Água na descarga do carro: o que fazer
É um sintoma que todo motorista deve ficar atento em seu carro: água na descarga. Obviamente que nos referimos a muita água saindo do escapamento e não o que pode ser chamado de “condensação” vinda do combustível como o álcool, por exemplo. Nesse caso será como uma pequena névoa na descarga sem maior importância. Quem já teve um carro antigo movido a álcool identifica isso facilmente.
Mas e quando aceleramos o motor do carro já aquecido e uma “quase tsunami” sai pela descarga? O que seria isso? É certo que exageramos na definição, mas o susto é muito, pois onde deveria sair uma fumaça quase invisível passa a sair água, o que indica que algo pode piorar e danificar seriamente o motor do seu carro.
Tenha em mente o seguinte: tal água pode ser um perigo quando o carro é muito rodado, antigo, ou, o mais importante, quando as manutenções rotineiras não são feitas. Será que verificamos o nível de água do radiador apenas quando percebemos água na descarga?
Pois a falta de água no radiador pode simplesmente queimar a junta do cabeçote. Mas este seria o menor dos defeitos. Como o motor precisa da água circulando e sendo refrigerada no radiador, a falta dela vai fazer o carro “ferver” e quase sempre resulta em uma trinca no cabeçote. Se ele for antigo o problema pode se espalhar e todo o motor vai precisar de uma retífica.
Além disso, tal trinca também pode deixar passar o óleo do motor, que se mistura a água e a gasolina. O carro custa a pegar, falha e simplesmente não funciona mais. Tudo isso pode resultar em um prejuízo que vai de quinhentos até três mil reais (motores mais antigos) sendo a segunda opção mais frequente.
Como evitar?
Como dito antes, fazer a manutenção do carro é essencial. Mas algumas ações podem ser feitas pelo motorista, como conferir os níveis do carro. Isso inclui: nível de óleo e o nível de água no reservatório do radiador.
Faça disso uma rotina. De preferência pela manhã, quando o carro está completamente frio e as medidas serão mais precisas, além de ser seguro, sem perigo de queimaduras. Se o nível de água estiver baixo, leve em conta todas as possibilidades como: vazamentos ou defeitos em bomba de água, mangueiras do radiador soltas ou ressecadas, e vazamentos no bloco do motor.
Mas nesse último caso significa que o carro já deve ter fervido, e um mecânico deve ser consultado para avaliar possíveis danos que podem levar a prejuízos ainda maiores.
Também, o acúmulo de água no bojo do escapamento com certeza vai estragá-lo com o tempo. Ele é feito de material que se corrói com a ferrugem, o resultado óbvio do contato do metal com a água.
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.
Muito boa sua página adorei me deixou ligado e muitos problemas que podem acontecer tiraram várias dúvidas Parabéns continue postando esses artigos.
Agora estou precisando de uma ajuda tenho um Space Fox já troquei a bomba de água fiz o cabeçote troquei todo líquido do radiador e o carro continua esquentando rápido fervendo e jogando a água pelo suspiro do reservatório e o sinal de alerta vermelho acende no painel o que pode está acontecendo agradeceria se respondesse no meu e-mail bom dia e obrigado
Olá Valluz. Peça que verifiquem a ventoinha do radiador se ela está acionando. SE ela não estiver acionando, pode ser motor dela ruim ou fraco, fusível ou relé de ventoinha estragados, ou a central não arma a ventoinha. Verifique com cuidado se o radiador esquenta bem ou fica frio. Neste caso (o radiador frio e o motor quente) pode ser válvula termostática presa ou ar no sistema. Mas se ela estiver armando forte com radiador esquentando, então o motor vai ter que ser verificado novamente.
Obrigado amigo pela atenção.. o motor está acionando sim, pois escuto sempre o barulho do motor, será que ele pode fazer o barulho e e não rodar a ventoinha? porque isso eu não verifiquei ainda… estou achando que deve ter ar no sistema… pois depois que foi feito o cabeçote, eu senti que com dois dias o carro sem ser ligado, eu abria a tampa do reservatório e tinha um pressão enorme, hoje já diminuiu a pressão, mas quando esquenta joga muita água, em torno de um litro fora… pois quando vou completar ela pega de 500ml a 1 litro.
Quando existe ar no sistema, o radiador fica frio. SE ele estiver girando forte e produzindo vento, o problema é outro e voce deve levar ao mecânico de novo, pois pode queimar junta e trincar o cabeçote.
Amigo constatei aqui que os dois ventiladores do radiador disparam normalmente, mas quando eu ligo o ar-condicionado um o ventilador que era pra ficar ligado não dispara… ou seja.. só vai disparar quando o termostático aciona, e é quando já está passado de quente. Será esse o problema? ou isso não deveria ocasionar o super aquecimento do motor como aconteceu?
