Barulho na suspensão do Grand Siena

 Não é um problema de fábrica, mas um defeito instalado quando fazemos a manutenção da suspensão desse modelo da Fiat. O barulho na suspensão do Grand Siena surge como um “toc toc” sem solução, quebrando a cabeça de muitos mecânicos pelo Brasil. Mas foi o serviço feito que causou o problema.

Trocamos tudo da suspensão traseira, amortecedores, coxins, buchas e outros. Daí o barulho surge. De novo trocamos as peças por de outra marca, mas nada resolve. Alinhamento e balanceamento também são usados para tentar resolver o problema que continua. Outros mecânicos são consultados e o carro passa de oficina em oficina até o dono desistir e achar que é defeito de fábrica. Alguns até decidem vender o veículo.

Continua após a publicidade..

Afinal, qual é o defeito

Como dito acima é um defeito “instalado”, e não de fábrica. Então, uma das peças não está funcionando adequadamente. No caso do Grand Siena o problema está no batente, ou na marca dele.

A peça que engana a todos é a de cor branca da foto acima. É um batente que trabalha com a peça redonda maior. Por não ser sequer similar a original, ela é mais dura e causa o barulho na suspensão do Grand Siena.

Continua após a publicidade..

Já na imagem acima temos o batente correto de cor amarela ou bege. A sugestão da marca é original ou da Cofap. Se fizermos uma comparação com os dois tipos de peças, a segunda vai ser bem mais macia. Isso impede a quebra dela e o barulho desaparece.

Continua após a publicidade..

Perdeu-se o costume de comparar a qualidade entre as peças de carro. Muitas vezes somente a semelhança visual é pouco. Cabe ao profissional perceber, comparar as diferenças e semelhanças das peças compradas com as originais retiradas do veículo. Ou então comprar diretamente das autorizadas. Essa é uma dica comprovada na prática.

.