O que é um motor trepidando? É uma falha, como se ele funcionasse “soprando”. Também a potência diminui, como se o carro ficasse repentinamente frouxo. Logo se pensa em algo grave acontecendo dentro do motor.

 

Continua após a publicidade..

 

Foto: www.bolsademulher.com

Foto: www.bolsademulher.com

Continua após a publicidade..

Mas na prática quase sempre é um problema simples e barato. Com algumas informações básicas você pode ir a uma oficina já informado, o que evitaria golpes de alguns mecânicos espertinhos, os famosos teóricos da “repimboca da parafuseta”.

Motor trepidando. Possíveis causas.

  • Velas. São elas que queimam o combustível que você coloca no tanque. Fazem isso produzindo uma centelha. Quando estragam, o motor falha. Se uma não centelhar o motor “manca”. O teste é simples, mas deve ser feito por um mecânico. Neste caso deve-se trocar todas velas.

motor falhando

Continua após a publicidade..
  • Cabos de vela. Eles “energizam”as velas. Quando estragam também provocam falhas idênticas a de velas com defeitos. A sugestão é trocar todos os cabos junto com as velas.

carro falhando

  • Outra possibilidade cada vez mais comum é o uso de combustível adulterado. Neste caso a solução é  “limpar” o tanque ou ir reabastecendo com um combustível melhor.
  • Bicos injetores sujos. É mais raro, mas pode acontecer. Tente uma limpeza em oficina especializada e também substitua o filtro.
  • Bico injetor queimado. O carro falha exatamente igual ao caso de velas ruins. A solução é a troca.
  • Suporte de motor quebrado. Este é um problema mais sério por causa de outros danos que podem acontecer. Um bom mecânico deve ser consultado.

Estes são os motivos mais comuns que fazem o motor do seu carro trepidar.