Não é invenção recente, pois a partida a frio já existia quando o Brasil lançou o carro a álcool no final da década de 70 do século passado. Fomos pioneiros nisso, algo pouco valorizado. Mas somente a parte eletrônica do sistema de partida a frio mudou durante os anos. Por isso o reservatório de partida a frio é muito semelhante nos dois casos. A evolução tecnológica permite que um carro com álcool no tanque funcione sem mais problemas. São os carros Flex. Isso acontece também graças a partida a frio.

 

Como funciona

A partida a frio funciona – basicamente – igual em todos os modelos. Na primeira partida, quando o motor está frio, o primeiro combustível injetado vai ser sempre a gasolina. Não se põe álcool no reservatório de partida a frio, pois a intenção é exatamente melhorar a “pegada” do motor. O álcool combustível é mais difícil de fazer o motor pegar na primeira partida, principalmente em dias e locais mais frios. Ele tem um poder menor de combustão em comparação com a gasolina. Alguns modelos de carro Flex simplesmente não funcionam se esse reservatório estiver vazio.

Principais defeitos

Motor ou bomba do reservatório com defeito. É mais comum do que se pensa. Ela é muito semelhante a bomba que injeta água no para-brisas. Com o tempo, e devido a corrosão que a gasolina causa, ela pode parar de injetar.

Fusível queimado. Todo circuito elétrico é protegido por um fusível. O mesmo acontece com a partida a frio. Procure por ele na caixa de fusíveis consultando o manual do carro. Se voltar a queimar, não insista. É sinal de curto continuo no circuito.

Vazamentos. Também é bem comum. O plástico do reservatório pode furar por corrosão, assim como as mangueiras e conexões. Nesse caso o cheiro de gasolina é forte e o reservatório fica constantemente vazio. Uma luz amarela com o símbolo de bomba de combustível acende no painel, indicando que o reservatório está vazio.

Gasolina velha. Ela pode até virar uma gosma dentro do reservatório. Mas nesse caso a partida a frio não estará funcionando e o nível do reservatório não cai. Temos dois defeitos. Apos corrigir o defeito elétrico, o reservatório deve ser limpo ou trocado.

Mantenha a manutenção do seu carro em dia. E isso inclui uma inspeção e uso regular da partida a frio e do seu reservatório. Também use de preferência gasolina especial. Sua octanagem maior ajuda no momento da partida.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.