Me parece bem lógico por tudo que você narrou. Comece inspecionando o sistema de arrefecimento acionado pelo ar condicionado. Mas se o motor super aquece mesmo com os dois ligados, então problema ainda é outro.
Obrigado amigo.. estarei indo ao Mecânico agora com muito mais segurança já tento uma idéia do que seja. Obrigado pela dica.
Olá o meu carro tá saindo água limpa pela descarga,é saindo água com adetivo no vazamento do radiador o q pode ser.
Olá Warley. Pode ser até água no combustível. Mas tem que procurar por possíveis vazamentos de água no sistema, resolver eles, e então acompanhar se o nível de água baixa por causa dessa água que sai na descarga.
Comprei um Palio 1.0 ano 96, sem funcionar o mostrador de gasolina e o de temperatura. O mecanico trocou as referidas peças. O tanque de gasolina estava muito sujo mas foi limpado de forma incompleta. Agora o motor do carro está acelerando sozinho, está fumaçando quando liga e saindo um pouco de água suja.
QUE FAÇO ?
Valuuz Nunes aconteceu comigo, mande verificar o radiador pode está entupido!
Já verificou se a mangueira de retorno da água do reservatório não está entupida?
Olá Ary, rapaz eu ia comentar justamente hoje que encontramos o problema é receci aqui o seu comentário. Realmente era o retorno entupido. Não ba Mangueira, mas no próprio reservatório. Resolvi mandar lavar porque estava escuro e descobrimos que tava entupido. O meu problema graças a Deus foi resolvido. Já andei esse final de semana 800 km e a água está no nível e não esquentou mais. Obrigado e abraço a todos.
Infelizmente aconteceu comigo uma situação um tanto pitoresca. Eu tinha um caminhão Volks. Ferveu e empenou cabeçote. Gastei um monte em concessionárias e mecânicos.
Numa dessas entrei com o caminhão fervendo numa concessionária Caminhões Volks em Joinville.
Depois de muitas considerações e análises de “técnicos”, onde eu tinha um orçamento assustador, o lavador de caminhões, por incrível que pareça, o “faxineiro”, sem que ninguém visse, me chamou num canto. “Olha seu, não aceite pagar nada sem antes olhar a mangueira de retorno, deve estar entupida e o Sr. pode fazer o motor 10 vezes, que vai continuar fervendo. Arranque a mangueira fora e veja se não está entupida”.
Bingo! Arranquei a mangueira e estava cheia de sujeira. Limpei a mangueira e tudo voltou ao normal.
Resumindo: O faxineiro da concessionária salvou o motor do caminhão e eu não gastei nada.
Olha só. O mais inteligente ganhando muito pouco como faxineiro.
bom dia bom meu carro tem 50mil km, um celta 2012 ele tem dado umas “engasgadas” no ponto morto e nessas “engasgadas” ele acaba soltando agua no escapamento porem não tem agua no óleo e não baixa o radiador tinha abastecido em um posto que não é de costume e no outro dia isso começou porem esperei chegar na reserva e coloquei aditivada no posto da shell mesmo assim ele continua porem com menos frequência pode ser o álcool que coloquei no posto sem bandeira que estava com muita agua ?
Olá Junior. Grato pela participação. Sim, pode ser combustível ruim. O álcool causa uma vaporização na descarga e parte se transforma em água. Tive este problema também no meu carro. Se ele não ferveu, então não vejo preocupação maior. Lembrando que a gasolina aditivada é idêntica a comum na octanagem e no acréscimo de álcool. O “aditivada” significa que foram acrescentados aditivos que deveriam limpar o motor por dentro. A gasolina mais pura do mercado brasileiro são as chamadas “especiais”, como a Premium, por exemplo. Abraços.
Boi dia pessoal tenho um ford ka 2007 modelo barata tem três meses que comprei realmente rodo muito pouco ele baixa um copo de água por mês já tive carro que baixava um balde mês o óleo ta perfeito mais sai uma água enferrujada do escape sempre com um mal cheiro de gases não é de gasolina nem de óleo e quando passa alguns dias e eu piso forte no acelerador a água cospe a mais ou menos 8 metros ninguém conseguio descobrir esse fenômeno conheço carros que rodam menos que eu e nada disso acontece o que poderia ser essa loucura tuo com vontade de joga o carro no lixo
Olá Gerson. Se a a água baixa no reservatório, e a que sai na descarga não para de sair, então é a mesma água acumulando na descarga. Muitas vezes a água passa pela junta do cabeçote sem se misturar com o óleo ou combustível. É um possibilidade que já presenciei.A não ser que esteja entrando água na descarga sem você perceber, como chuva ou combustível batizado com água,
Boa noite meu uno 2007 esta andado numa rodovia e sentia um cheiro de agua evaporando e percebia pelas lanternas diantriras uma certa neblina. Quando estava perto de casa o poteiro subiu quase no vermelho ao desse do carro abri o capo e percebi que o radiador estava sem nehum pingo pagua. Logo de imediato coloquei agua no moto ainda quente fez muito barulho. Agora pecebo agua saindo pelo escapamento cor amarelada. To preocupado alguem tem uma dica si?????
