Muitas vezes um motorista desconhece a presença do farol de milha no seu carro. As vezes até sabe da sua existência, mas não sabe ligar. É assim porque sempre existem dúvidas sobre esse acessório como: quando devemos usar o farol de milha? Farol de milha e de neblina são a mesma coisa?

O farol de milha também é conhecido como farol auxiliar, assim como o de neblina. Sua função é literalmente auxiliar o motorista em determinadas situações de direção noturna, como neblina na pista ou local ou noite muito escura. São acessórios opcionais de fábrica, mas quase sempre são instalados como cortesia ou por fazer parte da linha de montagem.

Evidentemente que são regulamentados por lei, que exige especificações baseadas em pesquisas. Quando saem de fábrica são permitidos por lei. O problema pode ser com aqueles que são instalados fora da fábrica ou de uma autorizada. Eles podem tirar a originalidade elétrica do carro, o que é bem questionável. Uma dica é saber se o carro tem os opcionais, mas não foram instalados na fábrica. Nesse caso basta instalar seguindo os padrões da montadora, que não são difíceis.

Como funcionam?

O farol de milha teoricamente deveria iluminar uma milha a frente do carro (cerca de 1,6 km). É um farol para alcançar uma distância maior que o farol baixo, principalmente em noites bem escuras. São dois e quase sempre ficam no para-choque dianteiro em posição pré-determinada. Costumam usar lâmpadas de 55 watts ou de Xenon, no caso de carros mais modernos. Esse tipo de farol (xenon) tem uma regulamentação muito exigente.

 

Farol de milha - Como funciona?

O farol de neblina pode ser mais amarelado

Já o farol de neblina é para situações de nebulosidade na pista. Deve ficar em posição mais baixa que o farol de milha com o foco virado mais para o solo. Funciona como um leque de luz ajudando na condução de todos no local (imagem acima). Também é usado em dia de chuva intensa.

Ambos são acionados por interruptores no painel ou no próprio comando do farol. Mas usam símbolos bem fáceis de identificar qual é qual. O farol de milha deve acender com o farol alto e quase sempre também usa a corrente da luz de posição. Não deve ser usado em separado, pois pode atrapalhar o motorista que está vindo em sentido contrário. Os principais defeitos são: lâmpada queimada, fiação, fusível queimado, ou relé auxiliar com defeito.