Luz de ré – quantas são?
Pode ser uma, mas há de ser duas. Assim dita a lei ou a resolução CONTRAN Nº 667 DE 18/05/2017. Essa resolução estipula um prazo para novos modelos saírem de fábrica com duas lanternas de ré. Mas se você ficou preocupado porque encontrou somente uma luz de ré acesa no seu carro, não se impressione com isso. Muitos motoristas têm essa dúvida. Ou seja: é corriqueiro um carro com apenas uma lanterna de ré.
A lei de trânsito – que vai ser modificada pela tal resolução – diz que o carro deve ter “um farol de ré”, algo que as fábricas demoraram a perceber. Afinal, imaginem a economia de toda uma frota onde se retirou uma luz de ré! Aí se inclui: uma lâmpada a menos, uso menor de fiação no chicote, terminais, etc. Por isso vemos carros rodando com uma ou duas lanternas de luz de ré.
Posso retirar uma?
Sim, mas tem que trocar a lanterna também. Não pode haver “traços” da luz de ré, como o plástico incolor ou branco de algumas delas. Nesse caso ela teria que acender com a outra que sobrou, porque pode ser interpretado como uma lâmpada queimada. Simplesmente retirar a lâmpada, ou cortar o fio dela, pode trazer inconvenientes.
Terei que mudar meu carro com a nova resolução?
Teoricamente, não. A lei no Brasil não retroage. É a mesma situação de quando a luz de ré passou a ser obrigatória. Ou seja: os carros de então não possuíam luz de ré e também não foram obrigados a instalar. Mas poderiam, se desejassem esse acessório que é de fato muito útil. Nesse caso a luz também tinha que acender como os carros saídos de fábrica ou estariam sujeitos a multa.
Como saber se o meu carro tem mesmo somente uma luz de ré?
Podemos consultar o manual. Mas basta comparar a lanterna que acende com a que parece queimada. Como dito acima as cores são diferentes (veja a imagem acima). Mas mesmo assim pode haver uma lâmpada no local. É assim porque algumas fábricas instalaram um luz de neblina traseira. Apenas uma também, mas que não é , ainda, obrigatória.
Que tal aprender a dar a manutenção básica no seu carro? Ou até aprender uma nova profissão, a de eletricista de automóveis? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Maik Elétrica Automotiva, e agora oferece um curso 100% online, com alta nota de avalição de quem já fez e com custo de apenas dois reais por dia! Tudo isso na maior plataforma de vídeo aulas do Brasil! Quer ser um motorista melhor e mudar sua vida? Saiba mais: clique aqui e siga o passo a passo.
Eu tenho um focus 2010 que comprei zero km. Mas nunca mais compro carro com só uma luz de ré, alem de ser muito feio só com uma luz de ré e faz muita falta o outro lada sem luz.
Eu deixei de comprar o renault captur por ele ter somente uma luz de ré!
Tenho um chevrolet Tracker 2017 que também só possui uma luz de ré. No ato da compra não percebi (estupidez!); apenas alguns meses depois. Na concessionária disseram que era assim mesmo e que não tem como instalar a outra.
Ola valmyr. Sim, é original e permitido por lei. Mas tem sim como instalar do outro lado desde que a lanterna seja translúcida na ré. Quase sempre o lado que não acende é vermelho e de luz de neblina traseira.
Comprei um c3 2013 também só tem uma luz de ré..
Não gostei se na revenda tivessem avisado não compraria.
Olá Nara. Sim, é a tendência das montadoras simplesmente porque a lei fala em farol de ré, ao contrário de ” luzes de freio” ou um número determinado de lâmpadas. Mas tem como instalar do lado que falta.