Luz da bateria acesa no painel do carro

Então uma luz vermelha, com o desenho de uma bateria, acendeu no painel do seu carro. O que significa isso? O carro pode rodar assim? Ou você deve procurar uma oficina? É o que veremos neste post : luz da bateria acesa no painel.

A preocupação começa quase sempre porque algo novo aconteceu, e a cor da luz é vermelha. Mas essa é exatamente a função dessa luz no painel do seu carro.

Continua após a publicidade..

No caso da luz de óleo acender, a parada deve ser imediata. O carro pode até fundir o motor. Já no caso da luz da bateria acesa, o motorista tem mais tempo para uma parada, ou para levar o carro até uma oficina. E essa oficina deve ser uma auto elétrica, pois esse é um defeito elétrico.

Qualquer luz vermelha que acende no painel do seu carro tem um significado óbvio: Pare!

Luz da bateria acesa no painel

O que significa o símbolo da bateria?

Mas o fato de ser o desenho de uma bateria não significa que ela está com defeito. Essa luz da bateria acesa no painel do carro indica que naquele momento a bateria não está sendo carregada. Quando a luz do alternador acende e apaga também é sinal de defeito.

E continuando assim, o carro vai ficar sem energia e parar. Quando a luz da bateria acende o carro pode rodar por cerca de uma hora sem descarregar  bateria – se for de dia e sem usar acessórios como o farol e o ar condicionado. Mas se o defeito não é na bateria  que está acontecendo?

Continua após a publicidade..

Veja também: Como escolher o melhor seguro automóvel

O defeito vem do alternador, que é o responsável por manter carregada a bateria do seu carro. Esse defeito pode ser desde uma simples correia que arrebentou, um fio solto, ou defeito interno no alternador. Ou seja: luz do alternador acesa seria o termo mais correto.

Nesse caso ele deve ser retirado e consertado. Em alguns casos é recomendável trocar o alternador, principalmente se for um carro muito rodado.

Dica: se a luz da bateria acender e a direção hidráulica pesar, é sinal evidente que a correia do alternador quebrou, ou se soltou.

A luz da bateria acesa no painel pode indicar outro defeito?

Sim. Nos carros mais modernos pode indicar defeito na bateria, e não no alternador. Esses modelos conseguem medir a resistência interna ou uma queda anormal da voltagem de uma bateria quando em descanso. Daí a luz da bateria fica acesa. O que fazer nesse caso:

1 – Verifique se a bateria é muito antiga (2 anos ou mais)

Continua após a publicidade..

2 – Faça o teste do alternador. Se ele estiver ok, a bateria é o motivo dessa luz acender, mesmo que ela passe em um teste. 

3 – Procure uma oficina bem equipada, moderna. Carros de hoje exigem testes atualizados.

VEJA MAIS AQUI

Luz da bateria acesa no Civic