Carro flex e a partida a frio

Todo carro flex tem um reservatório de partida a frio no compartimento do motor. Nele se põe GASOLINA. É parte da manutenção do carro verificar o nível de gasolina neste reservatório.  Mas é algo que o motorista ou dono do carro tem que ter conhecimento do funcionamento.

Deixar que simplesmente um funcionário de um posto faça esta manutenção pode causar danos ao sistema. Portanto: leia o texto até o final antes de tentar realizar o conserto. Na dúvida procure um profissional.

Continua após a publicidade..

Carro flex – O que é partida a frio

A partida a frio, ou flex, consiste em um reservatório de plástico com indicação bem clara do que deve ser colocado nele. Sua função básica é aplicar uma primeira injeção de combustível durante a partida. Isso facilita o motor pegar, principalmente se o costume do motorista é usar álcool ou a mistura dele com gasolina.

O que já percebemos quando esta peça estraga é que algo além da gasolina é colocado no reservatório. Já trabalhamos em um Fiesta que apresentou este problema e na desmontagem encontramos muita água misturada na gasolina dentro do reservatório.

Fique atento

Isto acontece porque é costume este reservatório ficar perto de outros, como o reservatório de água do limpador de para-brisa, e o mais comum:  fica perto do reservatório de água do radiadorÉ neste momento que alguém desavisado pode colocar água em vez de combustível.

Continua após a publicidade..

Fique atento. Os danos podem ser: queimar o motor do reservatório, ou até injetar gasolina misturada com água no motor. Esta situação pode, no mínimo, enlouquecer a central de injeção eletrônica do carro.

Carro flex e peças do reservatório flex

  • Motor (o mesmo tipo que esguicha água no para-brisa)
  • Válvula de regulagem de passagem de combustível
  • Mangueiras
  • Reservatório para cerca de um litro de gasolina

Repare na foto ao lado, o reservatório do flex do Fiesta já fora do seu lugar (detalhe preto na ponta). Também note a proximidade dele do reservatório de água do radiador a esquerda da foto. O motor responsável por injetar o combustível no motor fica encaixado no meio da peça e possui um retentor na sua ponta.

carro flex

Continua após a publicidade..

Principais Defeitos

Normalmente o defeito é no motor (foto a esquerda). Ele tanto pode parar completamente, como funcionar, mas não injetar o combustível por problemas internos. Ou seja: ele roda em falso. A solução é retirar o reservatório de partida do flex a frio com defeito do seu lugar e trocar o motor.

A maior dificuldade  é exatamente retirar  do lugar, pois as fábricas “escondem” o bojo do reservatório deixando a mostra apenas a tampa deste. Então, o que parece ser menor pode ficar gigante quando o retiramos do local. Mas como em toda instalação mecânica e elétrica, existe uma lógica para trabalhar, observe atentamente procurando por esta lógica e tome cuidado com mangueiras e tomadas no meio do caminhos. Elas quebram com facilidade.

O reservatório pode ter partes (inferiores) encaixadas e outras aparafusadas em suportes. Alguns itens, como a válvula de regulagem, são presas assim. Também não se esqueça de esvaziar o reservatório, pois gasolina é um produto inflamável que deve ser tratado com muito cuidado. Trabalhe sempre com cuidado e atenção. Com certeza é um conserto ao alcance de muitos.