Andei com meu carro por muitos quilômetros com radiador sem uma gota dgua quando cheguei em casa logo de imediato coloquei agua no motor ainda quente vez muito barulho agora pecebo uma agua com tom amarelado saindo pelo escapamento. Mas o óleo não tem sinal de agua. Alguem pode me ajuda???,
Olá Rafael. repare se a água do reservatório também está baixando. se estiver, então um mecânico vai ter que verificar a possibilidade de passagem de água pelo cabeçote. existem situações que a água passa e não se mistura com óleo e combustível. Mas para acontecer isso o carro deveria ferver antes de tudo. Também pode ser água acumulada na descarga de outra origem ou por um defeito momentâneo.
Olá Sr. Fernando Ivanenko, tenho um Palio 1.0, e já faz mais de 2 anos que venho utilizando
o aditivo no radiador. Apenas completo ou faço a total troca deste na troca de óleo ( de 5.000 a 7.500 Km ). Mas nesses últimos dias venho percebendo que o reservatório do radiador vem baixando muito o nível, se deixar ele chega a esgotar. Fiquei observando se houvera algum vazamento, deste modo não foi encontrado. Levei no mecânico, o próprio olhou a vareta de óleo e o escapamento, procurando vestígio de água e também não encontrou. Uma explicação dele seria alguma coisa com o cabeçote ou junta. Oque mais eu poderia fazer para achar esse defeito ? Aguardo resposta. Obrigado.
Olá Paulo. Outras situações seriam: vazamento na bomba somente com o veículo rodando (mas nesse caso haveriam marcas); e no caso do cabeçote, ou junta, algumas vezes a água passa por ela sem se encontrar com o óleo e o combustível, indo direto para a descarga. Nesse caso a descarga teria sinais evidentes de ferrugem e água saindo quando se acelera o motor.
Fernando, tudo bem? Lá vou eu perguntar para voce, de novo, sobre meu Corcel II 1980….rs. Como ainda não descobri o defeito elétrico dele, estou rodando muito pouco. No final de semana passado, resolvi tira-lo da garagem do prédio e coloca-lo na minha vaga externa, para ele tomar um pouco de sol. Reparei que sai bastante fumaça quando fui acelerar para sair da vaga (Lembrando que o óleo dele foi trocado em 01/17 e não rodou nem 100 km depois da troca). O deixei na vaga externa por um tempo, com o motor ligado e notei que saia um pouco de fumaça branca e água. Como o dia estava frio (temperatura em torno de 16°C), presumo que a fumaça branca seja por causa do frio. Mas mesmo depois de uns 10 minutos em marcha lenta, continuava saindo gotas de água, chegando a deixar a área abaixo bem úmida, e uma área relativamente grande. O que pode ser? Mais uma vez, obrigado!
Em tempo: esse carro teve furos no radiador. Rodei com ele assim, mas nunca ferveu, pois eu sempre colocava água no reservatório, até que consegui arrumar em 02/17. Depois desse conserto, essas gotas apareceram.
Olá Guilherme. Normalmente quando um carro “fuma” ou queima óleo, a fumaça é mais azulada e sai bem forte na descarga. Também tem um cheiro forte de óleo. Acompanhe o nível do óleo do motor para saber se baixa. Mas pode ser simplesmente vapor de água que existe no álcool combustível, mesmo que o carro seja gasolina. Ela vem com 27 por cento de álcool e produz o que você relata.
Fernando, sempre prestativo e ligeiro! Obrigado!! Pesquisando mais, também acho isso que voce diz. Vou zerar esse tanque e tentar colocar a Podium. Grande abraço!
ola amigos o meu e um gol bola 96 esta saindo fumaca e cospe agua q cai no chao meio preta e tem cheiro ruim desde ja agradeço se aguem puder me dar um diagnostico.
Olá wagner. Passe a observar se o nível de água abaixa e com que frequência e quantidade. Isso vai ajudar a saber se a água que sai na descarga vem do motor. Quanto a fumaça leia o link abaixo. Ele pode ajudar.
https://www.maosaoauto.com.br/2017/04/fumaca-branca-saindo-da-descarga-do-carro/
Ola !! meu caro ta saindo agua pela descagar e baixando agua, é palio weekend 1.6 16v ano 2000 o que devo fazer??
