O conjunto de velas de um motor é o último responsável pela queima de combustível do motor do seu carro. É essa queima que produz uma pequena explosão em série e que faz o motor girar o tempo todo. Por isso um motor de carro também é chamado de motor de explosão ou de combustão interna. Assim, como saber se a vela do motor está ruim é de suma importância. Isso pode influenciar no gasto de combustível, poluição e comprometer outras peças do motor.

Mas as velas trabalham escondidas, longe das vistas do motorista. Além disso, retirar uma vela não é fácil para leigos, embora não seja impossível. Por isso, antes de retirar as velas para uma inspeção, ter atenção a alguns sinais pode ajudar. Listamos abaixo alguns dos sintomas de vela em mau estado.

Continua após a publicidade..

 

Continua após a publicidade..

Como saber se a vela do motor está ruim

  • O motor fica fraco de repente. Qualquer subida fica difícil e o carro sempre pede marcha mais forte.
  • O motor falha, como se fosse um “sopro”. Isso no caso de uma vela ruim. Mais de uma o motor apaga e tem muita dificuldade de pegar novamente.
  • O carro falha – como explicado no primeiro item – o motor apaga e simplesmente não pega mais.
  • O consumo aumenta muito. Mas nesse caso o motor pode não falhar, parecendo normal.
  • Em alguns modelos a luz de injeção pode acender. Nesse caso fica registrado o defeito na memória da central e o carro tem que ser escaneado.
  • Aparência. Se retirada a vela devemos comparar com uma nova, conforme a imagem abaixo.

Como saber se a vela do motor está ruim

Continua após a publicidade..

Se for esse for o seu caso, lembre-se que não se troca mais apenas uma vela e sim o jogo completo. Obviamente que as outras velas também estarão gastas e igualmente devem ser trocadas. Uma dica é também trocar os cabos de velas que devem ser da mesma “idade” das velas ou até mais antigos.