Como usar o pisca-alerta? Pode ser em qualquer situação? Para que serve ?

Quem nunca achou que em uma situação de emergência ligar o pisca-alerta do carro parece que resolveu todos os problemas? Pode ser um pequeno acidente, uma pane súbita, e até uma manobra aparentemente mais difícil. Não resolve, mas ajuda em alguns casos. Mas a realidade é que também existem regras de uso do pisca-alerta. Inclusive está regulamentado pelo código de trânsito.

Continua após a publicidade..

Como funciona o pisca-alerta?

É um acessório muito simples de usar. Sua instalação e cor são bem obvias o que o deixa bem a mão do motorista. É sempre uma tecla de tamanho médio e bem visível. Sua cor é padrão, assim como seu símbolo. Temos um triângulo na forma ou desenhado na tecla, que sempre é de cor vermelha.

Continua após a publicidade..

Ele pode ficar o painel do carro, bem a vista do motorista. Mas é mais comum ficar atrás do volante onde dizem chamar mais a atenção na hora de usar o pisca-alerta. Basicamente funciona apertando a tecla tanto para ligar como para desligar. Mas um defeito nele pode afetar outros acessórios, como a seta, por exemplo. Quase sempre o concerto dele requer a troca, o que pode encarecer a peça de acordo com o modelo do carro. Alguns podem ser consertados.

Quando podemos usar?

Continua após a publicidade..

O pisca-alerta é um item obrigatório de fábrica. Todo carro tem que ter um a partir do ano que se tornou obrigatório a instalação dele. Mas também podemos instalar um em carro  mais antigo, aqueles que a ” lei não alcança”, por direito adquirido. O pisca-alerta foi inventado para situação de emergências e já existia antes de ser obrigatório. Mas não pode ser usado com o carro em movimento e sim em caso de paradas de emergências.

Por exemplo: em acostamentos de estradas é obrigatório ligar o pisca-alerta. É usado sempre em situações que obrigam o motorista a parar o carro, como quando o carro morrer em via pública ou apresentar defeito. São situações onde o pisca-alerta pode evitar acidentes. Mas usar o pisca-alerta em fila dupla, em comemorações junto do uso de buzina, é proibido, e pode gerar multas e perda de pontos na carteira.