O conjunto de velas de um motor é o último responsável pela queima de combustível do motor do seu carro. É essa queima que produz uma pequena explosão em série e que faz o motor girar o tempo todo. Por isso um motor de carro também é chamado de motor de explosão ou de combustão interna. Assim, como saber se a vela do motor está ruim é de suma importância. Isso pode influenciar no gasto de combustível, poluição e comprometer outras peças do motor.

Mas as velas trabalham escondidas, longe das vistas do motorista. Além disso, retirar uma vela não é fácil para leigos, embora não seja impossível. Por isso, antes de retirar as velas para uma inspeção, ter atenção a alguns sinais pode ajudar. Listamos abaixo alguns dos sintomas de vela em mau estado.

 

Como saber se a vela do motor está ruim

  • O motor fica fraco de repente. Qualquer subida fica difícil e o carro sempre pede marcha mais forte.
  • O motor falha, como se fosse um “sopro”. Isso no caso de uma vela ruim. Mais de uma o motor apaga e tem muita dificuldade de pegar novamente.
  • O carro falha – como explicado no primeiro item – o motor apaga e simplesmente não pega mais.
  • O consumo aumenta muito. Mas nesse caso o motor pode não falhar, parecendo normal.
  • Em alguns modelos a luz de injeção pode acender. Nesse caso fica registrado o defeito na memória da central e o carro tem que ser escaneado.
  • Aparência. Se retirada a vela devemos comparar com uma nova, conforme a imagem abaixo.

Como saber se a vela do motor está ruim

Se for esse for o seu caso, lembre-se que não se troca mais apenas uma vela e sim o jogo completo. Obviamente que as outras velas também estarão gastas e igualmente devem ser trocadas. Uma dica é também trocar os cabos de velas que devem ser da mesma “idade” das velas ou até mais antigos.

Você precisa de um seguro de automóvel que seja bom, eficiente, mas que não custe os olhos da cara? O Mãos ao Auto tem uma parceria com a Espínola Corretora de Seguros, que tem anos de experiência e trabalha com os principais seguros do mercado - e garante preços muito bons. Para fazer um orçamento, basta clicar aqui e preencher esse formulário. Nós encaminharemos seu pedido para a corretora, que entrará em contato trazendo a melhor oportunidade para você.