Todo cuidado é pouco! Seu carro ferveu e a falta de experiência pode assustar. Alguns chegam a pensar que um incêndio está acontecendo. Isso é compreensível, pois o “ferver” é realmente isto: seu carro ferveu a água que circula pelo motor, o que vai produzir muito vapor (que se parece com fumaça). Esse também é muito quente, e o cuidado deve ser redobrado.

Meu carro ferveu - O que fazer?

A ajuda nesses casos é simples: manutenção preventiva e atenção aos instrumentos do painel quando dirigimos. Ou seja, deve-se evitar que aconteça e não esperar acontecer, pois nesse caso o carro deverá ser rebocado para uma oficina. Se acontecer com você, pare o carro imediatamente, com segurança.

A maioria dos carros tem dois sistemas de alerta para avisar que o motor está quase fervendo. Um deles é o ponteiro de temperatura, com seus números e marcas verdes ou vermelhas. Se aproximar da marca vermelha significa que você deve parar o carro antes que ele ferva. O outro sistema é uma simples luz vermelha com um símbolo parecendo um termômetro. Essa acende quase sempre antes da água do radiador ferver.

Seu carro ferveu – O que fazer?

A manutenção preventiva é sempre verificar o nível de água do motor, completar se estiver baixo e descobrir por que está diminuindo. Também se acostume a perceber o barulho da ventoinha do radiador quando ela é acionada. Outros motivos para um motor ferver são extremo calor e engarrafamentos longos de trânsito. Nesses casos, desligue o motor pelo tempo necessário.

E lembre-se: jamais abra o reservatório de água do radiador com o motor quente. Isso pode provocar sérias queimaduras!

Aditivo de radiador – Como funciona?

O líquido de arrefecimento é constituído por água e aditivos. Esses aditivos servem para equilibrar o pH da água, evitando que ela fique alcalina ou ácida. O etilenoglicol é o principal componente do aditivo. Esse elemento altera os pontos de ebulição e congelamento da água, fazendo com que a mesma ferva acima de 100oC e congele somente abaixo de 0oC. Outra função do aditivo é a de manter lubrificado todo o sistema e evitar o acúmulo de sujeira no sistema. Mas este produto não impede que a água ferva ou congele.

Atenção:

Antes de fazer qualquer reparo em seu veículo, sempre observe o ambiente a sua volta, se é iluminado, se existe um bom fluxo de carros e pessoas. Se seu carro ferveu, e o local for ermo, saia do veículo e se afaste da área rapidamente, procurando ajuda especializada ou de pessoas conhecidas. Nossas dicas são indicadas principalmente para veículos com problemas em garagens ou estacionamentos seguros.

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook

 

Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.