Não é invenção recente, pois a partida a frio já existia quando o Brasil lançou o carro a álcool no final da década de 70 do século passado. Fomos pioneiros nisso, algo pouco valorizado. Mas somente a parte eletrônica do sistema de partida a frio mudou durante os anos. Por isso o reservatório de partida a frio é muito semelhante nos dois casos. A evolução tecnológica permite que um carro com álcool no tanque funcione sem mais problemas. São os carros Flex. Isso acontece também graças a partida a frio.

 

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Reservatório de partida a frio – Como funciona?

A partida a frio funciona – basicamente – igual em todos os modelos. Na primeira partida, quando o motor está frio, o primeiro combustível injetado vai ser sempre a gasolina. Não se põe álcool no reservatório de partida a frio, pois a intenção é exatamente melhorar a “pegada” do motor. O álcool combustível é mais difícil de fazer o motor pegar na primeira partida, principalmente em dias e locais mais frios. Ele tem um poder menor de combustão em comparação com a gasolina. Alguns modelos de carro Flex simplesmente não funcionam se esse reservatório estiver vazio.

 

Como saber se o reservatório de partida a frio está funcionando?

O correto é fazer um teste de pressão, que seria na ponta da mangueira que vai para o motor. Mas isto só deve ser feito em oficinas com equipamento correto. Afinal, ali tem combustível e qualquer vazamento pode causar sérios problemas. Em minha oficina já tive uma situação parecida, mas com mdidas que tomei houve só vazamento. Alguns dizem que basta escutar o barulho da bomba do reservatório, como é com a bomba do lavador de vidros. Mas neste caso a bomba pode fazer barulho e simplesmente não injetar, o que é bem comum. É um bom sinal ela fazer barulho? Sim, mas pode não estar funcionando.

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Principais defeitos

Motor ou bomba do reservatório com defeito. É mais comum do que se pensa. Ela é muito semelhante a bomba que injeta água no para-brisas. Com o tempo, e devido a corrosão que a gasolina causa, ela pode parar de injetar.

Fusível queimado. Todo circuito elétrico é protegido por um fusível. O mesmo acontece com a partida a frio. Procure por ele na caixa de fusíveis consultando o manual do carro. Se voltar a queimar, não insista. É sinal de curto continuo no circuito.

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Vazamentos. Também é bem comum. O plástico do reservatório pode furar por corrosão, assim como as mangueiras e conexões. Nesse caso o cheiro de gasolina é forte e o reservatório fica constantemente vazio. Uma luz amarela com o símbolo de bomba de combustível acende no painel, indicando que o reservatório está vazio.

Quanto tempo a gasolina pode ficar no reservatório de partida a frio?

 Gasolina velha. Ela pode até virar uma gosma dentro do reservatório. Mas nesse caso a partida a frio não estará funcionando e o nível do reservatório não cai. Temos dois defeitos. Apos corrigir o defeito elétrico, o reservatório deve ser limpo ou trocado. O tempo máximo recomendado pelos fabricantes é de 3 meses. Mas eu prefiro no máximo 2 meses devido a má qualidade da nossa gasolina.

Qual o problema do reservatório de partida a frio está vazio?

As montadoras dizem que não tem problema rodar com o carro com o reservat[orio vazio. Será? Eu, como profissional eletricista, lido diariamente com carros há décadas. Posso garantir que alguns modelos sequer ligam ou pegam com este rervatório vazio. Somente depois de encher o reservatório de partida a frio que o motor pegou. E isto aconteceu com vários modleos. Então, eu também recomendo sempre completar o reservatório flex.

Mantenha a manutenção do seu carro em dia. E isso inclui uma inspeção e uso regular da partida a frio e do seu reservatório. Também use de preferência gasolina especial. Sua octanagem maior ajuda no momento da partida.