Barulho na suspensão do Siena

 Não é um problema de fábrica, mas um defeito instalado quando fazemos a manutenção da suspensão desse modelo da Fiat. O barulho na suspensão do Grand Siena surge como um “toc toc” sem solução, quebrando a cabeça de muitos mecânicos pelo Brasil. Mas foi o serviço feito que causou o problema.

Trocamos tudo da suspensão traseira, amortecedores, coxins, buchas e outros. Daí o barulho surge. De novo trocamos as peças por de outra marca, mas nada resolve. Alinhamento e balanceamento também são usados para tentar resolver o problema que continua. Outros mecânicos são consultados e o carro passa de oficina em oficina até o dono desistir e achar que é defeito de fábrica. Alguns até decidem vender o veículo.

Afinal, qual é o defeito

Como dito acima é um defeito “instalado”, e não de fábrica. Então, uma das peças não está funcionando adequadamente. No caso do Grand Siena o problema está no batente, ou na marca dele.

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A peça que engana a todos é a de cor branca da foto acima. É um batente que trabalha com a peça redonda maior. Por não ser sequer similar a original, ela é mais dura e causa o barulho na suspensão do Grand Siena.

Já na imagem acima temos o batente correto de cor amarela ou bege. A sugestão da marca é original ou da Cofap. Se fizermos uma comparação com os dois tipos de peças, a segunda vai ser bem mais macia. Isso impede a quebra dela e o barulho desaparece.

Perdeu-se o costume de comparar a qualidade entre as peças de carro. Muitas vezes somente a semelhança visual é pouco. Cabe ao profissional perceber, comparar as diferenças e semelhanças das peças compradas com as originais retiradas do veículo. Ou então comprar diretamente das autorizadas. Essa é uma dica comprovada na prática. Veja abaixo outros problemas que podem ocorrer na suspenção do Siena:

Por que a suspensão fica rangendo?

Neste caso podem ser várias causas. A suspenção do Grand Siena, assim como as de todos os carros, possui várias peças e todoas com chance de ranger. Tenho visto muito disto na minha oficina e de amigos. Podem ser:

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  • Buchas em geral. Elas são várias e se desgastam com o tempo e condições das nossas ruas e estradas.
  • Armotecedores. Também estragam com o tempo e deixam o carro sem estabilidade, duro ou mole ao balançar ele, e também podem ranger ao rodar com o carro.
  • Bielas e bieletas. Também usam buchas e rangem.

Como é o barulho de um amortecedor ruim?

O barulho quase sempre acontece com o carro rodando que é o momento em que o amortecedor é mais exigido. Ao passar em buracos e lombadas o barulho aumenta. São barulhos altos, bem óbvios, vindos da direção dos amortecedores. As causas podem ser: tempo de uso, quebra dela em buracos, defeito no coxim dele que é uma borracha que fica em cima e também por baixo. Ela pode ressecar e trincar perdendo sua utilidade.

O que é bom para lubrificar a supenção?

Muitos motoristas lubrificam a supenção lavando as partes dela. Usam detergente, porém neutro. Isto pode aumentar a durabilidade das peças. Pordutos abrasantes, como gasolina, diesel ou querosene. Estes podem estragrar as buchas e outros feitos de borracha. Mas o correto é fazer uma revisão periódica em toda a suspenção principalmente quando aparecer barulhos nela.

Pode passar WD na suspenção do carro?

Não recomendo. Este produto, que é um spray, é feito a base de derivados de petróleo, Também não é recomendado pelos fabricantes de peças de suspenção, nem pela montadora da suspenção do Siena. Ele pode ressecar as buchas e borrachas e simplesmente diminuir a vida útil da peça. O correto é manter as peças em dia, ou trocar elas periódicamente de acordo com a recomendação do seu mecânico.

Qual o defeito mais comum no sistema de suspensão do Siena?

Se não estiver fazendo barulho como indentificar um possível dfeito na suspenção do Siena? Geralmente eu confiro a altura dela. Se perder altura em relação aopneu existe um defito. Também ferrugem ou trincas podem ser indicativos de defeitos já existentes. Com o tempo piora e começa a fazer barulho.

Como saber se o problema é mola ou amortecedor?

Deve ser feito em oficina, pois será por inspeção visual. A mola pode ficar enferrujada, trincada ou até empenada. Já no caso do amortecedor, pode acontecer vazamento do óleo interno dele. A aparência e altura do carro em relação aos pneus também  são sinais de defeitos como dito mais acima. O guarda pó, que são sanfonas de borracha que impedem a entrada de poeira, pedras e outras coisas que podem  estar no asfalto.

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