparação com a gasolina. Alguns modelos de carro Flex simplesmente não funcionam se esse reservatório estiver vazio.

Continua após a publicidade..

Principais defeitos

Motor ou bomba do reservatório com defeito. É mais comum do que se pensa. Ela é muito semelhante a bomba que injeta água no para-brisas. Com o tempo, e devido a corrosão que a gasolina causa, ela pode parar de injetar.

Fusível queimado. Todo circuito elétrico é protegido por um fusível. O mesmo acontece com a partida a frio. Procure por ele na caixa de fusíveis consultando o manual do carro. Se voltar a queimar, não insista. É sinal de curto continuo no circuito.

Continua após a publicidade..

Vazamentos. Também é bem comum. O plástico do reservatório pode furar por corrosão, assim como as mangueiras e conexões. Nesse caso o cheiro de gasolina é forte e o reservatório fica constantemente vazio. Uma luz amarela com o símbolo de bomba de combustível acende no painel, indicando que o reservatório está vazio.

Gasolina velha. Ela pode até virar uma gosma dentro do reservatório. Mas nesse caso a partida a frio não estará funcionando e o nível do reservatório não cai. Temos dois defeitos. Apos corrigir o defeito elétrico, o reservatório deve ser limpo ou trocado.

Mantenha a manutenção do seu carro em dia. E isso inclui uma inspeção e uso regular da partida a frio e do seu reservatório. Também use de preferência gasolina especial. Sua octanagem maior ajuda no momento da partida.