Um carro quebrado na estrada quase sempre é por problemas mecânicos ou elétricos. Em 2018 foram mais de 420 mil panes em estradas brasileiras, principalmente no período de férias. E uma pane mecânica, além de ser bem desagradável, também pode causar acidentes com vitimas. É o que tem acontecido.

Carro quebrado – Por que  evitar?

Mas, evitar uma pane súbita, quase sempre inesperada, pode der evitada com ações simples: manutenções. E se seu receio é o custo, isso pode ser surpreendente. Evitar revisões por causa de dinheiro pode ser um tiro no próprio pé. Um carro quebrado pode ficar bem mais caro que uma revisão de viagem, por exemplo, ou mesmo uma manutenção rotineira. Veja abaixo.

  • Uma manutenção ou revisão de férias pode custar perto dos 300 reais ou menos, dependendo do modelo. E quanto mais manutenções, menor o custo com o carro.
  • Já um carro quebrado envolve outras peças e o custo pode triplicar ou até ser cinco vezes mais caro do que uma manutenção preventiva. Parar na estrada pode significar gastos extras com reboque, condução para os passageiros, e até hospedagem de emergência.
  • Fim da férias. Sua viagem pode acabar antes de chegar ao local. Um carro quebrado pode literalmente acabar com as férias da família, o que seria uma grande decepção.
  • Segurança. esse é o fator mais importante. Uma pane súbita pode envolver outros carros e até caminhões. Muitos acidentes tem acontecido porque um veículo a frente perdeu velocidade repentinamente, e o que vinha atrás não conseguiu parar.
carro quebrado

Carros quebram desde a “antiguidade”

Como evitar que seu carro quebre em uma viagem?

  • Faça as revisões recomendadas pela fábrica ou por um mecânico experiente.
  • Não escolha uma oficina pelo preço menor, mas pela boa fama. Pesquise. Não deve existir “promoção” em uma mecânica e sim bons serviços.
  • Aprenda a verificar pequenas manutenções. Isso pode ajudar a reparar outros defeitos. Você pode verificar o nível de óleo, de água no radiador, estado dos pneus e este, entre outros (VEJA AQUI).
  • Lâmpadas de todo sistema de iluminação devem ser checadas quando pensamos em segurança. Essa é uma dica extra e você mesmo pode checar.

O site Mãos ao Auto está cheio de dicas sobre manutenções de carro. A parte elétrica /eletrônica também precisa de revisões, o que é um sinal da modernidade. Já pensou ficar na estrada porque a bateria arriou? Um simples teste acusa defeito ou não na bateria. Procure a “lupinha” do site e encontre muitas dicas importantes sobre baterias e outros.