Esta dica é apenas para carros com velas voltadas para frente, ou para o radiador.

Para que servem as velas do motor? Para explodir o combustível dentro dele através de uma faísca que ela produz. Então, somente os carros movidos a combustíveis “explosivos” estão equipados com velas automotivas. Por exemplo, todos os carros flex, movidos a gá natural, ou apenas por gasolina ou álcool. Os que não possuem velas são os movidos a diesel, e evidentemente, os veículos elétricos. Estas velas acima fazem parte do conjunto de alta tensão do motor do seu carro. Isso significa que dão choques, mas somente com o motor ligado ou, ocasionalmente, apenas com a chave ligada. O primeiro passo é trabalhar com tudo desligado e o motor frio.

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Por que? Com o motor quente os metais se dilatam e vai dificultar retirar a vela do bloco do motor. Então, como trocar as velas do seu carro? De quais ferramentas você vai precisar? Veja a lista abaixo.

Trabalhe com segurança. Desligue o motor e a chave do carro.

Trabalhe com segurança. Desligue o motor e a chave do carro.

Ferramentas necessárias:

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Chave de vela (normalmente seu carro vem com uma junto ao estepe).

Um jogo novo de velas (confira comparando com a que você retirar do motor).

Um pouco de paciência, e também pouco olhares em volta.

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Com o motor frio, de preferência pela manhã, solte o cabo de vela do primeiro cilindro (da esquerda para direita). Se houver capa protegendo o motor tente retirá-la com cuidado, procurando por parafusos ou encaixes

Use a chave de vela para desenroscar a vela no sentido anti-horário (para sua esquerda) a retirando totalmente do motor. Compare a vela antiga com a nova para confirmar ser a mesma peça. Coloque a vela nova e enrosque (para a sua direita) com a chave. Aperte até sentir a chave começar a pesar. Cuidado para não danificar a cerâmica da vela (parte branca) mantendo a chave sempre reta e bem encaixada na vela.

Veja acima um tipo de chave de vela e perceba a lógica do uso nos encaixes.

Veja acima um tipo de chave de vela e perceba a lógica do uso nos encaixes. (macho a vela, e fêmea a chave)

Em seguida ligue o cabo que você desencaixou no início. Repita a operação vela por vela. Por que? Para que você não se confunda depois com qual cabo vai em qual vela. Nesse caso, se você trocar os cabos, o carro não vai funcionar, e alguns “tiros”serão ouvidos vindos do escapamento.Também tenha cuidado para que nenhum objeto estranho caia dentro do motor pelo lugar da vela. Como último serviço, veja se algum cabo de vela ficou mal encaixado. Então, ligue o carro e repare se o motor está “ronronando”, ou seja, se não está falhando. Se você trocou as velas porque o motor estava falhando, e o defeito persistir, então será necessária uma visita ao seu mecânico de confiança.