Um pneu pode rodar entre 30 a 80 mil quilômetros, dependendo da forma como é usado. Além de ser um item específico – cada carro pode usar um modelo de pneu diferente – os recursos e projetos também podem ser bem diferentes. No caso do pneu 205 55 r16 temos um projeto de luxo, ou turismo, com a capacidade de proporcionar uma rodagem mais silenciosa e suave, aumentando o conforto dos passageiros. 

Em boas estradas, o que pode ser raro entre nós brasileiros, esse pneu 205 55 r16 foi especialmente fabricado com sulcos mais largos o que produz mais tração nas rodas e diminui o ruído vindo do asfalto. Também é um pneu para todas as estações, o que é  uma vantagem do nosso país. Não temos invernos gelados e com neve, mas com calor e chuva abundante. Nesse último caso os sulcos mais largos também ajudam ao remover com  mais eficiência a água que o pneu enfrenta. No caso de algumas marcas existem sulcos em forma de circunferência que são bem eficientes em pista molhada.

Continua após a publicidade..

Pneu 205 55 r16

O que significa a nomenclatura: 205/55 r16?

Continua após a publicidade..

Pode ser uma incógnita os números de um pneu. Mas cada um deles significa uma medida ou referência da estrutura e capacidade de carga. Portanto é uma nomenclatura muito importante. No caso do pneu do post seria:

  • 205 – largura do pneu em milímetros. No caso 205 milímetros de largura que equivale a 20,5 centímetros
  • 55 – é o perfil de altura do pneu
  • R ou r – estrutura do pneu, no caso, radial. Esses tem o aço na sua formação. O outro tipo é D ou diagonal e as fábricas usam o nylon em vez do aço. Os pneus tipo D são chamados de pneus convencionais.
  •  Diâmetro interno do pneu. É o número que segue a letra R ou D. A medida é em polegadas. No caso do exemplo é um pneu radial de 16 polegadas internas.  Ou seja: nesse caso é um pneu para rodas de 16 polegadas.

Pneu 205 55 r16

Em qual carro se usa o pneu 205/55 r16

Continua após a publicidade..

É usado em modelos médios, como o Fox, Civic e Corola, e muitos outros modelos do mercado brasileiro. É indicado para quem roda muito com o carro, pois tem uma grande resistência contra formação de bolhas. Também pode agradar quem quer uma opção mais econômica e com design esportivo. Existem várias marcas no mercado. Mas é sempre bom consultar o fabricante do seu carro para saber qual é o modelo ideal de pneu a ser aplicado. O manual do proprietário sempre contém informações a respeito disso e também sobre manutenções do pneu, como a calibragem e rodízios.