Olá Rubens. Primeiro tem que ter certeza se é água do motor ou vapor de água. Procure por outros possíveis vazamentos no motor, como mangueiras e radiador. Se tudo estiver ok, então procure um mecânico de confiança para comprovar se a junta de cabeçote queimou. Isso quase sempre acontece por que o motor ferveu por muito tempo ou várias vezes.
Bom dia… Tenho uma Doblo adventure 2008, que vem sumindo água do reservatório sempre que ando…já troquei válvula termostática, isolei o ar quente e apertei todas as braçadeiras possíveis! O último mecânico diagnosticou problema em 1 selo…troquei mas o mesmo continua vazando, vou levar ao profissional denovo para reparo! Minha dúvida é pode ser esse o problema? (Selo) pois vejo que a água baixa somente quando eu ando com o carro, com ele frio parece não ter alteração! Desde já agradeço!
Olá Keti. Pode ser selo sim.Mas tem que procurar por vazamentos ocultos, como na boma de água ou pequeno furo no radiador.
Bom dia Fernando, há 15 dias comprei um Ford ka 2009. Estou fazendo as manutenções e tentando corrigir falhas que estou encontrando: oscilação na lenta, fraqueza do motor, alto consumo e etc. Troquei velas, cabos de velas, líquido de arrefecimento e apertei os parafusos do cárter, pois está com vazamento. Coincidência ou não, 1 dia após apertar estes parafusos e trocar o líquido do radiador com o fluído, passei a observar água no escapamento e fumaça branca. O motor continua fraco e oscilando. Há 15 dias enchi o tanque com gasolina. Percebo que agora, com o tanque com menos de 1/4, as falhas estão aumentando. Desconfio do combustível. O que acha? Abraços.
Olá Wermerson. O primeiro vilão dessa história é o combustível. Pode estar adulterado. Espere chegar na reserva e troque de posto. Mas sempre coloque gasolina. A bomba de combustível também tem que ser medida. Pode estar com a pressão baixa ou em curto, o que explicaria a falha com menos de de 1/4 no tanque.
Ola meu carro não ligou a ventoinha ai ferveu então tava saco o reservatório d água completei mas agora sai uma fumacinha do escape já fiz o teste e junta provavelmente não e também sai água mas não tá com óleo no escape! O que vc acha ? Desde já agradeço!
Ola Wilson. Se estiver passando água pela junta então o nível dela vai baixar com mais frequência.
Também pode ser simplesmente água no combustível.
Oi boa tarde Fernando. Td bem?
Tenho um Gol 1.0 g5 e troquei a água do reservatório a 1 semana coloquei aditivos e a água já tá escura novamente o q pode ser?
Ola Angélica. Pode ser dentro do radiador que precisa de uma limpeza. Peça uma limpeza do sistema e observe. Se o carro ficar normal na temperatura está tudo bem.
ao passer por uma poca de agua existe o risco da agua entrar pelo escape e estragar omator?
Ola Simon. Somente se for muita água tipo enchente e com o motor ligado.
Olá Fernando boa tarde, tenho um ponto 2008 e recentemente percebi que ao ligar o ae condicionado começa a sair água pelo escapamento, quando desligo o ar a água para de sair. O que poderia ser ?
Olá Deyvid. Verifique se o nível de água no reservatório do radiador está baixando.
boa noite , tenho um corsa premio 1.4 ano 2009, acabei de fazer a retifica do motor, trocei os pistões , encamisei , bomba de óleo , só que ficou bom mas uma duas semanas depois começou a esquentar, verifiquei a ventoinha, estava disparando normal, e começou a baixar a agua do reservatório, levei ao mecânico verificamos tudo e não encontramos o motivo, mas hoje notei que estava saindo aguar pelo cano de escape.
que devo fazer agora
Olá José. Um mecânico experiente consegue descobrir onde essa água está indo. Tem que verificar bomba de água e a válvula termostática. Outra possibilidade seria outro problema no motor, na junta do cabeçote ou no próprio cabeçote.
Bom dia Fernando,
O carro (gol G6 2016 flex) do nada acendeu o sinal EPS e a luz da injeção eletrônica, quando acelero ele falha e percebi que está espirrando água acima do normal… será que pode ser etanol batizado com água, e eu abastecendo com combustível de posto com bandeira de confiança pode resolver esse problema ou terei que levar em alguma oficina mecânica.
Olá Denis. Combustível ruim pode fazer isso, principalmente se foi de posto desconhecido. O etanol deve ser evitado. Mas seria bom rastrear o carro para saber o motivo da luz acender. Isso fica registrado na memória da central.
Um mecânico aqui próximo sem passar o scanner disse que resolve trocando o filtro de combustível e as velas… Fiquei meio inseguro quanto a essa atitude.
Agradeço sua ajuda
Levarei o carro em uma autorizada da VW para fazerem a analise.