Retífica
Já pensou na possibilidade de retífica no seu carro? Quase sempre a fumaça que sai na descarga do carro preocupa o motorista quando chama atenção. O normal é uma fumaça mais branda, típica de queima combustível.
Pelo menos deveria ser assim, afinal ali é o escape, local de saída de fumaça. Mas com a qualidade do nosso combustível não seria surpreendente sair fumaça vermelha na descarga.
Carro fumando pode ser sinal de retífica?
Mesmo com os modernos sistemas de injeção, excesso de fumaça deve ser examinado com mais cuidado. Além disso, carros novos dificilmente “fumam” por desgaste de peças internas do motor.
A não ser que seja um carro muito rodado, como carros de aluguel, Táxis e Uber, por exemplo. Nesse caso eles necessitam de mais manutenção para evitar danos assim.
Qual a diferença na fumaça que sai da descarga?
Com a mistura de álcool na gasolina, ficou bem comum sair uma fumaça que mais parece um vapor, principalmente ao ligarmos o carro pela manhã.
Se usamos somente o álcool, então isso é uma característica comum que desaparece a medida que o motor esquenta. Portanto, também podemos estar nos preocupando sem motivos. Mas no caso de ser defeito, detalhes podem indicar quanto tempo dura um motor fumando.
Carro fumando
A diferença básica é exatamente a quantidade e a cor da fumaça que sai. Essa fumaça pode sugerir uma série de problemas debaixo do capo do carro, mais precisamente no motor.
Se a fumaça branca sair em quantidade e com o motor já quente, então podemos ter os seguintes problemas:
- defeitos no bloco do motor (fissuras, rachaduras) e podemos precisar de uma retífica do motor
- infiltração de água do sistema de refrigeração pela junta de cabeçote devido a superaquecimento do motor (carro fervendo). Nos dois casos um mecânico tem que avaliar a necessidade de retífica.
Fumaça azulada
- Fumaça azul na descarga pode significar problema com óleo. Quer seja escura ou mais clara, esse tipo de fumaça indica problema interno no motor, quando o seu óleo está vazando para onde queima a gasolina. Por isso dizem que o carro está “queimando óleo”. Isso significa que os anéis dos pistões do motor devem ser substituídos e que muito provavelmente o motor vai passar por uma retífica
Por fim, quanto mais escura a fumaça mais sério pode ser o problema no motor. Fumaça grossa e preta indica que o motor pode estar sendo inundado de gasolina ou até um simples problema com o filtro de ar.
Por isso são problemas que devem ser comprovados por mecânicos e o reparo deve ser feito por especialista. O máximo que podemos fazer é trocar o filtro de ar, tentar outro tipo de combustível, evitando postos e preços suspeitos.
Para evitar problemas mais graves no motor mantenha as manutenções em dia. Troque o óleo dentro do tempo correto e mande sempre verificar os níveis de óleo e água do radiador.
Boa tarde,
Fernando,
Meu pai tem um gol 1.0 8v que esta saindo um pouco de fumaça ao acelerar forte gostaria de saber se aquele produto chamado stop smoke funciona para diminuir esse consumo de oleo .
Obrigado.
Olá eduardo. Ameniza, mas não conserta o carro. Pode alongar a vida útil das peças internas. Ajuda no atrito das peças internas do motor e pode diminuir os barulhos dele.
Meu carro t fumacando muito o q pode ser
Olá Aleixo. Pode ser retentor de válvula ou problema no cabeçote. Se for muita fumaça branca é sinal de agua passando do bloco para onde a gasolina explode. Seria junta de cabeçote queimada. Mas se for uma fumaça azulada então é óleo em vez de água passando para os pistões. Um mecânico tem que confirmar.
meu carro teve o motor retificado e está fumando quando é forçado e o oleo e a agua não baixam eu falei com o mecanico e ele disse que é falta de descarbonizar
Olá Cláudia. Se for fumaça branca na descarga pode ser que ela tenha óleo acumulado dentro, que seria de antes da retífica. Vale conferir isso em uma loja de escapamento.